terça-feira, 6 de agosto de 2013

Som automotivo: Como montar um som de qualidade (SQ) barato.


Olá galera, tudo bem? Algumas pessoas me perguntaram sobre coisas para carro, e resolvi fazer esse post. Eu sou extremamente viciado em música, escuto o dia todo, curto demais um bom rock (dos mais leves ao heavy metal) ou música eletrônica (dutch house ao dubstep). Quando comprei meu primeiro carro (o 206 bomba) a primeira coisa que fiz foi colocar som, e nisso viciei em som automotivo. Já passaram pelas minhas mãos tudo quanto é tipo de equipamentos que imaginarem, e meus maiores gastos com 'futilidades' foram em som.

Já tive corneta, super tweeter, 6x9, kit duas vias, uns 8 tipos de subwoofers diferentes, módulos tenho 4 parados aqui em casa, fora o que uso no carro. Já futriquei demais em som, e conforme fui adquirindo conhecimento, descobri que a maioria dos profissionais da minha cidade não sabiam coisa nenhuma, e tive que aprender a fazer as coisas sozinho. Todos os meus sons (com excessão do primeiro) foram montados por mim, e assim acabei aprendendo bastante.

Um som de qualidade (conhecido com SQ ou Sound Quality System) se caracteriza por reproduzir bem todas as frequências audíveis (a até algumas inaudíveis), ter um excelente stereo e criar um "efeito de palco". Esse efeito é a capacidade do sistema de reproduzir os intrumentos como se realmente existisse um palco à frente do seu carro, você conseguirá localizar perfeitamente onde se localiza cada instrumento. Isso é chamado de imagem sonora. Um bom sistema de sq deve poder formar uma boa imagem sonora e criar um bom efeito de palco. Além disso possui consequentemente grande força sonora (volume).

Para iniciar um sistema de SQ de entrada o sistema mais popular é composto de Unidade Principal (Player), Kit Duas Vias, Subwoofer e Amplificador, e mais nada. O kit duas vias será instalado nas portas dianteiras do veículo, com o tweeter na parte mais alta para elevar a saída de audio, normalmente alocado na coluna ou sobre o painel. Isso visa criar o efeito de palco sonoro e possibilitar a criação da imagem, em que o ouvinte consiga distinguir de que direção soa cada instrumento, como se realmente houvesse um palco a sua frente. Evita-se ao máximo a utilização de qualquer falante nas portas traseiras ou tampão, justamente para não atrapalhar esse efeito de palco. E não se preocupe, um kit duas vias bem alimentado sonoriza satisfatoriamente o carro todo, a ponto de não se conseguir conversar dentro. O subwoofer normalmente irá na mala do veículo, e é responsável por reproduzir as frequências extremamente graves, as quais o kit não alcança satisfatoriamente. Não há problemas em deixar o sub na mala porque o ouvido humano não consegue localizar a origem de frequências muito graves.

Todos os falantes deverão ser ligados no módulo amplificador, para que recebam a potência necessária. Um ampli de 4 canais é o mais utilizado em sistemas simples. Posteriormente, se desejar mais rendimento do sistema, pode-se fazer o tratamento do veículo com mantas especiais, que visam dar rigidez e eliminar ruídos externos. O SQ por ser essencialmente um sistema que busca qualidade sonora é extremamente agradável de se ouvir, porém também tem alto spl (vulgo "volume"). Quem ouve um som SQ nunca mais quer saber de outro sistema som, tamanho o prazer em se escutar um som forte e de qualidade. Já tive todo tipo de som, e como disse, me encontrei no SQ. Você escuta instrumentos que nem sabia que existiam nas músicas, e todos seus cds ganham vida nova.


Outro dica interessante a ressaltar é que atualmente os smartphones já possuem GPS e todo tipo de multimídia possível, portanto, não gaste seu dinheiro com centrais multimída, gaste com um bom player que tem a sonoridade muito melhor que qualquer central. Kenwood, Clarion, Pioneer são boas marcas. Compre também o suporte para fixar seu celular no painel que facilita muito e deixa o interior do carro mais bonito, com o gadget integrado. Assim, o smartphone funcionará como sua central e você terá toda a qualidade sonora de um bom player.
 
Projeto de SQ básico bem barato: Subwoofer bravox premium, NAR ou Pioneer 10 polegadas - kit duas vias Bravox Cs60B ou Selenium - Módulo SD400.4, T400.4 ou Banda 400.4. Não dá nem 600 reais e é um som de passar inveja, com muito melhor definição, volume e qualidade que qualquer carro do mercado nacional. A caixa pro sub você também pode comprar pela net por uns 40 reais. O player fica a sua escolha mas como disse, compre um player bom e deixe o smartphone como central.


EDITADO: Excelente apostila de som automotivo, capaz de tirar todas as suas dúvidas com dicas de quais equipamentos comprar e como montar cada tipo de sistema: http://www.4shared.com/office/VeLI8Ex2/Apostila_Som_Automotivo.html

Modelo de sistema SQ:

E se eu não tiver espaço para subwoofer?  

Grande parte das pessoas não pode gastar espaço do carro colocando um sub, seja por terem filhos, GNV, pick-up ou qualquer coisa assim e mesmo assim querem ter um bom sistema de som. Felizmente hoje em dia existem subwoofers bem pequenos bom excelente qualidade. Procure um subwoofer de 8" ou até mesmo de 6" que exigem mínimo espaço e atualmente tocam tão forte quanto os grandes. Não os subestime!
Em último caso compre um subwoofer slim e deixe-o debaixo do banco.


Grande abraço e qualquer dúvida estamos aí.

269 comentários:

  1. taquiupariu macho...

    gastei:

    - 70,00 som multilaser
    - 60,00 2xtriaxial 6x9
    - 15,00 antena stetsom
    - 20,00 MO instalação
    ------------
    165,00

    tá passando de bom! hauhauahuahauhauahaua

    victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSUAHEAS pior que já usei som assim muito tempo, inclusive com esse player multilaser! kkkkkk mas quando o vício pega... kkkkkkkkkk
      Abraçao

      Excluir
  2. Legal o tópico cara! Pouca gente fala de carro nos blogs, como se ter um ou trocar fosse pecado mortal. Mas se a gente tem grana pra investir e ainda pode ter um carrinho, que mal tem né?

