sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fechamento: Outubro 2014.



Fala pessoas, tudo bem?

Terminamos um mês extremamente triste. Como vimos, Dilma foi reeleita, e isso configura a continuação da prioridade às políticas assistencialistas sem porta de saída, e a política econômica pífia do PT. Antes que os esquerdosos queiram me matar, não sou contra nenhum tipo de política social, mas sou contra essa administração da pobreza que o PT faz, que como dizia Maquiavel, é apenas dar de pouco em pouco o que o povo precisa para mantê-los para sempre necessitados do governo. Não, ele não se interessa pelo fim da fome ou da pobreza, o PT sustenta algumas classes para que essas classes os sustentem no poder, porque outras não sustentariam.

Pra você que não acredita no que digo, sugiro que para abrir a cabeça dê um tempo ao Marx ou ao seu professor de história e leia um pouquinho de Misses, nem que seja para confrontar ideias. Mas te garanto que vai deixar de lado o pensamento de Hobbin Hood barato. Pelo menos elegemos um excelente congresso, que vai podar as ideias torpes da Dilma. Já fizeram bem vetando o decreto que daria voz aos movimentos sociais parasitas e corruptos. E o PT ainda traveste a medida com o nome de “voz ao povo” como se o MST ou a UNE realmente representassem o povo.

Fora o desabafo das eleições outra coisa que queria compartilhar é sobre o ódio que o brasileiro tem do rico, como se esse fosse o culpado das mazelas sociais. Portanto, segue um texto interessante que achei na internet:

PODE O RICO SER BONDOSO E O POBRE PERVERSO?

O título deste artigo é abertamente uma pergunta vazia. Do ponto-de-vista lógico é óbvio que há ricos com várias qualidades e pobres sem qualidade alguma. Isso é uma verdade auto-evidente.
Mas sendo uma constatação óbvia, qual o sentido de trazer o tema para estes escritos? Respondo: porque apesar de auto-evidente no plano lógico, tal verdade não compõe a nossa disposição psicológica. Psicologicamente, é como se não houvesse ricos bondosos ou pobres maldosos. Porque é assim no Brasil? A pergunta se desdobra: quando, como e por que no Brasil uma verdade psicológica se descolou da verdade lógica? E, por fim, que conseqüências essa torção tem para a formação da “consciência nacional”?

A TORÇÃO

É claro, límpido e facilmente comprovável que, na dimensão psicológica, em nosso país, não pode haver ricos virtuosos, ou sua contra-parte, pobres torpes. Basta observar os noticiários, programas de rádio e tv etc, além da rede de informações provenientes das escolas e academias.
O linguajar popular é repleto de exemplos reforçadores dessa dicotomia. Expressões como “sou pobre, mas sou limpinho”, “morreu pobre, porém honesto”, “era uma pessoa extremamente pobre e boa”, “era rico, explorador e malvado”, “a riqueza é fruto da ganância” etc, etc. Se o rico comete um crime bárbaro é porque tem um caráter perverso (o que está certo); se o pobre mata ou estupra é por “motivações sociais” (o que está errado).
O cinema, tv e teatro são outro campo em que a dicotomia pode ser sobejamente observada. Na dramaturgia tupiniquim, invariavelmente, o vilão é um rico inescrupuloso, um empresário mau-caráter, um fazendeiro bruto e ignóbil. Sem contar aí as vilãs, sempre fúteis ou maldosas. Ser rico vem sempre acompanhado de uma suspeição de base: “a riqueza foi amealhada por expropriação ou exploração de algum pobrezinho”.
Já o pobre é apresentado como possuidor de bom coração, generoso, caráter íntegro, divertido, etc, cujo azar na vida se constituiu em ser explorado por algum ricaço de plantão. Vejamos um exemplo. Talvez a novela mais marcante da televisão brasileira tenha sido “Roque Santeiro”. Pois bem, nela, o vilão é o ricaço truculento “Sinhozinho Malta”, cargo dividido com a vingativa “viúva Porcina”. E os heróis? Aha, esses eram “gente do povo”, exploradas numa trama surrealista. Isso não é uma exceção, esse modelo é um padrão. Basta observar criteriosamente nossas produções ditas “culturais”.
Outra observação: já viu algum filme brasileiro exaltar as virtudes de coragem e defesa da Lei dos policiais? Eu nunca vi. Aqui (na nossa dramaturgia), policial é sempre corrupto e bandido. Alguns ativistas chegam a sugerir que o mundo seria muito melhor, quase um Éden, se não existisse a polícia. (não se dão conta de que nesse “outro mundo possível” prevaleceria a ordem do mais forte e violento, como já ocorre nos guetos do tráfico, onde prevalece a vontade do chefe, execuções sumárias e crueldades impensáveis como o tal “microondas”). E por que é assim? Simplesmente porque a polícia é tida como instrumento de dominação dos ricos.
Das escolas e academias partem as informações mais bem acabadas e estruturadas. “O problema do Brasil é a concentração de renda (leia-se, os ricos)”, “o Brasil é um país dominado pelos ricos, esses seres abjetos”. “O Brasil precisa acabar com a exclusão” (obviamente os ricos é que desejam a exclusão e a perpetuam). Dá vergonha ser rico no Brasil! Como são os responsáveis pela miséria que viceja Nestas Terras, devem ser imolados em praça pública.
Ao contrário de outras tradições, como a americana e a européia, em que a riqueza é vista como sinal de competência e dedicação, qualidades fundamentais para o desenvolvimento da nação e da própria família, em nosso país, a riqueza é vista como responsável por todos os nossos males. Há mesmo pessoas, ditas intelectuais, muito influentes, que acreditam piamente que seríamos muito mais felizes retornando a um estágio pré-civilizatório, qual índios na relva, na campina e na mata. Nesse mundo edênico não haveria espaço para o demônio da riqueza!

