quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A importância da leitura - Conhecimento é poder!




Olá pessoal, tudo bem? Acredito que a grande maioria das pessoas que visita meu blog sabe a importância de ler, mas hoje vamos colocar isso um pouquinho mais em foco. Desde pequeno eu sempre tive muito incentivo dos meus pais à leitura. Os dois são leitores vorazes, e tem o hábito de ler à noite. A imagem que tenho na cabeça da minha casa depois do jantar é da TV ligada apenas como plano de fundo e meus pais deitados no sofá, cada um com seu livro.

Conforme fui crescendo fui adquirindo esse hábito. Aos 13 anos comprei meu primeiro livro por conta própria e se tornou costume comprar um toda vez que passava na porta da livraria. Se eu pudesse escolher uma coisa, apenas uma, pra fazer parte de mim na próxima encarnação com certeza seria o hábito da leitura, tamanha mudança que isso trouxe para minha vida. Com os livros você tem oportunidade de aprender com os melhores, por um preço irrisório. Você pode ouvir diretamente as palavras de Dale Carnegie, Churchill, Maquiavel, Santo Agostinho, e diversos dos maiores homens que já pisaram nesse planeta. Pode ter acesso aos seus pensamentos, ideias e métodos por um preço e dificuldade baixíssimos, e isso com toda certeza muda sua vida. Você nunca é o mesmo depois de ler um livro. Como disse Einstein “Uma mente que se abre para uma nova ideia nunca mais torna ao tamanho original”.

As coisas que mais trouxeram crescimento na minha vida aprendi com os livros. Aprendi a poupar e investir com eles, a falar em público, a me portar, a convencer as pessoas. Aprendi a fazer dinheiro com os métodos testados por grandes homens e a me desviar dos caminhos falhos através da experiência relatada por outros. Livros são um portal pra sabedoria, e conhecimento definitivamente é poder. Aprendi até a moldar meu corpo através da leitura. Se hoje tenho condições tanto financeiras quanto físicas bem melhores é só e somente porque aprendi com a leitura coisas que não sabia antes.

Segue abaixo uma listinha que encontrei nas minhas divagações pela internet com 15 razões pelas quais todos deveriam ler:

1) Desenvolvimento pessoal – A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. E isso não acontece só quando você lê livros de auto-ajuda. Histórias ficcionais, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos e contribuiu para o seu crescimento.

2) Estimula a criatividade – A melhor maneira de se tornar uma pessoa criativa é conhecer o máximo de coisas diferentes possível, e os livros estão entre as melhores ferramentas para isso. Todos os leitores têm seu estilo de livro favorito, mas vez ou outra pode ser prazeroso se aventurar também por outros mundos, ler histórias diferentes e ter outras sensações. É esse o segredo das pessoas criativas, elas estão sempre abertas para o que é novo, e a leitura é um poço infinito de novidades, cultura, surpresas e ideias extraordinárias.

3) Melhor maneira de relaxar - Quando pensamos ou falamos sobre leitura, a imagem que vem à mente é a de alguém num lugar tranquilo, confortável e aconchegante, com a pessoa que lê expressando calma e felicidade. Essa ideia de tranquilidade é a primeira que nos vem a cabeça porque a leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar. Ler é uma terapia porque é uma forma garantida de esquecer o mundo e os problemas à sua volta e abandonar o mundo digital por algum tempo, já que a atividade exige total desligamento e concentração.

4) Nunca estar sozinho - A solidão nunca é um problema porque leitores jamais ficam entediados ou tristes se não houver ninguém por perto para conversar ou lhes fazer companhia. Pelo contrário, até gostam de ter seus momentos sozinhos para apreciarem seus livros sem interrupções. Assim como um amigo, livros são bons companheiros e te fazem sorrir, te emocionam, te envolvem, te cativam e fazem com que você se identifique e se sinta bem.