    Pow, meu carro é um peugeot 207 e não tenho os problemas que vc teve com o seu 206. Gosto muito dele, apelo esportivo, motorzinho nervoso e muitos acessórios legais. Queria dar uma incrementada no som, mas não entendo nada. Eu quero um som como o seu, com mais qualidade e menos volume, pois só escuto meus rocks dentro do carro.

    Meu carro tem uma peculiaridade: um enorme bujão de GNV na mala. O que vc acha daquelas caixa seladas slim, tipo essa daqui?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494929908-caixa-selada-bravox-flt-box-com-subwoofer-de-10-polegadas-_JM

    Queria por um tampão desses daqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497559224-tampo-trio-personalizado-peugeot-206207-_JM

    Pode me dar uma sugestão de set pra completar ele?

    Valeu pelas dicas cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu rádio é esse daqui:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491530869-dvd-player-automotivo-tela-3-tv-digital-integrada-mex-v50dt-_JM

      - Potência de Saída: 26 W RMS X 4

      Excluir
    2. Fala anon beleza? Mano eu também sou apaixonado em carro, e não tem jeito, tudo que sobra eu torro no carro, mas a grana dos investimentos é primordial, lógico. Cara som interno é kit duas vias e subwoofer, só. Um kit bem amplificado faz um barulho absurdo dentro do carro, não precisa de mais. Quanto a esses subs slim eles são uma bosta, faz o seguinte que fica mais barato e toca muito: compra um sub de 8" e manda fazer uma caixinha pra ele com uns 10 litros que fica minúscula e toca igual a um subwoofer grande. Tamanho não é documento em se falando de sub. Hoje em dia até o povo tá usando mais sub pequeno, virou "tendência". Esse aqui é excelente e tá a um preço muito bom:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483398721-keybass-subwoofer-ksw-8-115-8-black-panther-200-wrms-4-ohms-_JM
      Tem vídeo no youtube de sub de 8 batendo 140 db, coisa que eu não batia nem com 2 de 12. Esquece esses tampões e essas firulas, busque no google por som sq básico ou sq de entrada que você vai ter realmente idéia do que é um bom som pra dentro. 6x9, corneta e essas coisas é pra quem quer abrir a mala, e hoje em dia é muito difícil se arrumar um lugar ra fazer isso, além desse som ficar bem pior que o do kit duas vias. Pega o dinheiro desse tampão e compra um ampli que vc vai ter um som infinitamente melhor. Um sqzinho bom pra você:
      Kit duas vias bravox CS50U (120 reais), Módulo SD250.2 (150 reais) subwoofer keybass 8" (115 reais). 400 reais e um som excelente, dá até pra abrir a porta e fazer uma zuadinha. Esse som vai te dar palco sonoro e cobrir muito bem todo espectro de áudio, garanto que vai ficar bem melhor que tampão. Desculpa pelo texto grande, e parabéns pelo carro, acho o 207 lindo mesmo, mas como tive problemas com meu 206 não tive coragem. Grande abraço.

      Excluir
    3. Cara, que desculpa que nada! Excelente post. Tem muita gente entendida discutindo som de carro na net, mas pouca gente dá atenção a novatos noobs como eu. Vou te alugar mais um pouquinho com perguntas básicas, ok?

      Kit Bravox CS50U 2 vias, vem com 2 caixas para as portas da frente e 2 tweeters, que eu instalo ali perto do retrovisor, certo?

      O Módulo SD250.2 é um aplificador, certo? Ele recebe o sinal de todos os falantes ou só do subwoofer?

      Essa caixinha é só para subwoofer? Qual é o melhor lugar para colocar ela? Pode ser embaixo do banco?

      O que vc acha de isolar a porta com manta asfáltica?

      Colocar falantes nas portas traseiras muda muita coisa em termos de qualidade do som?

      Agora eu que tenho que me desculpar por tantas perguntas...rs

      Valeu mesmo!

      Excluir
    4. Anon eu adoro falar sobre som automotivo, então não se preocupe. Sim, no kit as caixas ficam em baixo e os tweeters perto do painel, isso vai fazer com que vc tenha a sensação de "palco" justamente pelo som estar vindo na altura dos seus olhos. Vai parecer que o cara está cantando pra você. O sd é um amplificador, e ele recebe sinal de todos os falantes, vai amplificar todos e muito bem, seu kit e o sub vão tocar muito forte amplificados, sem falar que a qualidade sonora melhora 100%. A caixinha é só pra sub,e pode ser instalada em qualquer lugar que couber, inclusive embaixo do banco (com sub de 8 acho que cabe). Quanto a isolar a porta acho que é desnecessário. Isso só é importante em sistemas pesados, em um sq de entrada pode instalar normal mesmo. O problema de colocar falantes na traseira é que você perde o "palco" que te falei, e os falantes traseiros anulam o agudo dos dianteiros, então é melhor deixar sem. Não se preocupe que com o kit no amplificador ele sonoriza muito bem o carro todo, quem vai atrás não vai sentir falta de som, e você terá um som a nível ou melhor que home theater. Se não souber instalar compre os equipamentos e mande em uma loja pra instalar, mas não caia em papo de vendedor, não coloque mais nada que ele sugerir, isso que te passei já é um sq completo, qualquer coisa a mais vai atrapalhar. Se quiser mais som ainda depois é só comprar equips mais tops, mas o "esqueleto" do sistema é sempre kit, sub e amp.
      Um sqzinho pra vc ter ideia Logico que por youtube fica bem pior que ao vivo pq a câmera não consegue captar graves, mas repare na clareza de cada instrumento mesmo com uma câmera lixo, e no efeito do stereo: https://www.youtube.com/watch?v=uuvIWNgr_yo
      Grande abraço

      Excluir
    5. Essas dicas que vc me deu foram muito valiosas, vc não tem noção. Nos fóruns da vida, os entendidos só sabem dizer "use a pesquisa novato". Daí vc pesquisa, mas não acha as info básicas que todo novato precisa.
      Esse kit que vc me passou, vou adquiri-lo em breve. Vou te mostrar as fotos e se possível gravarei um vídeo.

