O original:
O Gambiarra Sound System nasceu depois que tive CD Player do meu carro roubado pela terceira vez, na tarde de uma sexta-feira, com o carro estacionado numa das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte. Decidi que o próximo som que eu instalasse no carro teria que ser invisível e completamente à prova de roubo. Aparentemente, eu consegui…
Meu som está instalado aí. Não está vendo nada? Pois é…
O GSS é completamente invisível (é como se o carro não tivesse som instalado), impossível de roubar (não fica nada “roubável” dentro do carro), muito mais barato do que um CD player automotivo e tão simples de instalar quanto um chuveiro. Váriaspessoas já instalaram e aprovaram.A idéia por trás do GSS é simples: amplificar o som de algum aparelho portátil (como um discman ou um MP3 player) nos alto-falantes do carro. Mais ou menos assim:
Um aparelhinho portátil (1), ligado num amplificador (2). Só isso!
Você entra no carro, conecta o seu discman/MP3 player e já sai ouvindo música. Ao estacionar, é só desconectar o discman/MP3 player e levar com você.
As instruções abaixo estão excessivamente detalhadas para que qualquer pessoa possa montar. Se ainda assim você ficar na dúvida, leia o FAQ (no final do texto). Se sua dúvida não estiver no FAQ, deixe um comentário neste post.
Materiais necessários: Estou considerando que seu carro já tem “preparação para som”, ou seja, que as caixas de som já estão instaladas e a fiação está toda pronta. Fora isso, você precisa apenas de:
1) Um tocador de música qualquer (walkman, discman, iPod, Mp3 player, etc.). Pode ser absolutamente qualquer coisa, desde que ela possua algum lugar para ligar um fone de ouvido.
2) Um amplificador (ou módulo de potência, chame como quiser) que possua entradas de áudio RCA: eu uso um Positron AP 150 C, mas pode ser qualquer outro que possua entradas de áudio RCA (como um Falcon HS200CD). Tem zilhões deles pra vender no Mercado Livre ou em lojas de som automotivo. Muitos são vendidos anunciando justamente a presença das entradas RCA, já pensando em gambiarras como esta.
O amplificador deve ser “compatível” com a potência e impedância das caixas de som instaladas em seu carro. Isso é fácil de descobrir. A potência é medida em watts (ex.: 40W significam “40 watts”) e a impedância é medida em “ohms” (2? significam “2 ohms”). As especificações dos amplificadores indicam também o número de canais que ele possui (cada caixa de som ocupa um canal). O valor que nos interessa é a potência de CADA CANAL, e não a potência total do amplificador. Exemplos:
“4×10W” significa “quatro canais (4x) de 10W cada, num total de 40W”
“2 canais / 240W” significa “240 watts divididos em 2 canais, cada um com 120W”
Além disso, note que 40W RMS são diferentes de 40W PMPO, então compare sempre “watts RMS” com “watts RMS”.
Verifique no manual do seu carro ou numa etiqueta colada atrás das caixas de som quais os “watts” e os “ohms” que elas aguentam e ligue-as num amplificador com valores iguais ou menores (por canal), caso contrário você corre o risco de estourar as pobres caixinhas de som.
3) Um cabo P2/RCA – Pra quem não conhece é aquele cabo onde uma das pontas tem um plugue “bananinha” (P2), daqueles de fone de ouvido, e a outra ponta tem dois plugues redondos (RCA). Tipo o da foto abaixo.
O cabo completo (esq.) e detalhe dos plugues RCA (meio) e P2 (dir.)
4) Se o seu amplificador tiver dois pares de entradas RCA (ou seja, quatro entradas), você vai precisar também de dois cabos Y como o da foto ao lado, para dividir o sinal de cada ponta do cabo P2/RCA.
Instalação
É mais fácil instalar o Gambiarra Sound System do que fazer uma declaração de imposto de renda (é sério!!). Se você está inseguro quanto à instalação, saiba que as únicas habilidades que você precisa são:
- Saber desencapar um fio elétrico
- Saber emendar dois fios elétricos com fita isolante
Se você nem sabe o que é “fita isolante” ou está com preguiça de botar a mão na massa (ou, neste caso, no cobre), eu recomendo levar o carro numa auto-elétrica e pedir o eletricista (ou instalador) para fazer o serviço. Talvez ele nem cobre pela mão-de-obra, já que é tudo muito simples. E você ainda pode imprimir esta página pra ele se orientar.
Pra quem vai instalar por conta própria, eu vou dar todos os passos, mastigadinhos, aí embaixo. Faça um favor a si mesmo e trabalhe sempre com os dois pés dentro do carro, para minimizar o risco de um choque, e tome cuidado para não tocar nos fios vermelhos e pretos ao mesmo tempo. E, só pra constar, eu NÃO me responsabilizo se você se machucar ou estragar seu carro, ok? Sem mais delongas, vamos às instruções:
1) Desligue o carro.
