quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Ali Express e o Custo Brasil.



Fala pessoas, tudo bem?

Pra quem não conhece, hoje vou revelar o paraíso das compras baratas: O Ali Express. Uma amiga me apresentou o site e desde então não compro quase nada no Brasil mais. Até as compras no meu querido Mercado Livre diminuíram demais. Pra quem não conhece o Ali é um site de compras diretamente da China, em que se consegue comprar eletrônicos básicos, roupas e porcariada em geral EXTREMAMENTE barato.

Eu sempre pesquiso preços. Sou um consumidor chato (até porque sempre penso em quantos BBAS aquele preço poderia virar, que me retornaria uma boa grana no ano seguinte), e pra mim é questão de honra achar um bom preço. Não dou dinheiro para empresa mercenária. Se o cara não quer cobrar um “valor justo” pelo bem ou serviço, ele que morra sem vender. Meu suado dinheirinho ele não vai ter. 

Sendo assim, desde sempre eu compro no ML, pelo fato de encontrar o melhor preço lá em 90% das vezes. Desde eletrônico até suplementos alimentares sempre conseguia bem mais barato lá. Meu celular mesmo, paguei menos de 50% do valor que cobravam nas lojas da minha cidade. Porém, no início do ano conheci o Ali Express, e é incrível o quanto as coisas são baratas. Você compra diretamente do produtor e consegue tudo por 20% do preço do Brasil. Apenas fique atento a produtos falsificados (a não ser que você, como eu, não se importe de comprar paralelo), mas fora isso não há riscos. A entrega é garantida, e em caso de extravio o site te reembolsa (eu já fui reembolsado, realmente funciona). A entrega varia de 1 a 4 meses, mas o preço compensa. Então, fica a propaganda das coisas chinesas.

A questão agora é o quanto o “custo Brasil” é ridículo. Duas experiências próximas: Um tio meu está reformando a casa, e queria colocar um ralo metálico estilizado no banheiro. O ralo tinha uns desenhos japoneses chiques, coisa de decoradora. Preço na TokStok: 90 reais. Preço no Ali: 2 dólares com frete incluso. Exatamente o mesmo ralo. Uma outra tia queria comprar um jogo de pincéis para maquiagem, preço no Br de uma marca mediana: 300 reais, Preço no Ali: 30 dólares com frete incluso. Os pincéis chegaram e são realmente de boa qualidade.

Já comprei fone de ouvido, relógio e muitas coisas por 20% do preço daqui. Outro exemplo, se você for em uma loja RUIM e comprar uma camisa masculina RUIM aqui no Brasil você paga em torno de 50 a 70 reais. No Ali você compra uma camisa de boa qualidade por 40 reais com frete. O algodão é brasileiro e você gasta mais pra comprar uma camisa aqui do que importar de lá. E a de lá ainda tem melhor qualidade.

Isso dá um exemplo da incompetência econômica do nosso país. Puxando o gancho do Ali, outros dois exemplos ridículos: A média da população mais pobre do país recebe 152 reais de auxílio do governo (repito: em média) e paga 190 de tributos. Hu3. O segundo caso diz respeito a uma grande empresa, a Caterpillar, que tem indústria aqui no Brasil e na China. O Chile antes comprava máquinas do Brasil, agora compra da China, porque acredite se quiser, a máquina chega mais rápido e sai mais barata vindo de Xangai do que do Porto de Santos.

Uma máquina chinesa é 100 dólares mais barata que uma Brasileira por causa do FRETE! O custo de produção é basicamente o mesmo, mas o sistema de escoamento brasileiro é precário, e isso torna a máquina mais cara que a concorrente oriental. E também para encabular, de Santos para o Chile são 45 dias. De Xangai para o Chile são 44.

Temos então exemplos das duas pontas, da tributação exagerada no país, que come até os benefícios sociais, e o baixíssimo investimento per-capta do governo. Ferrovias e transporte digno inexiste. Esse é o custo Brasil, alta tributação e retorno zero, o que torna tudo mais caro ainda, porque o empresário e o cidadão tem que pagar tudo duas vezes, uma para o governo (e não obter retorno) e uma particular, para obter um serviço que preste.

É assim com educação, saúde, transporte e todo o resto. Tanto para a pessoa física quanto para empresa. Lógico, a China é um país que ainda está se abrindo e por isso tem custo de mão de obra muito mais baixo que o Brasil, mas a diferença é que lá estão aproveitando o cash que está entrando nessa abertura e investindo brutalmente em infraestrutura. Assim, se a política do Brasil não mudar, os preços da China SEMPRE serão menores, porque sempre terão mais suporte que nós. E não adianta aumentar as fronteiras protecionistas do país, isso só traria atraso tecnológico, social e econômico e ainda favoreceria a produção terrível que temos internamente. A começo da solução é básica e todo mundo sabe: menos governo. Menos tributos, menos intervenção, menos burocracia, menos corrupção. Assim, o que necessitamos começaria a vir. Então, que o Ali Express seja um alerta para o mercado nacional e mostre quão iniciantes ainda somos.
Fonte dos dados: Exame.