      Quanto ao aparelho Sony que tenho (link aí em cima), existe risco de incompatibilidade nessas coisas de impedância e potência que eu não manjo nada? hehe

      Excluir
    6. Vlw anon! Não vai ter imcompatibilidade, seu DVD é ótimo e vai te dar uma boa saída de aúdio. Grave mesmo, se gravar o vídeo vou ficar muito satisfeito em ver! Já penei muito em fóruns também, não achava o que queria na busca e os caras bloqueavam meus tópicos porque diziam que "tinha na busca". Mas agora que vc já sabe como montar uma sonzera repasse a info pra quem precisar! E invista, pq isso é mais importante que qualquer som, grana de aporte vem em primeiro lugar sempre! Grande abraço

      Excluir
    7. Ah, se quiser um sub mais barato tem o unlike de 8" tbm, mas o keybass é melhor. E só pra você saber se te falarem, o sd250 vai tocar o kit no máximo mas não vai tocar o sub com força total, porque ele tem saída de 125 rms e o sub suporta 200 rms. Mas mesmo assim tocará forte. Agora se quiser um módulo que toque tudo 100% o sd400.4 toca tudo no máximo mas é um pouco mais caro. Abraço.

      Excluir
    8. Pois é, esses especialistas de fórum sequer tem a boa vontade de fazer um tópico fixo com informações básicas para os novatos. A verdade é que todo site tem uma panelinha que não reconhece que são os novatos que fazem o fórum respirar e existir.

      Mas eu gostei do sq básico do post.

      Subwoofer bravox premium 10 polegadas, kit duas vias Bravox Cs60U, módulo SD400.4

      Achei tudo hoje, menos o módulo. Surgiu uma dúvida: a litragem ideal para o sub. Segundo o vendedor, a litragem influencia na qualidade do som. Eu preciso de uma litragem baixa, pois praticamente não tenho espaço no porta-malas. Segundo o vendedor, colocar embaixo do banco não é bom, mas não senti firmeza na resposta dele. O que vc sugere?

      Excluir
    9. Anon, qualquer módulo de uns 400 rms vai tocar seu sistema. Se encontrar algum outro pode comprar, só fuja de pyramid da vida. Sim, a litragem interfere no seguinte, quanto maior mais o sub "desce". Mais ele toca frequências baixas, próximas aos 20hz e quanto menor mais "ataque" o sub tem, que são as batidas rápidas, próximas dos 60 80 hz. Como você curte rock você precisa é de ataque pra tocar os bumbos e pedais, caixa grande ficaria ruim. Além disso, Quanto maior o sub maior a litragem (volume), assim se você pegar um sub de 8" acredito que caberá embaixo do banco mas um de 10" já não sei. Faça caixa selada porque ela precisa de menos volume ainda. Você atendendo a litragem necessária pode colocar o sub em qualquer lugar que dá na mesma, inclusive em baixo do banco. O ouvido humano não consegue perceber a origem dos sons graves, por isso qualquer lugar dá certo. Pede pra ele fazer e colocar, se não gostar é só passar a caixa pra mala! O bravox de 10 precisa de apenas 23 litros na selada, isso não ocupa praticamente nada de mala e talvez caiba em baixo do banco. Mas se eu fosse vc iria de sub de 8" que com certeza cabera no banco.

      Excluir
    10. Cara, já favoritei seu blog aqui. Vc saca muito do negócio. Se vc falar de carro e finanças vai ter um monte de fãs! hehe

      Então eu vou na configuração que vc passou:

      Kit duas vias bravox CS50U: R$ 120

      Módulo SD250.2: R$ 160

      Subwoofer keybass 8": R$ 115,00

      Nesse caso, só terei som nas portas da frente, tweeter e subwoofer embaixo do banco, certo? O que é suficiente para um bom desempenho dentro o carro, que é o desejo, correto?

      E qual litragem usar para o sub de 8"? Tem um site que calcula isso?

      Excluir
    11. Pra fechar: esses falantes da bravox vão nas portas ou no tampão atrás?

      Excluir
    12. Vão nas portas da frente. O tweeter vai em cima do painel, no local original já que seu carro tem (perto de onde regula o retrovisor), só vai em baixo do banco o sub. Pede pro instalador fazer a maior caixa que couber em baixo do banco que vai satisfazer o sub de 8". Grnade abraço e quando montar me mostra ein?!.

      Excluir
    13. Vou mostrar sim! Valeu pelas dicas!

      Excluir
  3. Thales gosto muito o fazer por si mesmo, curto muito o teu blog e as tuas dicas, dá pra ver vc manja mesmo de som.Uma vez fiz todas as calculeiras em eletrônica para as dimensões das caixas de sons para meu carro e as confeccionei, pois também sei marcenaria.Para um ouvido mais "exigente" percebi que não cheguei na qualidade profissional de especializado em Áudio.O negócio é comprar o tampão pronto com todas as curvas e se alguém quiser fazer uma caixa de som amadora com marcenaria, hoje em dia é muito mais barato comprar além de ter melhor qualidade estética, a gente em casa não consegue ter todo o ferramental de quem fabrica caixas de som.
    Vantoir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anon! Eu também sou adepto do DIY, mas principalmente pela diversão. Comprar com certeza sai melhor, mas fazer é mais bacana! kkkkkkkk Grande abraço

      Excluir
  4. Muito interessante a discussao sobre som automotivo. Gostei do sistema de som de qualidade e acessivel. abraco e obrigado pelas cicas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dica kara estou trocando de carro o que VC sugeri para um pálio com custo beneficio?

    ResponderExcluir
  6. Thales, valeu cara!
    Era exatamente isso que eu tava procurando.
    Tô começando a montar o meu som agora. Vou enumerando as perguntas, você podia me respoder por favor? Agradeço desde já...
    Vou ouvir preferencialmente ROCK, do mais leve, mais indie/alternativo até hardcore e um pouco de metal.
    Um pouco de eletrônico, do tipo Prodigy, Fat Boy Slim, mas mais pra curtir o som do carro mesmo, hahaha.