5) É um bom hábito – Ler é um hábito e, assim como qualquer outro, requer esforço, foco e vontade, principalmente no começo. Alguns começam a ler quando crianças, aos poucos. Outros descobrem os livros mais tarde. O problema dos adultos que querem aprender a gostar de ler mas não conseguem, é que acham que precisam ler um livro inteiro em um dia e dez em uma semana, e se frustram quando não conseguem. O segredo é ler um pouco a cada dia e ir descobrindo o que aquilo lhe traz de bom. A leitura é um dos bons hábitos que todos deveriam desenvolver, inclusive por seus benefícios à saúde: ela diminui o stress, estimula a memória, aumenta a concentração e melhora o raciocínio.

6) Ameniza situações estressantes – Filas, salas de espera, transporte público, esperar por alguém atrasado… o que essas situações têm em comum? Elas são extremamente estressantes, a não ser para quem tem sempre um bom livro à mão! Leitores já estão acostumados a abrir um livro quando se deparam com essas situações, pois sabem que é uma maneira muito melhor de passar o tempo do que ficar olhando para as paredes. Alguns até gostam de ter momentos assim no dia a dia, principalmente os que têm pouco tempo para ler. Esses são, aliás um ótimo exemplo de pessoas que conseguem ver algo de bom até mesmo em situações ruins (também conhecidos como otimistas).

7) “Viver” outras vidas – Quem não gosta de ler talvez tenha dificuldade para entender como é isso, mas quem gosta sabe que alguns livros nos envolvem de tal forma que nos sentimos vivendo a experiência que estamos lendo. A leitura permite que você “viva” muitas histórias e tenha várias sensações, como se apaixonar por um personagem, sentir raiva, torcer por alguém, ficar ansioso e supreender-se. A vida real dificilmente possibilitará que você vivencie tantas coisas diferentes em tão pouco tempo.

8) Entretenimento acessível – Por mais que no Brasil os livros possam ser considerados caros, a leitura ainda é uma das formas de diversão mais acessíveis que existem. Não é raro encontrar livros com preços razoáveis – entre R$15 e R$20 – nas livrarias, principalmente entre os mais vendidos. Além disso, há outras opções: aproveitar as promoções, comprar em sebos, pegar emprestado ou trocar com os amigos.

9) Fazer amizades – Nada melhor para um leitor do que ter com quem conversar sobre o livro que acabou de ler. E o assunto rende, como rende! Fazer amizade com pessoas que lêem é garantia de sempre ter assuntos interessantes para conversar, porque falar sobre livros é um assunto infinito, além de ser muito fácil fazer amizades com leitores. Você menciona um livro, ele diz que também leu e em poucos minutos vocês conversam como se se conhecessem há anos!

10) Informação – A coisa mais importante em um livro é, obviamente, o seu conteúdo. Existem livros sobre praticamente tudo, o que permite que você escolha ler aquilo que lhe convém e encontrar um mundo de informações dentro das páginas. Se busca conhecimento profissional, referências culturais, informações sobre saúde (inclusive as que o seu médico não te dá) histórias e lições de vida, descobrir sobre seus ídolos, sobre a história do mundo, ou o que mais quiser aprender, com certeza encontrará em um (ou mais) livros. É impossível medir quanto a leitura é capaz de somar ao seu conhecimento, mas os livros permitem que você decida o que e quanto quer aprender.

11) Muda sua vida – Todo mundo que gosta de ler e lê bastante pode citar pelo menos um livro que “mudou a sua vida”. Seja porque abriu seus olhos para algo, mudou sua maneira de pensar, o tornou fanático por algum assunto ou simplesmente fez com que quisesse ler mais e mais. A única certeza que temos ao pegar um livro é que não seremos mais a mesma pessoa após lê-lo. Alguns nos mudam mais e deixam uma marca eterna na nossa vida, outros não chegam a tanto, mas nunca pode-se dizer que um livro não mudou em nós absolutamente nada. Alguma diferença todos eles fazem.