21 comentários:

  1. Fala thales!
    Obrigado por mais uma dica valiosa.
    Já tenho set SQ no meu carro e, ele tá sempre limpo e encerado. (FITzinho ainda dura muito!) Já melhorei meu condicionamento físico e minha determinação quanto à independência financeira.
    Obrigado de coração.
    Olhei rapidamente o site do ali, um sub que aqui sai por aproximadamente R$ 1.000,00, chega em 60 dias por R$ 250,00. Dá até medo de comprar cara!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon tudo bem?
      Poxa, um comentário desses me deixa feliz demais! Eu sempre quis agradecer aos caras que me ensinaram essas coisas, e sou de coração grato à eles, aqui só reproduzo e indico o que já foi ensinado e o que mudou minha vida. Então, fico feliz demais de ter feito na vida de alguem o papel que fizeram na minha.
      Muito obrigado mesmo.

      Excluir
  2. Meu caro discípulo: valiosa dica. Já conhecia o Ali Express assim como o Alibaba.com, onde voce pode contatar os fabricantes diretamente (sinistro, você paga centavinhos por coisas que custam 100,00 aqui...só que tem que comprar de lote.)

    Todavia, nunca utilizei tais serviços para comprar, dado que a palavra "comprar" é tabu em minha residência.

    Parabéns, como sempre.

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar também é um tabu pra mim, mas ultimamente meu dinheiro anda sendo sugado por "consertar". :(((
      Abração, mano!

      Excluir
    2. esqueci de falar que o dx.com também é bacana e tem coisas interessantes...

      ando tentado a importar (ilegalmente, claro) uma pistolinha de airsoft pro meu sobrinho (e se der certo, uma pra mim hehehehe), pq custa US$ 10,00 e aqui custa R$ 500!!! não é um caralho de asa????

      abraço,
      Victor

      Excluir
    3. Cara já dei uma olhada nessas airsoft tbm! São mto massa! Mas e a paradinha de gás? Onde arruma aquilo?
      Abração

      Excluir
    4. CO2 é cilada bino! a potencia não melhora muito e os cilindrinhos custam meio caro (tou fora).

      Eu quero uma simples de mola, tipo essa:
      http://lojaairsoft.com.br/ProdutosDetalhes.php?Nome=kit-airsoft-marine-02-pistolas-alvo-colante-1.000-bbs-cal-6mm-crosman&Codigo=840266&Origem=

      vou acabar comprando esta mesmo!!! rsrs

      uma garrafinha de CO2 custa 7 reais! e sei la quantos tiros dá, e não sei se tem como recarregar ela, acho que não.

      eu gosto de arma de pressão, na ordem: 1) mola, de "quebrar"; 2) PCP - pneumatica de encher cilindro; 3) pneumatica de bombar/manobrar.

      abraço.

      Excluir
  3. Thales,

    Eu não compro mais NADA no Brasil. Apenas comida e o essencial para a minha sobrevivência. O resto eu trago tudo dos EUA e China. Infelizmente, o Bostil é uma piada. Essa é a realidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria demais ter contatos no EUA ou China pra comprar umas tralhas, mas não tenho. Ainda bem que existe o Ali, que dá pelo menos pra dar um miguézada!
      Abração IL!

      Excluir
    2. Thales checa o site shipito. Vc vai ver como se pode comprar nas lojas dos EUA. Eu também curto comprar no ebay.

      Excluir
    3. Opa, valeu pela dica Trader! Vou checar sim!

      Excluir
  4. eu compro muita quinquilharia, coisas em geral até uns 10 dólares (uma ou outra até 20 dólares). Toda semana chega alguma coisa. hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem MUITA coisa bacana até 10 dólares, dá pra divertir um monte!

      Excluir
  5. Valeu pela dica, vou dar uma bisbilhotada para ver que tipo de roupa tem lá.
    Já comprei muito no Deal Extreme, cheguei a montar uma bicicleta com excelentes peças vindas da china e só comprei quadro e rodas no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí uma coisa que eu queria mntar: uma bike! Dá umas dicas depois! Abraços.

      Excluir
  6. Thalles,

    Há cobrança de impostos, ou risco de os produtos ficarem presos no Fisco Estadual por serem importados sem pagar II, ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara quanto a questão de impostos eu pelo menos nunca fui taxado. Mas se ocorrer você paga o imposto nos correios. Quanto à ficar preso apenas se você comprar coisas ilegais no Br. Por exemplo, uma tia que comprou um cigarro eletrônico e ficou barrado na alfandega.

      Excluir
  7. pow, eu fucei mto o alibaba mas achei dificil d+ de comprar por lah, conversar com os suppliers..

    esse aliexpress aew eh do kralho, achei ate creatina, glutamina... mes q vem jah peco para testar, se vier chumbinho no lugar, jah elvis

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. se for chumbinho 4.5 ou 5.5 voce me manda depois huahauahuahuahaua

      Victor

      Excluir
  9. Eu preciso criar uma renda extra para turbinar meus aportes, será que vira fazer umas compras pra revender?

    ResponderExcluir