    Minha idéia era a seguinte (Meu carro é um 207 2010/2011):
    >>>APARELHO: Pioneer MVH-358BT (Com bluetooh mais controle de SUB, (1) você sabe se com isso eu consigo regular o SUB direto no som? Tipo, quero jogar mais potência no SUB e aperto um botão no som?
    ~330 reais (kabum)

    >>>KIT DUAS VIAS: [Já comprado] Bravox CS60 Diamond (6",70rms 4ohms). Li que esse é um Kit 2 vias mais top da Bravox, e achei num bom preço, decidi comprar logo.
    ~243 reais (shoptime)

    >>>COAXIAL TRASEIRO: Bravox CX50B (5" 60rms, 4 ohms). Imaginei que devia colocar. (2) Você acha mesmo que não é necessário? Não da um UP no som? E se eu colocar outro kit 2 vias na porta de trás?
    ~129 reais (kabum)

    >>>SUB:
    Idéia inicial: Bravox Premium Plus (10", 160rms, 4ohms). (3) Achei por 95 reais, achei um preço super bom, ele dá um som legal? Sabe onde eu posso comprar uma caixa pra ele?
    ~95 reais (kabum)
    Outra idéia: Bomber Upgrade (10", 350rms, 4 ohms). Li uma reportagem e falaram muito bem dele: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/especialista/subwoofer-som-540094.shtml . Por isso fiquei na dúvida.
    (4) Você acha que vale a pena pagar 120 reais a mais e pegar esse SUB ao invés do BRAVOX?
    ~215 reais (kabum)

    >>> CAIXA (5) Selada ou dutada? Pelo que vi as especificações desse SUBs, parece que preciso de uma de em torno de 25 litros.
    Quanto custa mais ou menos?

    >>> MÓDULO
    Aqui eu não sei direto como devo fazer, pelo que eu entendo deveria ser o seguinte:
    SUB 160rms, 2 vias 70rms cada uma (140 total), coaxial 60 rms cada (120 total). (6) Logo eu precisaria de um módulo de no mínimo 420watts (160+140+120)rms?
    Sobre a marca, eu estava pensando em Taramps ou Stetsom. Vi você falando desse sd, (7) é uma marca boa?
    Outra pergunta, vi o Taramps TS400, a especificação dele é a seguinte: 4Ohms 252W - 4x63W; (8) isso significa que na verdade cada um dos canais só manda 63W a 4Ohms? Teria que usar um canal pra cada falante do Kit 2 Vias (126W) e sobraria só os outros 126W pra mandar pro SUB, é isso?

    >>>INSTALAÇÃO:
    Cara, eu sei um pouco de eletrônica, fiz Engenharia Mecatrônica na USP, e até montei pedais de guitarra em casa. (9) Quanto custa uma instalação? É muito difícil/perigoso fazer em casa?
    (10) Posso usar tudo 4 ohms mesmo, até o SUB?

    Agradeço mais uma vez pela ajuda e pela postagem!
    Também gosto muito de música. Tenho até um mini home studio em casa,fones AKG, placa de som Focusrite, monitores de audio Fostex, pedal de guitarra POD HD300, guitarra epiphone les paul, baixo cort. Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto e quiser trocar figurinhas sobre, por favor, procure, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, tudo bem? Bom, os equips que você está escolhendo são muito bons. Quanto ao sub eu ficaria com o Bravox, porque tem um ótimo som, o upgrade não é melhor a ponto de custar mais caro. Como você escuta mais rock o ideal seria uma caixinha selada porque ela tem resposta mais rápida, o que faz ela não embolar nos pedais duplos. A dutada é mais pra gravão estilo hip hop. A sua ideia quanto a módulo está certíssima, precisa de um em torno de 400 rms, as marcas top hoje em dia são Soundigital, Taramps, Stetsom e Banda, qualquer uma dessas que pegar estará bem servido. A caixa você pode comprar pelo mercadolivre mesmo, e a instalação é bem simples. Som é corrente contínua, é só ligar positivo e negativo kkkkkkkk. A única coisa que precisa pesquisar é sobre associação de falantes pra ligar correto no módulo, mas não se preocupe, se errar não queima, só não toca. Aqui na minha cidade cobram uns 100 pra instalar um som desses, eu sempre instalo sozinho. E se eu fosse você tiraria esses coaxiais da traseira, um kit bem alimentado toca muito forte, e esses coax destroem o palco. E sim, no pioneer existe controle independente de sub. Qualquer dúvida deixa ae! Grande abraço

      Excluir
  7. Primeiro obrigado pelo post.
    Estou montando meu primeiro sq e li todos os comentários e dicas acima.. também não quero montar meus sons pros outros e prefiro som interno de alta qualidade, se possível a baixo custo.
    Pensei em montar esse sq para spacefox:

    CD Player: PIONEER DEHX8580BT PR 12V MIXTRAX
    *Subwoofer keybass 8" (caixa 10 litros embaixo do banco, porque não quero usar o espaço do porta mala, é recomendado?)
    *Kit 2 vias Bravox Cs60U 6 Pol 120w
    *Módulo SD400.4

    Tenho algumas dúvidas:
    *Vale realmente a pena colocar o woofer embaixo do banco do passageiro? o porta-malas é grande, mas não queria utilizar ele com a caixa.
    *Essa configuração vai ficar legal num carro um pouco maior?
    *Estou na dúvida entre o SD250.2 ou SD400.4 pelo custo benefício, queria gastar no máximo R$550 reais, já que investi um pouco mais no CD Player e o conjunto acima com o SD400.4 já da por volta de 480 reais sem instalação.

    Agradeço mais uma vez pelas ótimas dicas. Obrigado


    ResponderExcluir
  8. Tudo bom Marcus? Seu player é ótimo, e entre esses dois módulos vá de sd400 porque tem corte, aí você pode cortar o sub de 80hz pra baixo e o kit de 80 pra cima, que é o ideal. Assim o kit suportará mais potência sem distorcer (justamente por não ter que tocar grave) e o sub não vai embolar. Só compensa colocar o sub em baixo do banco se você de jeito nenhum quiser perder porta malas, porque se colocar o keybass numa caixinha de 15L selada na mala tocará bem melhor que em uma de 10. A de 10 quebra o galho e te dá um bom grave, mas quanto mais volume mais subgrave rende, então na mala ele tocaria frequências mais baixas. Esse kit é bom e se puder ponha o sub na mala, 15L não é nada pra um space. E não se preocupe, já vi kit e sub em um space e não faltava som, ainda mais com os cortes feitos e módulo forte, que como disse, você poderá botar potência no kit que ele não arrega justamente por não ter que tocar grave.
    Quando montar o som manda um vídeo ae pra eu ver! Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela resposta Thales!
    Pode deixar que assim que pronto eu te mando o video.