AS CAUSAS DA TORÇÃO

Muito se poderia dizer a respeito de como essa tradição anti-rico floresceu entre nós, mas vou me concentrar nas motivações mais recentes e virulentas.
Embora essa tradição já venha de longa data, como reação ao poderoso colonizador lusitano, é certo que foi imensamente ampliada e potencializada pelos ativistas socialistas-marxistas, a partir de meados do século passado. A utilização de toda a classe intelectual no esforço revolucionário foi prevista e estimulada pelo ideólogo comunista italiano Antonio Gramsci.
Essencialmente, o teórico marxista apontava a precedência da vitória cultural sobre a transformação econômica socialista. Segundo ele, de nada adiantaria a mudança do controle econômico para a classe proletária se sua mentalidade continuasse a operar nos moldes capitalistas. Antes da mudança econômica, deveria ocorrer a transformação psicológica. A mentalidade das pessoas deveria ser dirigida, controlada, sem que se dessem conta, até que, amistosamente, pudessem se entregar ao ideário comunista. Daí a suprema importância dos intelectuais (jornalistas, escritores, professores, pedagogos, psicólogos etc), pois eles ditam a pauta e o tom dos meios de comunicação, além de condicionar, pelo discurso repetitivo, a formação dos jovens nas escolas e universidades. Curiosamente, esse condicionamento psicológico pavloviano é chamado de “conscientização”, sendo obviamente o contrário!
A partir das idéias de Gramsci, se pode entender o enorme e bem sucedido esforço da intelectualidade brasileira contra aqueles a quem chamam poderosos: os ricos! Não há produção intelectual, artística, jornalística que não venha impregnada, em menor ou maior grau, do binômio “pobre-bom; rico-mau”. Dessa forma, sem que se apercebam, as pessoas vão introjetando um conjunto de informações, visões de mundo, que as preparam para, a partir daí, aceitarem, como certas, quiméricas manipulações psicológicas, como o tema presente de julgar o caráter da pessoa pelo binômio riqueza-pobreza. Uma pessoa com a mente moldada dessa forma se tornará presa da sanha revolucionária e opositora do mundo democrático-liberal .

AS CONSEQUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA MENTALIADE BRASILEIRA

