domingo, 26 de agosto de 2012

Qual a melhor cera para passar no carro? Meghiars vale a pena?


Manter seu carro sempre encerado é um dos melhores cuidados que você pode ter. A cera repele água, evita contaminação da pintura, limpa sujeiras encrustadas, protege dos raios UV e ainda por cima dá um brilho incrível na lataria.  Um carro bem encerado aparenta ser bem mais novo do que realmente é. Costumo dizer que a lata bem cuidada é 90% da aparência do veículo. Mas, sendo assim, qual a melhor cera para se usar?

Testei recentemente a Cleaner Wax da Meguiars e a 3M Paste Wax, tidas como as tops mundiais e com um preço bem salgado, mas na realidade, compensa? As ceras realmente são muito boas, mas por serem ceras mais protetoras não limpam tanto quanto as ceras "nacionais", mas em questão de brilho e proteção elas realmente ganham. O carro ficou realmente brilhante, além de sentir que a pintura está  bem protegida. A cera também retira as marcas holográficas (swirls) e não marca as borrachas. Porém as duas são muito caras, e sinceramente não duram na pintura nem metade do que dizem. Assim, se você é um usuário hobby como eu, acho que não compensa o alto investimento.
Eu encero meu carro quinzenalmente ou no máximo mensalmente, e esse período as ceras de supermercado suportam facilmente. Além disso, se eu somente encerar com a Meguiars a pintura vai ficando suja, porque ela somente protege e não retira a sujeira da lataria.

Se elas custassem algo em torno dos 30 a 40 reais com certeza valeriam, agora pra 100 reais é um custo X benefício muito baixo. Eu indico a Grandprix amarela e preta, a 3M cera brilho e a Carnu, porque custam muito menos e têm resultados muito satisfatórios tanto em brilho quanto proteção. Acho que pra usuários hobby que querem dar um brilho na caranga com certeza são as melhores CxB.

Como encerar?  Muita gente gasta um quilo de cera porque não sabia como fazer, e quase morria esfregando, mas agora que aprendi é muito fácil e rápido:

-Você sempre irá separar o carro em partes de 2, por exemplo Teto e traseira. Espalhe a cera o teto com uma flanela ou pano de microfibra (muito melhor) utilizando o mínimo de cera que conseguir, e assim que terminar de espalhar no teto passe cera na traseira.
-Quando terminar de espalhar cera na traseira do carro volte com outro pano limpo e seco lustrando o teto e depois lustre a traseira. O segredo está em nunca deixar a cera secar demais porque ela resseca e vira uma crosta que além de não proteger nada mais é terrível de tirar.
Você deve dar o tempo somente da cera secar e não ressecar. Esse tempo é exatamente o tempo de você espalhar cera em uma segunda parte.

Assim que acabar de lustrar o teto, lustre a traseira e recomece em duas outras partes. Sempre assim, duas partes: cera parte 1 - cera parte 2 - lustra parte 1- lustra parte 2, nunca deixando a cera secar demais e nunca passando cera demais.

Grande abraço.



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