12) Ter novos ídolos – Ter ídolos é algo que torna nossa vida mais divertida. Acompanhar o trabalho de uma pessoa que admiramos e se espelhar em alguém que tem algo de bom a nos passar também é uma maneira de aprender. É comum termos como ídolos artistas de televisão ou cinema, cantores e bandas, mas só quem lê sabe o quanto é gratificante ser fã de um escritor. Descobrir um autor que consegue te envolver em todos os seus livros, colecioná-los, vibrar quando anunciam um novo lançamento dele, ler e reler os seus favoritos, acompanhar o seu trabalho e a sua vida… é uma atividade prazerosa e enriquecedora, que estimula e colabora com a felicidade.

13) É bom em qualquer idade – Você pode começar a ler a partir do momento em que aprende a decifrar as combinações de letras e praticar a leitura até o último dia da sua vida. É uma das poucas atividades que não determinam a idade de quem pode fazê-la e na qual você encontrará infinitas opções que te agradam em cada momento da sua vida.

14) Melhora a desenvoltura – Mesmo quem não gosta de ler tem consciência de que a leitura é essencial e faz diferença no aprendizado, principalmente porque amplia o nosso vocabulário e melhora a escrita. Mas poucos percebem que a leitura frequente tem efeito também quando nos expressamos verbalmente. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem, independente dos meios. Isso é excelente principalmente para os tímidos, que precisam reforçar a confiança em conversas ou para falar em público.

15) Sentimentos que só um leitor entende – Abrir um presente e ver que é um livro que queria muito, sentir o cheio de livro novo, admirar sua estante repleta de títulos diferentes, organizá-los por cores, autores, tamanho, preferência ou da forma que achar melhor, o prazer de colecionar algo tão valioso, passar horas numa livraria e entender que livros e felicidade são sinônimos. Se você não gosta de ler, nunca entenderá."                                                                                                                                                      
                                    


Mas se você ainda não gosta da leitura é fácil solucionar. O ser humano é um animal de hábitos, e todo hábito é criado. Determine como meta ler 5 páginas por dia. Pode ser no intervalo da novela, antes de dormir (o que ajuda no sono), no ônibus da empresa, qualquer lugar. Você não gasta 10 minutos pra ler 5 páginas, e talvez nela encontre a solução para grandes problemas. Com o tempo vai ver que isso se tornará um hábito fortíssimo, e você vai se sentir mal se não ler no dia. Lembre-se, mantenha-se lendo algo SEMPRE, e 5 páginas por dia. É muito simples de se fazer e causa uma enorme diferença. Lendo essa quantidade por dia você lerá em torno de 9 livros de 200 páginas por ano. Qual foi o último ano que você leu 9 livros? Não acha que terminaria o ano umas dez vezes mais sábio se batesse essa meta?

Então lembre-se: leia! Conhecimento é poder, e como diz a bíblia:

"13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;14 Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.15 Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.16 Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra." Provérbios Cap. 3

PS: Aproveite e visite o post de livros recomendados, ali no link do elefante, à sua direita!

6 comentários:

  1. Thales,

    Você falou TUDO! Não tenho um A para acrescentar. Também sou fã do hábito da leitura. É uma pena que, no Bostil, grande parte da população não faça o mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha respondido você mas não apareceu o comment não sei pq....
      Mas valeu pela passagem aqui. O reflexo de não incentivarem ninguém a ler é isso, ngm entende merda nenhuma de nada e vão afundando o país por ignorância.
      O melhor contra exemplo disso é o Japão, com taxas de estudo e leitura altíssimas, assim a população tem consciência até de poupar pra ajudar ajudar o país.
      Abraços.

      Excluir
  2. Thales,

    Sobre falar em público é algo que sinto bastante dificuldade, você tem alguma sugestão de livro que possa me ajudar a melhorar esse aspecto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon, tranquilo?
      Cara, já existem até pesquisas sobre isso, mas o que aprendi de experiência é que 90% de falar em público na verdade é postura e tom de voz.
      Posso recomendar: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
      Linguagem Corporal Allan e Barbara Pease

      Esse de linguagem corporal é muito bacana, sua leitura das pessoas melhora 100%

      Abraços.

      Excluir
  3. E de pensar que tivemos um ex-presidente que se gabava de não ler livros.
    Um pessimo exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais deixa triste é saber que isso é reflexo da população....
      Abração!

      Excluir