As conseqüências para a formação da mentalidade brasileira são deploráveis. Não ver o enriquecimento como virtuoso gera na pessoa uma corrente psicológica oposta que irá desviá-la do sentido do crescimento pessoal. A riqueza passa a ser percebida como uma fortuidade, para a qual em nada a conduta pessoal contribui, mas a sorte, o destino etc. Esse ponto é fundamental: a riqueza deve ser completamente desvinculada do esforço e atuação pessoais para poder ser repudiada como instrumento do crescimento pessoal.
Para a Nação brasileira sobra o caminho errático na solução dos problemas. Não se concebe superar o estágio atual de pobreza pelo estímulo ao trabalho, aos estudos, respeito às leis e empenho pessoal de cada um dos brasileiros, mas pela legitimação da inveja, do distributivismo e do vitimismo. É puro Brasil!
E as palavras precisam ser ditas: pobreza não é virtude. É somente um sinal de subdesenvolvimento pessoal e familiar que precisa de todo o empenho da geração mais jovem para sua superação. Penso que a melhor homenagem que o filho presta à educação que recebeu dos pais é enriquecer honestamente.
Ser rico não pode ser carta branca para desrespeitar as leis. Ser pobre não pode ser fonte de privilégios e de vitimismo! FONTE: Homemculto.com



Um país que sempre admirei desde que comecei a estudar foi o Japão. Arrasado completamente na Segunda Guerra se reergueu fortemente mesmo sem recursos naturais, e se tornou uma das 5 maiores potências do mundo. E uma peculiaridade da cultura Japonesa é a de aprender sem nenhuma vergonha com quem sabe fazer. Importavam conhecimento e tecnologia na cara dura, aos montes, estudavam, produziam e muitas vezes superavam. Eu nunca tive vergonha de adotar isso pra minha vida, se alguém é melhor que eu em algo, que me ensine! Eu abaixo a orelha, aguento humilhação se precisar, mas quero o conhecimento. Depois, talvez até tenha capacidade de superar.

O Brasileiro tem mania de achar que o rico é culpado das mazelas, e quer se distanciar dele, ao invés de entender que ele se tornando rico poderia ajudar a diminui-las. Seu poder de atuação seria muito superior à ficar reclamando e culpando. Quando eu decidi estudar pra ficar rico eu li Pai Rico Pai Pobre, que foi a obra que mudou minha vida, mas ela foi inspirada em outra, que quero compartilhar com você:

Fica aí o link pra download do Homem Mais Rico da Babilônia, um livro que com certeza vai tirar sua cabeça e alma da miséria. Depois é só estudar sobre investimentos. DOWNLOAD



Aproveite as oportunidades geradas pela volta da Presidente e cresça na vida, porque enquanto uns choram, outros vendem lenço.

CARTEIRA: CMIG, CIEL, DAYC, GRND, PSSA, BBAS, CCRO, BRML, TAEE

RENTABILIDADE: +2,65

DIVIDENDOS: 0,94

Ressalto mais uma vez a boa rentabilidade de dividendos. Ultrapassei os 6% líquidos esse ano e em novembro e dezembro são os meses que mais recebo, então estou muito feliz e satisfeito, já que são meu projeto principal. Farei um post especificamente sobre isso. Não teve aporte esse mês porque gastei tudo arrumando o carro, mas mês que vem vai ter.

Abraços.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Como fazer: Melhor Pretinho de Pneu.


Fala galera, tudo bem? Bom, meu carro finalmente ficou pronto depois do acidente. Muita canseira com a Mapfre seguradora (inclusive não recomendo de maneira nenhuma) , e depois alguns problemas com a oficina, mas agora ele tá lá lindão na garagem. Passei o fim de semana dando um trato nele. Repintei as rodas, lavei os estofamentos, silicone gel em todos os plásticos e borrachas e cera boa na lata. Isso me lembrou de fazer mais posts sobre carro, futuramente vou falar detalhado sobre ceras e produtos para painel, mas vamos começar do básico: pretinho no pneu.

Com certeza o pneu bem cuidado dá uma aparência bem melhor ao carro, como vemos na foto que abre o post. Porém esses pretinhos de supermercado não tem boa qualidade e em geral são muito caros. Eu já testei vários, e com certeza o melhor custo benefício é fazer o seu próprio. Para isso, basta escolher como você prefere o pneu, apenas preto ou com brilho.