2) Retire a tampa do painel e prepare-se para uma surpresa: ou você vai encontrar um monte de fios soltos, ou uma “caixinha”, como a da foto ao lado, aonde todos os fios vão estar conectados. Se você foi roubado recentemente ou já teve um som instalado, provavelmente vai achar só os fios soltos. Se o carro é zero ou o último som foi instalado por uma oficina caprichosa, vai achar a tal “caixinha”.
Você pode cortar fora a caixinha para expor os fios do painel ou comprar uma caixinha para o modelo do seu carro, encaixando-a como na figura abaixo. A caixinha é baratinha e fácil de achar, não seja muquirana. O importante é que, no final, tem que sobrar um monte de fios soltos: eles serão conectados, um a um, no amplificador.
Ou você corta fora a caixinha na linha pontilhada (1), ou compra uma caixinha nova, encaixa e usa as pontas soltas (2)
3) Pegue o fio PRETO que sai do painel e conecte-o ao terra (ou GROUND ou GND) do amplificador (daqui pra frente, quando eu disser “conectar”, entenda que isso significa “desencapar as pontas dos dois fios e emendá-las com fita isolante”).
4) Pegue o fio VERMELHO e conecte-o ao fio “+12V” ou “positivo” do amplificador.Este fio costuma ficar bem do lado do fio preto.Cuidado para não esbarrar este fio nas partes de metal do painel, pois isto pode provocar um curto-circuito e queimar um fusível do carro. Não é nada sério, o carro não vai estragar nem nada, mas você terá que trocar o fusível se quiser que o amplificador funcione…
5) Agora temos que conectar o fio “pós-chave”, ou “remoto”. Este fio vai ligar/desligar o amplificador quando você ligar/desligar o carro. Não fosse por isto e o amplificador ficaria ligado o tempo todo, acabando com a bateria do carro.No meu carro o “pós-chave” era laranja, mas não sei qual a cor do fio em outros carros. Se você ficar em dúvida, achar o “pós-chave” é fácil: gire a chave do carro até o “ponto morto” (as luzes do painel acendem mas o motor não liga). Depois, pegue o fio que você acha que é o “pós-chave” e encoste-o no “REMOTE” do amplificador. Se você fizer isto com o fio certo, a luzinha de “ON” do amplificador vai acender, indicando que ele está ligado e funcionando. Depois, mantenha o fio encostado e vire a chave, desligando o carro. Se tudo estiver OK, o amplificador também vai desligar, indicando que está tudo funcionando corretamente e que você pode emendar o fio em definitivo.Se você testar todos os fios e ainda assim o amplificador não ligar, talvez haja algum erro nos fios que você já conectou. Confira o fio vermelho (+12V) que você ligou no passo 4. O fio deve sertotalmente vermelho: se ele for vermelho mas tiver uma listra preta, ele provavelmente pertence a um dos alto-falantes. Desconecte-o e conecte o fio correto no amplificador.
Se seu amplificador NÃO tiver um conector escrito “remote”, “pós chave” ou algo parecido, só tem um jeito: levar o carro numa auto-elétrica e pedir ao instalador para colocar um interruptor no fio vermelho. Nesse caso você terá que ligar/desligar manualmente o amplificador, usando o interruptor. É chato, mas funciona.
6) Conecte o seu iPod/discman/MP3 player. Se o seu amplificador tiver DUAS entradas RCA, é só usar o cabo P2/RCA, ligando o plugue “bananinha” no conector do fone de ouvido do seu iPod e os dois plugues RCA nos dois conectores do amplificador.
Se o seu amplificador tiver QUATRO entradas RCA, é só usar o cabo P2/RCA e os dois cabos “Y”. Ligue o plugue “bananinha” no conector do fone de ouvido do seu iPod e ligue cada um dos cabos “Y” em cada um dos plugues RCA do cabo P2/RCA. A figura abaixo ilustra as duas formas de conexão.
A conexão de cima é para amplificadores com DUAS entradas RCA, feita usando apenas o cabo P2/RCA (em preto). A conexão de baixo é para amplificadores com QUATRO entradas RCA, usando também dois cabos “Y” (em azul)
7) Conecte as caixas de som do carro no amplificador. Cada caixa de som é ligada em dois fios, um positivo e um negativo. Assim, um par de fios com a mesma cor pertence a uma caixa de som. O fio negativo de cada par tem algo diferente (como uma listra preta na lateral) para identificá-lo. A foto abaixo mostra os quatro pares de fios ligados no meu amplificador.