    Ultima dúvida, prometo, hahahaha.
    encontrei essa caixa de fibra na internet, que ocuparia menos espaço da mala.

    http://www.consaut.ind.br/ecommerce_site/produto_12453_5667_Caixa-fibra-Space-Fox-esquerdo

    ela possui 22 litros e nesse caso pelos comentários e dicas acima, imagino que funcionaria bem com a bravox premium 10", o que acha?

    To ansioso cara, o carro chega na quinta, o cdplayer na sexta e já vou encostar pra montar o sq :)

    Valeu





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ainda! essa caixas de fibra são bacanas e 22l vai render muito bem de grave interno no sd400. Ia te sugerir elas, mas como são mais caras achei que não ia querer rsrsrsrsrs
      Mas vai ficar muito bom o sisteminha, pode apostar! Abraço.

      Excluir
  10. Olá Thales, tudo bem?
    Li seu post e fiquei encantado, tanto pela forma com que escreveu e mais ainda na paciência em responder cada uma das perguntas com bastante entendimento do assunto. Já favoritei aqui e vou passar para meus colegas, vc é top, rs!
    Seguinte: estou montando um som aqui, e sou tão leigo quanto os demais que te perguntaram. A idéia é de som interno, mas que eu possa ouvir bem legal quando eu fizer um churrasquinho no quintal de casa só com a família mesmo(abrindo um pouco a mala e sem precisar ligar o som de casa). O que eu escuto no carro é bastante samba(tipo Revelação, Péricles e afins).Olha o que eu tenho aqui já instalado e p instalar:
    - Cd Player Pioneer DEH-4450BT (já instalado)
    - Kit duas vias bravox CS50U(já instalado nas portas dianteiras e os tweeters no painel)
    - Um par 6x9 Bravox B4X69T
    - Subwoofer Bomber Upgrade SW10UG350-BD 10” 350W RMS

    Com essa configuração, qual módulo eu compro?
    Li aqui que o Módulo SD250.2 já resolve, e que o SD400.4 seria o ideal, mas vc poderia me dar outras opções(a baixo custo, claro)?
    Outra pergunta: tem algo aí que eu não preciso?
    Abração, e continue nos ajudando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, faltou eu informar: assim que eu montar tudo, mando o vídeo p vc!

      Excluir
    2. Olá tudo bem? Olha o SD400 é o ideal, e tem outras opções mais infelizmente são todos na mesma faixa. Stetsom 400.4, Banda 2.4 e taramps T400. Qualquer um que você pegar desses estará bem servido. Não pegue módulos xing-ling porque nunca dão a potência declarada. Seu set tá bem bacana, pra um som misto, e quando instalar deixe os 6x9 atenuados pra não estragar o efeito de palco, e quando for tocar pra fora você aumenta o volume deles (pelo player mesmo você faz isso). Abraço

      Excluir
    3. No seu player tem um controle de front e hear, que controla respectivamente o volume dos falantes da frente e traseiros. Vc deve deixar os traseiros com volume mais baixo, pra não atrapalhar o palco sonoro. Se nao como os 6x9 gritam muito o som vai vir de trás de você e você perde o efeito stereo.

      Excluir
    4. Huuuuumm, ótimo saber disso! Obrigadaço Thales!!!
      Qto ao módulo, que acha desse aqui? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503402532-modulo-amplificador-stetsom-cl-1000-he-480w-4-canais-_JM

      Excluir
    5. Esse ampli não serve, ele não tem entrada RCA, você precisa de um ampli com entrada RCA (aqueles cabos de áudio de DVD). Se você quer um ampli barato compre esse:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505469274-modulo-amplificador-explosound-600rms-xm1600-4-canais-_JM
      Mas não se engane, ele é chinês e não dá os 600 rms, dá no máximo 400. Agora se tiver um pouquinho mais de grana vá de sd400.4. Abraços

      Excluir
  11. Boa noite amigo. Com R$ 1000,00 o que vc recomenda pra montar uma excelente som interno para o Novo Palio 12/13 ?

    ResponderExcluir
  12. Thaleco blzera Brother... to um tempo aqui só acompanhando os comentários e respostas sua pra galera....
    É o seguinte brother, realizei o sonho do comprar um gol quadrado, o cara me deu ele com som... mais ta baleado pra caramba, inclusive vou ter que mandar refazer a fiação toda novamente, o som que ele me deu veio com dois falantes de 8" de 200 Watts RMS no tampão e 2 twitters daqueles bolinha tbm no tampão... eu gostaria de utilizar isso pra montar meu som, na realidade ñ quero som bombadão ñ... quero qualidade sonora, pra curtir um rock n´ roll... ouvir os graves dos baixos, os solos da guitarra, e chimbal de bateria perfeitamente, quero instalar um kit 2 vias nas portas... o que vc recomenda pra mim, compensa continuar com os 2 de 8" ou melhor trocar qual potência me indica, e crossover... ñ quero caixa selada, pq tenho um filha pequena e sempre to usando porta malas... me ajuda ai brother.. Desde já te agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano, tudo bem? Cara, infelizmente sem sub não dá pra ter graves fortes e ouvir bem o som do baixo, dá pra quebrar um galho. Tenta colocar pelo menos um sub de 8 na mala, hoje em dia eles tocam muito forte, não perdem em nada pros grandes e ocupam um espaço mínimo, quase nada mesmo! Tenho certeza que não vai te atrapalhar a carregar suas coisas. Te indico como custoxbenefício:
      Subwoofer keybass ou falcon 8" em caixa selada (é menor), e um kit bravox cs60U ou selenium na frente. De módulo um SD400.4 ou T400. Não precisa de crossover porque já vem no módulo. Se de qualquer modo não quiser de jeito nenhum o sub, deixe os de 8" no tampão, tire os tweeters (porque eles estragam o palco) e deixe só o duas vias na frente e os de 8" atrás. Módulo pode usar o mesmo. E parabéns pelo gol quadrado, é sonho mesmo esse carrinho!