Com Brilho: A maioria destes pretinhos de supermercado é álcool e glicerina. Basta olhar a composição e você vai ver que paga uma fortuna por um composto extremamente simples. E a maioria deles brilha bastante. Portanto, o primeiro modo de fazer seu pretinho caseiro é comprar álcool (de cozinha mesmo) e glicerina em qualquer farmácia. Misture de 200 a 500 ml de glicerina em 1L de álcool e pronto, terá mais de 1 litro de pretinho por menos de 10 reais. Quanto mais glicerina mais vai brilhar. A desvantagem dessa fórmula é que sai facilmente na água, pelo fato dos compostos serem hidrofílicos. Outra maneira mais resistente é misturar álcool e xarope de groselha, também encontrados em qualquer supermercado. Brilha bastante e é resistente, esse é o meu preferido. O resultado deles é mostrado na foto abaixo:
Pretinho de Glicerina + Álcool

Sem Brilho: Há pessoas que gostam do pneu sem brilho, bem preto, apenas com aparência de novo. Para obter este efeito o melhor custo benefício é Cera Incolor + Xadrez Preto. Os dois são encontrados em qualquer supermercado, basta misturar, agitar e aplicar nos pneus. Apenas fique atento porque se cair na roda e secar pode manchar, então retire rapidamente o que escorrer. O resultado é bem parecido com o da foto que abre o tópico. A dica é aplicar com um pincel, é bem mais fácil.

Eu já testei também produtos de primeira linha, como Meguiars Endurance, realmente fica preto e resiste bem à água, mas não me agradou por não achar um bom custo benefício (é exageradamente caro) e por não dar brilho. Os melhores resultados e com os melhores preços obtive com as receitas acima. Então, nada de comprar pretinho mais, agora, com menos de 10 reais você faz litros de tinta para pneu de qualidade superior às do supermercado. 

Grande abraço. 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Juntar dinheiro Todos os Dias e realizar seus desejos.



Fala pessoas, tudo bem? Estou revivendo hoje um hábito que tinha quando criança, e que ao refletir sobre vi que poderia ser extremamente benéfico e útil pra minha vida: Poupar Diariamente. Quem acompanha o blog sabe que eu busco investir (em ações) o máximo que posso do meu salário, muitas vezes chegando perto do valor integral. Além disso eu possuo uma conta "colchão de segurança" que serve para cobrir emergências sem ter mexer nos investimentos. Minha conta colchão também é usada para oportunidades, quando encontro algo que estou precisando e esteja extremamente barato, por exemplo. Mas toda vez que faço isso dói meu coração, mesmo sabendo que estou fazendo um bom negócio.

Quando era adolescente sonhava em ter minha guitarra. Mas a situação dos meu pais era meio apertada, e eu sabia que não conseguiria só pedindo. Então, montei um cofre e depositava lá uma moedinha todos os dias, seja algo que ganhava ou que sobrava do lanche da escola. O cofre era decorado com fotos e frases, pra me incentivar. Hoje, sabendo do poder e da importância dos pequenos ganhos ( tem até um post sobre isso AQUI) resolvi retomar essa tática pra objetivos maiores. O valor dedicado a investimentos não será alterado (nunca na vida, só vai crescer!), mas minha meta é juntar qualquer coisa, todos os dias. Seja pra fazer uma viagem, trocar o carro, comprar uma coisa supérflua, mas todos os dias terei que colocar alguma coisa no cofrinho.

Eu já tinha o hábito de juntar moedinhas, e comprei coisas relativamente grandes com elas, mas agora quero intensificar. Separei um pote de sorvete e hoje já coloquei 5 reais. Colocarei lá aqueles trocos que gastamos em porcarias, dinheiro que encontrar no bolso, moedas e tudo do tipo, mas a meta será juntar pelo menos 1 real todos os dias, sem falha. Muitas vezes não percebemos o alto valor que é gasto com porcarias. Um sanduíche que você paga $ 15,00 na rua, com essa grana muito provavelmente faria 5 deles em casa. Uma bebida que compra sem necessidade, ou qualquer gasto desnecessário. Não, não estou falando pra cortar tudo, mas tentarei me regrar e economizar mais ainda, para como disse, poupar uma merreca todos os dias, religiosamente. Estou estudando dicas novas, algumas já estão aí abaixo, e vou colocar em prática. 

A ideia é progredir sem tocar nos investimentos. Viajar ou trocar de carro sem peso na consciência. E sim, é efetivo e possível. Numa rápida busca na internet se encontra vários pacotes de viagem por menos de 1000 reais, por exemplo. Se você trocar de carro de 3 a 5 anos com certeza essa graninha também te dará um belo empurrão na troca, ou até mesmo para equipar  (com um SQ e um joguinho de rodas, rsrs) seu carro. 

Então, está de pé a nova meta, juntar um troco todos os dias. Vou postando a evolução do cofrinho e o que farei com o dinheiro.