Os quatro pares de fios das caixas de som do meu amplificador. Note a listra preta nos fios negativos. O fio laranja, “solitário” na direita, é o remote (”pós-chave”)
Conectar cada par de fios é moleza. Por exemplo, pegue o fio positivo (sem listra preta) do par VERDE no amplificador, ligue no fio positivo (sem listra preta) do par VERDE do painel do seu carro. Depois, ligue os fios verdes negativos (COM listra preta) um no outro. Após conectar cada um dos pares de fios, você pode ligar o amplificador, tocar alguma música boa no seu iPod/discman/MP3 player e morrer de alegria ao ouví-la, finalmente, tocando no som do seu carro.
O amplificador, dentro do painel. A linha vermelha mostra por onde o fio passa. Ele sai ali embaixo, discretamente, do lado do assoalho do passageiro.
Obs.: Tem gente que nem repara nisso, mas eu recomendo certificar-se que o áudio do canal esquerdo está tocando nas caixas de som da esquerda, e vice-versa. Para fazer isto, baixe a primeira faixa deste CD especial. A faixa chama-se “Left right”. Ela contém uma agradável voz feminina dizendo “left” no canal esquerdo e “right” no canal direito. Use seu iPod/Discman/MP3 Player para tocar esta faixa no seu carro e corrija as conexões, se necessário.
8 ) Passe o fio com o plugue P2 (o “bananinha”) por trás do painel e deixe-o em algum lugar de fácil acesso para conectar seu iPod/discman/MP3 player. Depois, coloque tudo dentro do painel, tampe-o novamente e nunca mais seja roubado!
FAQ (Perguntas frequentes)
Por favor, leia este FAQ antes de postar um comentário com alguma dúvida. É muito provável que ela já esteja respondida aqui.
1) Eu queria fazer uma conexão um pouquinho diferente (ex.: ligar em paralelo com o som já existente no carro, ligar um subwoofer, ligar num toca-fitas, etc.). Tem jeito?
Gente, eu NÃO tenho como ajudar vocês em nenhum tipo de conexão diferente da que eu mostrei neste post, ok? Desculpem.
2) Como fica o som? A qualidade fica boa? A potência fica boa (o som sai “alto”)?
Eu sou bastante chato com essas coisas e posso assegurar que, no meu caso, a qualidade de som ficou ótima e o volume ficou tão alto quanto qualquer um dos meus CD players roubados. E olha que meu amplificador é um dos mais vagabundos.
3) Você tem como indicar um módulo amplificador bom? Conhece o módulo amplificador modelo “Xiz 2200″? E o “Dablio 9000″? É bom?
Gente, eu NÃO conheço marca/modelo de amplificador, caixa de som, etc., e portanto não sei indicar o que é bom ou não. Desculpem. Mas todos que tiverem entradas RCA vão funcionar.
4) Posso usar um amplificador que não tenha entradas RCA?
Não pode. Desculpe. E se te disserem que pode, eu não sei como faz.
5) Achei um amplificador com entradas RCA, mas você não citou o nome dele aqui, será que vai funcionar?
Claro que vai! Funfa beleza, desde que ele não seja mais potente do que suas caixas de som podem aguentar. Na dúvida, pergunte a um eletricista desses de auto-elétrica.
6) O amplificador esquenta? Ele precisa ficar em algum local ventilado? Ele não vai superaquecer se ficar espremido dentro do painel?
É normal que ele esquente. Se seu amplificador não for muito potente, isso não será problema. Se ainda assim você se sentir inseguro, instale o amplificador em algum lugar mais ventilado: debaixo do porta-luvas ou embaixo do banco.
7) Os fios do meu painel não são coloridos como você descreveu! Como eu descubro qual fio é qual?
Se você estiver se sentindo bastante ousado, vai na tentativa e erro mesmo. O máximo que pode acontecer é queimar um ou dois fusíveis do carro (ou do amplificador). Mas se não quiser arriscar, eu repito: leve o carro numa auto-elétrica.
8 ) Ainda estou com dúvidas!
Deixe um comentário aí no post que eu respondo quando puder. Mas, repito, leia este FAQ antes de fazer sua pergunta, pois provavelmente eu já respondi sua dúvida aí em cima.
9) Cara, adorei isso!
Então espalhe a boa-nova, conte pros seus amigos, coloque um link para este post em seu blog… e deixe um comentário elogioso aí embaixo pra massagear meu ego
O meu:
No meu caso eu não uso nenhuma fiação do carro, o som é totalmente independente do chicote original. É só puxar o positivo, colocar um disjuntor nele pra servir de liga e desliga, ligar o remote direto no positivo, colocar 2 cabos y no módulo, puxar o rca até o painel e colocar um adaptador p2. Tudo isso se encontra em qualquer loja de eletrônica. Fotos:
Tá aí, perfeitão =D
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