      Excluir
  13. Prezado tenho uma ecosport, o que sugere até R$ 500,00. Tenho preferência musical por músicas eletrônica, pop, hip hop, rap...
    Agradeço a sugestão e parabéns pelo post/blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem mano? Te indico o que sugeri no próprio post, sub de 8" ou 10" bravox premium, keybass ou falcon, caixa selada e kit duas vias na frente. Só. De módulo um SD400 ou T400 ou ainda um Stetsom 400 rms. Dá pra comprar tudo pelo ML que fica mais barato. Grande abraço e com esse som terá uma excelente qualidade.

      Excluir
    2. Prezado achei esse aqui Subwoofer Premium Plus P12x-D4 220Wrms - Bravox, ou Subwoofer Falcon 10 Polegadas Fs 560 S10 (140 Wrms) 4 Ohms qual seria melhor? Qeu tipo de caixa sugere?

      Excluir
    3. Prefiro o Bravox. Se tiver espaço faça uma dutada, se não, selada (é menor)

      Excluir
    4. Posso então colocar um sub de 12" (bravox) sem problemas na perda de qualidade? Obrigado pelas dicas.

      Excluir
    5. Pode sim ,se tiver espaço! Mas hj em dia os subs pequenos tocam tanto quanto os grandes. Abraços

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola! O que vc me segure ate R$ 500,00. tenho um celta e nele tem 2 6x9 de 120 rms cada (impedancia: 4ohms)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro o set que tem no post. Se puder vender esses 6x9 melhor ainda... Abraços

      Excluir
  16. Thales,

    Ví a configuração de som que você indica pra glr...é justamente o que procuro..

    Mas ficou uma dúvida....qual fiação devo usar ?

    Flávio (Fortaleza-Ce)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16mm para o módulo e pode ser até 1mm para os falantes. Cabo RCA qualquer um que não seja aqueles de 5 reais já supre... Abraço

      Excluir
  17. Thales,
    Tudo bem???
    Vou resumir minha historia. Lá em casa somos três garotas e temos um carro que a mais de um ano esta sem som.
    Como tirei minha carteira e ando neste carro, tô ficando incomodada em dirigi-lo e não poder escutar musicas enquanto passeio.
    Gostaria da sua ajuda para escolher um bom som automotivo, sendo que é mais ambiente, nada pra "tirar onda" ou "fazer barulho".
    Não tenho nada, nem o som, nem alto falantes.. E desconheço totalmente sobre o assunto.

    Me ajuda?
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  18. Thales,
    Tudo bem???
    Vou resumir minha historia. Lá em casa somos três garotas e temos um carro que a mais de um ano esta sem som.
    Como tirei minha carteira e ando neste carro, tô ficando incomodada em dirigi-lo e não poder escutar musicas enquanto passeio.
    Gostaria da sua ajuda para escolher um bom som automotivo, sendo que é mais ambiente, nada pra "tirar onda" ou "fazer barulho".
    Não tenho nada, nem o som, nem alto falantes.. E desconheço totalmente sobre o assunto.

    Me ajuda?
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  19. Thales,
    Tudo bem???
    Vou resumir minha historia. Lá em casa somos três garotas e temos um carro que a mais de um ano esta sem som.
    Como tirei minha carteira e ando neste carro, tô ficando incomodada em dirigi-lo e não poder escutar musicas enquanto passeio.
    Gostaria da sua ajuda para escolher um bom som automotivo, sendo que é mais ambiente, nada pra "tirar onda" ou "fazer barulho".
    Não tenho nada, nem o som, nem alto falantes.. E desconheço totalmente sobre o assunto.

    Me ajuda?
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já comentei a config ideal seria player, kit duas vias, modulo e sub. Isso é um excelente som interno, que permite bom volume e boa definição. Player qualquer um da pioneer, módulo um SD250.2, kit um bravox cs60b e sub um keybass ou bravox premium. Mais simples que isso só se usar apenas os kits das portas, que vai precisar apenas do player e dos falantes das portas (compra em qualquer lugar só pedir pelo nome do carro). Mas esse segundo não chega aos pés do primeiro. Apenas permitiria ouvir música, mas sem detalhamento, palco ou volume. Se puder botar o sub coloque, compre nem que seja um de 8" que nao ocupa quase nada. Qualquer loja de som instala pra você, ou se quiser se aventurar tem tutoriais na internet mostrando como instalar, é só procurar no google. Entao é isso, som bacana: kit duas vias bravox ou selenium, player pioneer (pode ser o mais barato), módulo sd250.2 e subwoofer de 8". Som só pra ouvir: kit original e player. Grande abraço e qualquer dúvida é só deixar ae.

      Excluir
  20. Thales, boa tarde;

    Rapaz eu estava pesquisando sobre um set de baixo custo e com qualidade, algo que parecia impossível, de acordo com o que andei vendo pela net, até que cheguei aqui.

    Nossa, vc de forma clara e objetiva, conseguiu me dar um norte. Achei muito bacana sua atenção com os novatos.

    Legal hein. :)

    Parabéns e está favoritado, continuarei acompanhando suas dicas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô cara, eu que agradeço pela atenção. Quando eu queria montar o som eu ouvi cifras absurdas dos "entendidos". Falavam que com menos de 6mil não dá pra começar, e que um monte de produto era ruim e blá blá blá. Resolvi então arriscar, estudar e montar eu mesmo. Resultado, com menos de 1000 reais montei muito set de deixar de boca aberta. Galera que entra no meu carro encabula, e meu set não custa 800 reais. Assim, quis repatir com a galera, porque eu senti falta disso quando pesquisei, e agora geral tem a informação disponível aqui. O que me deixa feliz é quando chegam caras igual a você aqui, que realmente se dispoem a ler e botar em prática. Grande abraço e obrigado.

      Excluir
  21. Thales, gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar à vc qual a diferença entre Kit 2 vias 600-CS-1 Nar Áudio e Kit 2 Vias Bravox Cs60b 6 Pol. fora o valor, rsrs...

    Possuo um Palio G3 e vou seguir suas dicas para montar meu set da seguinte maneira:

    1- Um dos 2 vias à cima.
    2- Módulo SD400.4
    3- Sub 10 Bravox Premium Plus
    4- Player (qual?)
    Nessa ordem

    Poderia me indicar um bom player custo/beneficio?

    Entre tantos já citados na net, vi o Pioneer Deh 1550 Usb/aux/mp3.

    É bom Alguma outra sugestão?

