quarta-feira, 1 de maio de 2013

Balanço: Abril - 2013


Olá galera, tudo bem? Vamos a um dos momentos que mais gosto: ver o que aconteceu em abril. Acho bem legal olhar para trás no mês e ver o que fiz certo e o que errei, e tentar melhorar depois. Bom, meu mês não foi nada fácil. Muito trabalho e estudo (Graças a Deus), mas o principal foi que o mês passou por uns dias com a bolsa caindo forte, e eu como investidor iniciante ainda tenho umas emoções estranhas. Às vezes bate um desespero, um medo e uma vontade de vender tudo e salvar o que restou, outras vezes fico achando que não vai dar certo, que é um objetivo muito distante e que não darei conta, mas tento sempre lembrar que tudo foi muito bem planejado. Estudei bem as empresas, planejei bem meus aportes mesmo nas piores situações financeiras e sonho com o dia que não precisarei mais vender meu tempo, se não quiser, e poder me dedicar o dia todo apenas às coisas que me dão prazer. IF você é linda. Mas vamos ao balanço:


Mais um mês sem aporte, então essa é a rentabilidade total mesmo no sistema de cotas. Eu tenho que juntar vários meses pra conseguir fazer um aporte digno, pelo fato do meu salário ainda ser baixo, se não fizer isso a corretagem come muito dinheiro e não compensa. Esse mês era pra aportar, mas em razão do feriado eu não recebi na data certa e tive que postergar a compra dos novos papéis. Assim, muito provavelmente semana que vem tem coisa nova chegando.
 Considero a rentabilidade de 1,9 até que boa pelo fato de ter sido um mês complicado, mas minha meta é ficar acima de 2, então foi meta não cumprida. DAYC4 vinha caindo e ainda divulgou um resultado muito fraco, o que levou sua cotação mais pra baixo ainda, o papel está em quarentena na minha carteira, mas como o banquinho tem uma excelente administração vou confiar nele. CMIG4 foi muito bem, se recuperando do tombo do mês passado. CIEL3 passou por uma bonificação de 20%, ou seja, para cada 5 ações que você tinha, ganhou mais uma, por isso o fechamento abaixo na tabela e mesmo assim lucro bom. Esse mês o salvador da carteira no mês passado (DAYC4) foi o vilão, e as outras duas me salvaram. Tô feliz com o resultado mesmo sendo abaixo da meta e mesmo faltando meu aporte, mas to conseguindo juntar quase tudo que ganho e o principal: tô aprendendo. Além disso pretendo fechar minha carteira com 7 papéis (15% cada), ainda falta muita coisa. Inclusive farei um post aí daqui uns dias por que vou acabar a leitura do Warren Buffett e a Análise de Balanços.  Um abraço a todos os blogueiros e leitores e boa sorte pra nós nessa caminhada, com mais um mês concluído!



9 comentários:

  1. livro muito bom já li e aprendi muito, 7 papeis é um número bom. Não desanime quanto aos aportes a medida que vai progredindo em sua carreira seus aportes o acompanham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aprendiz, tudo bom? Então eu tô gostando do livro e tentando me manter forte nos aportes rsrsrsrs
      Abraços!

      Excluir
  2. Thales, bom dia!

    Bom resultado. Me ajude informando os rendimentos de janeiro e fevereiro, pois como sabes, perdi todos os dados e preciso refazer a planilha. Abraço, victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, tudo bom?
      Janeiro: - 2,15 (menos dois ponto quinze)
      Fevereiro: 2,45 (dois ponto quarenta e cinco)

      Abraços!

      Excluir
    2. ok, copiado, um abraço! victor

      Excluir
  3. Fala Thales, tudo bem?

    Apesar dos aportes serem mirrados, o importante é que você está começando bem, lendo a respeito e comprando ações de boas empresas.
    A rentabilidade virá com isso (espero eu, já que estou na mesma filosofia que você hehehe).
    Parabéns pelo rendimento do mês!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Bufunfa! E nós vamos crescer sim, daqui uns anos um grupo de blogueiros milionários! kkkkkkkkk
      Abraços!

      Excluir
  4. Voce nao recebeu proventosde ciel e dayc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, tudo bem? De dayc4 recebi sim, mas os da ciel3 só foram computados na minha conta dia 02.
      Abraços

      Excluir