sexta-feira, 13 de junho de 2014

Melhores violões até 500 reais.




Olá pessoal, tudo bem? Uma das coisas que mais gosto na vida é tocar violão. Um dia eu e minha família fomos acampar e um tio meu pegou seu violão para tocar à noite, e em volta da fogueira tirou um som que tocou meu coração. Parece cena de filme mas foi real, desde aquele dia decidi que iria aprender a tocar.

No natal meu pai tinha me prometido um computador (meados de 2002), mas eu disse pra ele: "Pai, não quero um computador, quero um Violão!" Meu Pai ficou super feliz, me incentivou, e no natal chegou meu primeiro Di Giorgio nº 18 de Nylon, estudante. Eu, sendo canhoto, penei demais pra aprender a tocar. Acho que tive mais dificuldade que o normal, mas hoje toco razoavelmente.

Hoje comprei o segundo violão da minha vida, e fiz larga pesquisa. Meu Di Giorgio me acompanhou por 12 anos e ainda está em bom estado, mas está com as tarrachas gastas e ainda é de Nylon, o que não me agrada mais. Então parti pro de Aço. Então é o seguinte, se você está começando recomendo as marcas tradicionais; Di Giorgio e Gianinni. São marcas com excelente sonoridade, durabilidade e aparência, feitas com boas madeiras.

Já quanto aos de aço medianos (Até 500 reais) temos os Hofma, Memphis, Condor, Strinberg e Groove. Pesquisei todas, e quase fiz o pecado de levar um Memphis, por falta de opção, mas Graças a Deus fui pesquisar em uma lojinha pequena só pra aliviar a consciência e encontrei um Strinberg. Levei-o, é meu novo companheiro de música.

Os Strinberg são violões americanos produzidos na China, porém com excelentes madeiras (Spruce e Rosewood). Os Memphis nessa faixa de preço são todos de madeiras laminadas, o que é horrível, o violão fica leve, com aparência frágil e som 'frouxo'. Fora a baixa durabilidade. Os Groove se destacam também com boas madeiras e bom som, mas ainda são meio difíceis de achar, e os Hofma são submarca da Eagle, também excelentes. Então a dica que dou é ficar entre Strinberg e Hofma, selecionando apenas pela sonoridade e gosto. Os dois são violões em conta, com boas madeiras e ótimo acabamento. Condor eu tenho uma guitarra, mas considero bem mediana.

Então a dica é essa, violão em conta? Strinberg e Hofma. Groove se achar, talvez Condor e fuja de Memphis. Se quiser alguma outra marca descubra se o instrumento não é feito de laminado (boas madeiras utilizadas em violões mais em conta são Spruce, Rosewood, Nato e Mogno) e teste a sonoridade. A dica é pegar um violão de faixa de preço superior e comparar o som. Agora, vou brincar com meu novo Strinberg.

Grande abraço e muita música!



Nenhum comentário:

Postar um comentário