    ResponderExcluir
  22. Eu uso o Cs60b e gosto muito, toca bem forte e com uma qualidade excelente. Até encabulei quando aumentei no talo, o bixo é forte! A diferença entre kits é que basicamente quanto melhor mais forte ele reproduz os graves e mais cristalinos são os agudos, sinceramente nunca ouvi o NAR, mas falam muito bem deles. Mas o bravox não desaponta, com qualquer um dos dois estará bem servido. Só não esqueça de colocar os tweeters no alto, seja na coluna ou em cima do painel mesmo. Corte (pelo módulo mesmo se faz isso) o kit de 80hz pra cima e o sub de 80 pra baixo, regule o ganho certinho pra não distorcer e pronto, terá um sqzinho top. Escute qualquer música que você goste com um bom efeito estéreo e fique louco com o som e efeito de palco kkkkkkkkk Entre os players os pioneers são os melhores custo/benefício. Qualquer um deles que pegar é bacana. Minha namorada tem esse 1550 e é bom sim. Depois que montar o sistema posta um vídeo ae pra gente! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim o farei.

      Obrigado cara pela ajuda.

      Se pudesse compraria tudo agora. Tô doido . rsrs...

      Excluir
  23. E ai rapaziada, tava lendo ai o artigo, acabei comprando um sub, 2 caixas e um amplificador, so nao sei se ta certo a combinação, alguem pode me ajudar pra dizer se ta bom, ou senão estar o que eu tenho que fazer pra corrigir. As peças são as seguinte
    - Subwoofer Bravox Bravo 12 Pol Borda Costurada 350w Rms
    - Par de Alto Falante Triaxial Bravox B3x 60 6 Polegadas 80w Rms
    - Amplificador Taramp´s Ts-400 400w

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca esses triaxias por um kit duas vias que fica bacana. Qualidade do kit é muito superior a triaxial.

      Excluir
  24. daew cara se por cornetas ira influenciar no sq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim. Corneta é pra trio (fazer barulho), ela detona o parco sonoro e não chega perto da qualidade de um kit.

      Excluir
  25. Thales, gostaria da sua ajuda na aquisição de um bom player.

    Dou preferencia a linha Pioneer pois é a mais recomendada.

    Pretendo gastar em no máximo R$ 300,00.

    Fico no aguardo.

    Ps** Meu kit é o indicado por vc.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510172114-toca-cd-player-pioneer-deh-c-usb-aux-mp3-lancamento--_JM

      Acredito que esse aqui é um bom CxB, mas leve um módulo que possua cortes HPF e LPF (o sd tem).

      Excluir
  26. olá, caso eu colocar 6x9 e cornetas no porta malas irá influenciar muito no sq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, corneta (o nome correto é driver)) e 6x9 destroem o stereo e o palco sonoro. Se colocá-los você vai ter um TRIO (fazer barulho) e não um SQ.

      Excluir
  27. Thales bom dia;

    Gostaria de mais uma ajuda sua.

    Qual a diferença entre o Pioneer DEH-1550UB e Pioneer DEH-1580UB, além do preço?

    Só falta o player para completar o set.

    Fico no aguardo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li dos dois a diferença é só que o 80 tem 2 pares de saída RCA, enquanto o 50 só tem uma. Na prática isso quer dizer que você pode ligar o sub independente dos outros falantes e cortá-lo pelo player, mas como seu módulo tem corte esse recurso é desnecessário. Abraços.

      Excluir
  28. Quero saber se sai um som bom:
    2 selenium-quatro-15' 350w rms cada.
    2 cornetas selenium 250x
    2 cornetas selenium d200
    1 modulo booster 3000 750x4ch
    2 super Tweeter ST 400 Trio
    e como instalar esse som. Se poder me ajudar!!! obrigado

    ResponderExcluir
  29. Fala meu bom!
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa de se expor dessa maneira com a intenção de ajudar o próximo!
    Pois bem, eu tenho um celtinha também, porém ele não tem lugar "origina"l para colocar o tweeter do kit. Onde você colocou o seu?
    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder. Fixei com fita dupla face em cima do painel mesmo, bem pertinho do parabrisa. É um dos melhores lugares. Aí você passa o fio pela lateral do painel.
      Abrços.

      Excluir
    2. Não precisa pedir desculpa pela demora não hehe, é mais um motivo para eu entrar aqui e ver as atualizações do blog!
      Valeu pela informação, só vou pensar bem nisso porque vai chamar a atenção de ladrões.
      Abração!

      Excluir
  30. Boas.
    Eu sou de Portugal e queria instalar um bom som no meu carro e gostei bastante do som SQ, se nao fosse chato gostava de saber a referencia exata de cada aparelho para poder comprar, e gostava que me indicasse um radio bom para o sistema SQ.
    Obrigado
    Cumprimentos
    Ps: se quiser enviar a referencia para o meu mail o meu mail é este: helder.daniel-93@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Sugiro que leia os posts do pessoal acima, vai tirar suas dúvidas. Mas compre um kit duas vias, um player, um módulo e um sub de marca confiável que não tem erro.

      Excluir
  31. fala ai thales, blz? po tira uma duvida minha ai cara ja que tu manja pakas ;? po quero colocar aki no meu carro cara um som bom, ate uns R$1500 R$1600 da pra gastar, queria um som para bater mais dentro do carro, e que tivesse um grave de longo alcance daqueles que treme a janela....hdusdhusadhas.... e um modulo bom, eu estava pensando num tornado de 15 e um modulo banda de 2500 sera que tah bom??

    ResponderExcluir
  32. ah thales esqueci de mensionar so o modulo e o sub dando uns R$1500 tabom ok, tirando fora as cornetas e o twiter pq eu ja tenho aki , so falta o sub com um gravao show e um modulo bom?? vlw

    ResponderExcluir
  33. Eae Thales, blz ? Já favoritei seu blog e gostaria de te parabenizar cara, você fala de maneira simples e direta, o que facilita muito. Sou bem leigo no assunto, e se você pudesse me ajudar em algumas dúvidas para montar meu set estaria agradecido:

    No player: 1550ub pioneer (vi que você já indicou ele anteriormente, possui ganho LPF e HPF, bom CxB, queria saber se dá pra controlar o sub pelo próprio player) - R$ 237 no ML

    Kit duas vias Bravox Cs60 (que você também indicou e tem um bom CxB) R$ 124 no ML

    Sub Bravox Premium Plus 12" 220rms (o que é melhor, bobina simples ou dupla? Com relação à Dutada, encontrei uma de 52L bacana que vou colocar na mala, no site da bravox eles indicam uma dutada de 46L pra esse Sub, dá muita diferença no som essa diferença de volume ? ) Sub R$ 140 no ML

    E por fim o amp da SD 400.4d, o que dá e sobra né: (120rms do kit + 220rms do sub = 340rms) R$ 237 no ML

    Acha que fica bacana cara ? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaria muito bom sim! A caixa grande na verdade ficaria até melhor! Grande abraço e pode ir na fé que vai ficar top!