Dicas Para Economizar os Trocados:

- Compre Usado.
-Pegue Emprestado.
-Faça Você Mesmo.
-Use Internet Bank.
-Troque seu carro por um mais simples, se possível. (Isso economiza absurdo!)
-Reduza refeições na rua.
-Troque produtos por marcas substitutas, quando possível.
-Compre coisas pela internet, ou pelo menos pesquise preços antes de comprar.
-Estabeleça um teto para suas despesas. (Também me ajuda demais.)
-Se você gosta de sair, faça esquenta. Beber em casa custa 10% do valor de beber na rua. 
-Compre nos mercados próximos de casa, quando possível.
-Simplifique tudo que for possível.

Abraços!

PS: Se você quer aprender a investir de verdade e conquistar sua independência financeira, ganhar mais sem depender de patrão ou se aposentar mais cedo, veja as leituras recomendadas do blog. Esses livros e o que aprendi neles mudou minha vida.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Resultados: Setembro 2014.

Tô tentando mano, tô tentando!!


AE CARAIO!

Fala galera, tudo bem? Mais uma vez me ausentei esse fim de mês por um motivo infernal. Porém, estou de vida nova e agradeço a Deus!
Eu estava viajando a uma semana atrás para a casa dos meus pais, quando em uma das curvas (faixa contínua) da BR uma senhora de uns 60 anos estava tentando ultrapassar um caminhão, sem visibilidade nenhuma e com o carro lotado. Ao me ver vindo na outra pista se desesperou, tentou voltar para a sua faixa, bateu no caminhão, rodou e veio rodando na minha direção. Juro por tudo que achei que fosse morrer, vi o carro dela vindo de frente e a única coisa que consegui pensar é que iria morrer e o que aconteceria com minha mãe. Mas graças a Deus eu consegui desviar o suficiente pra não ser acertado totalmente de frente, ela bateu na quina e na lateral do meu carro e eu fui jogado pra fora da pista. Mais uma vez por milagre, não havia barranco ou árvores, eu apenas entrei em uma lavoura de soja. Um motociclista que vinha atrás de mim disse que achou que eu fosse capotar, que meu carro chegou a tirar as rodas do chão, mas não capotei e na verdade a adrenalina tava tanta que eu nem senti nada, nem o impacto da batida.

Desci do carro feliz demais por estar vivo e nem consegui brigar com a senhora, mas o caminhoneiro queria matá-la. Felizmente, ninguém se machucou, mas eu estou tendo uma puta canseira pro seguro dela pagar meu carro, três dias de vistoria, dois dias de laudo, três dias disso, dois daquilo... Fica aí um alô para ficarem espertos com a Mapfre seguros, que está me enrolando a mais de uma semana. Vou ter que ir de bike pro serviço, mas fora isso nenhum problema a mais.

Fora o caso da batida tudo está bem. Recebi uma bom valor de dividendos esse mês, mas sangrei igual a um porco no montante das ações. O pré-fato do PT ganhar de novo as eleições perturba demais o mercado, e muito a mim também. No meu facebook vejo demais muita gente defendendo o PT com umas ideias que chegam a me dar nó no cérebro. Qualquer pessoa que entende o mínimo de economia sabe que essas ideias de assistencialismo populista são furadas, não tem base! Esses dias me veio um defendendo o aumento do IPTU porque disse que a arrecadação seria usada para incentivar a cultura. Quer incentivar a cultura, diminua impostos sobre esse setor, caramba! Já temos inúmeros exemplos da ineficiência do Estado de empregar renda, então facilite pra iniciativa privada que o resultado será muito melhor!

Bom, indo ao que interessa esse mês não teve aporte (oooohhhhhhh!!!). Provavelmente o próximo também não terá, porque gastarei uma boa grana ajeitando algumas coisas no carro. Resultados:

CARTEIRA: CMIG, CIEL, DAYC, GRND, CCRO, BBAS, TAEE, BRML, PSSA

RENTABILIDADE: - 15%

DIVIDENDOS: 0,98%


Quanto aos resultados físicos eu dei uma estagnada esse mês. Não ganhei nem perdi nada, tô basicamente na mesma. Mas desde o início dessa semana tô pegando firme na dieta e quero terminar esse mês com mais massa e mais seco que agora.

Grande abraço galera, e que venha Outubro!

Metal espadinha, pra quem curte. Rsrsrs