sábado, 27 de dezembro de 2014

Como dormir pouco e permanecer funcional.



Um dos grandes dilemas da atualidade (que inclusive me aflige) é a impossibilidade de dormir. Eu acordo às seis da manhã (porque tenho que pegar ônibus às sete) e chego do trabalho às nove da noite. Até fazer janta, jantar, tomar banho já se passaram facilmente das dez e já se foram minhas oito horas de sono.  Mas de onde vem essas oito horas? Será mesmo que precisamos delas?
Bem, segundo alguns artigos, a necessidade de sono das pessoas em geral varia de 6 a 12 horas, tendo oito como média, mas algumas conseguem sobreviver até com quatro (!!) horas diárias.
O único jeito de descobrir quantas horas você precisa é testando. Eu por exemplo já percebi que funciono bem com algo em torno de sete horas, se dormir mais que oito fico preguiçoso e estressado o dia todo, assim também se dormir menos que seis. Mas algumas dicas podem nos ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Durante uma fase do sono chamada REM é a hora que o corpo se recupera. Essa é a fase mais profunda do sono, e leva algum tempo para ser atingida, então se você varia demais sua rotina tende a sempre ficar cansado. Por exemplo: Se dormir essa noite oito horas e a noite seguinte seis, na noite de seis horas o corpo não completará os ciclos. Então o principal ponto, como anteriormente dito, é descobrir o mínimo que você se sente bem e procurar criar uma rotina em cima disso.

 - Busque acordar e dormir todos os dias no mesmo horário. Mesmo que eventualmente tenha que sair da rotina, evite ao máximo. No meu caso, dormir às 11 e acordar às seis.

- Antes de dormir faça uma preparação. Não durma estressado, busque ler, relaxar ou já se deitar antes de dormir. Isso aumenta a qualidade do sono.

- Evite ao máximo café próximo ao horário de dormir. Eu era viciado, mas parei com custo. No meu caso substituí por chá, é tão prazeroso quanto e muito mais saudável.

- Evite acordar durante a noite. Vá ao banheiro antes de dormir e evite ruídos.

- Zinco ajuda muito o sono. Se tiver possibilidade tome um multivitamínico antes de dormir, além disso, ainda estimula a testosterona, que dá virilidade e hipertrofia.  

O principal é criar uma rotina em torno do seu mínimo. Depois que o corpo se adapta tudo funciona bem. Talvez você sofra até lá. Não tente dormir exageradamente pouco porque isso irá acabar com sua saúde, descanso é fundamental. Mas dormir demais também é prejudicial. Então, é tentar se regular direitinho e bom sono a todos!


Fontes: How to become na early riser, como dormir menos e melhor (Dehumanizer.com)

3 comentários:

  1. Gostei de sua dica! Eu já percebi que consigo em manter bem com 5 ou 6 horas. Já consegui inclusive um dia produtivo depois de dormir apenas 4. Mas após alguns dias dormir menos de 5h acaba me deixando extremamente cansado.

    Vou tentar estas dicas por uns dias.Serão de grande valia!

    ResponderExcluir
  2. Gostei. 6 h pra mim e o ideal. Interessante essa do zi co. Tomo esse mineral puro pra ajudar no sist imunológico.

    ResponderExcluir
  3. Bem-vindo empresa de empréstimo Thomas, oferecemos os seguintes empréstimos a pessoas físicas, empresa priada / pública Empréstimos comerciais (seguro e sem garantia) o Small Business Administration (SBA), (Secure e quirografários) empréstimos pessoais (Secure e quirografários) empréstimos Residencial (Secure e unsecured) Empréstimos Hipotecários (Secure e unsecured) e muitos outros taxa de juros de 2%; candidatar-se a um mínimo de 100,00 100.000.000,00 rublos, dólares, libras, euros, etc. Os candidatos interessados devem entre em contato conosco hoje para a sua rápida em linha de empréstimo fácil e sem depósitos de garantia. E-mail: thomascreditfirm@gmail.com

    Atenciosamente,
    Thomas B. Dawson

    ResponderExcluir