      Excluir
    2. E a diferença entre bobina simples e dupla é somente a ligação com o módulo, é a mesma coisa de 110 e 220. Como você vai ligar seu sub em bridge ele tem que ser bobina simples de 4 ohms, pra casar com o modulo. Abraços

      Excluir
  34. Ainda não montei meu sq, mais estarei montando em breve(possivelmente final do mes).
    Som que eu quero:
    2 Vias Focal 165 a1
    Módulo alpine pdx-5
    Subwoofer jl audio 12w3v3-12
    Cabos rca, força Focal
    Dvd pioneer 8480 mixtrax (ou um da kenwood q esqueci o nome)

    Já tenho:
    Focal 165 a1
    Alpine pdx-5

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sugiro que leia os comentários acima dos seus. Encontrará tudo que é necessário para montar um bom som. Sai em torno dos 500 a 600 reais, e com disse, você vai precisar de player, kit duas vias sub e módulo. Os que recomendo estão descritos no post. Abraços

      Excluir
  36. Oi, thalles vc pode me passar seu contato? To a meses procurando informações pra montar um som legal mas nao entendo nada e peço pras pessoas que conheço e ninguem me ajuda... vou em lojas querem me cobrar mais de 1 mil so de som rsrs e nao me explicam direito .... como faço pra entrar com contato com ? e vc puder é claro ... obrigada... meu e-mail bruna.villano@hotmail.com bjs

    ResponderExcluir
  37. Thales essse seu post foi excelente.
    Tô querendo montar um som, de qualidade mais que não ocupe muito espaço.
    No mês de Agosto coloquei 1 módulo SD250 e Alto Falantes no Tampão (6x9) da Buuster.

    Tô querendo aumentar potência do som, mais não entendo muito.

    Já me indicaram colocar 4 alto falantes, um sub, ou algo do tipo, e colocar um módulo a mais.

    O que você me dica?

    meu contato: renan.davi@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que você quer. Se que só fazer zuada basta colocar mais um par de 6x9, um sub e um módulo mais forte. Se que qualidade sonora vende esses 6x9, compra um kit duas vias, um sub e pronto, não precisa de mais nada.

      Excluir
    2. Na verdade assim.. Quero fazer zuada, mais com qualidade. kkkkkk.
      Meu carro é um celta 2 portas, e o que não queria era perder muito espaço do bagageiro por isso que coloquei 2 falantes no tampão com módulo.

      Zuada, com Qualidade, sem perder muito espaço?

      Posso gastar até 3.000,00.

      O que me indica?

      Excluir
    3. Thales estava pensando em fazer isso no meu som..
      bom amigo como voce quer por um som de qualidade.

      1ª passo . trocar meus 6/9 booster por pioneer de 600wmax,/ 100wrms.

      o ideal seria por 2 pares do pioneer.

      2ª passo trocar o modulo por um amplificador de 400wrms de 4 canais o ideal seria o ts400x4 taramps de 400wrms.

      3ª passo, trocar o tampão original por um de mdf 15mm/ para poder suportar o peso dos falantes.

      - voce gastaria pouco e teria uma otima qualidade para dentro e fora do carro.

      O que acha?

      Excluir
    4. Olha gente, qualidade sonora está ligada a palco. E não existe palco sonoro com o som vindo de trás. É a mesma coisa de uma pessoa conversar com você de costas, o som fica completamente diferente e sem "localização". O kit 2 vias é que proporciona palco, justamente pelo fato do tweeter ficar separado do mid e em parte mais alta, possibilitando que você identifique a direção de cada instrumento, como se realmente houvesse um palco a sua frente. Sim, com 6x9 no tampão vocês teriam um bom som tanto pra dentro quanto pra fora, mas no sentido SQ da coisa, com palco e imagem sonota não vai dar certo. Como disse, terão só uma zuada legal. Se querem é isso coloquem 2 pares de 6x9 pioneer, mtx ou bravox no tampão, um módulo de 400 rms e já era, vai fazer bastante barulho.
      Abraços

      Excluir
    5. Valeu Thales! Me ajudou bastante!

      Excluir
  38. Thales, bom dia!

    Acabei de comprar um punto/2013, ele vem com o som original integrado ao painel, mas pretendo instalar a sua sugestão (Subwoofer bravox premium 10 polegadas, kit duas vias Bravox Cs60U, módulo SD400.4.) com uma caixa dutada.
    Só me resta uma dúvida: Melhoraria o sistema colocar mais um kit duas vias nas portas traseiras???
    Parabéns pelo blog, e pela atenção aos leitores.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não melhoraria não. Deixa o kit só na frente por que kit atrás só faz estragar o palco sonoro e anular frequências. O valor que vcê gastaria no kit de trás junta e coloca um kit melhor na frente. Grande abraço.

      Excluir
    2. Ah, e esse set aí vai ficar muito bom no punto, que tem uma boa acústica, pode ir na fé. Se quiser um kit melhor os da bravox Cs60b ou selenium também são legais e bem em conta. Abraços.

      Excluir
    3. Thales, valeu mais uma vez pela dica, vou optar pelo Cs60B. (R$ 160 no ML)

      Não to achando o Subwoofer bravox premium 10 polegadas com bobina simples, e pelo que entendi de sua resposta anterior, somente a bubina simpes é compatível com a sua sugestão. Se eu estiver errado, por favor, me corrija.

      Você indica outro subwoofer, ou da pra usar a bobina dupla nesse sistema que vc sugeriu?

      Vc indica alguma loja para fazer a instalação??

      Só pra tranquilizar, seguem os links dos produtos (são esses mesmos?), se mais alguém tiver interesse tem tudo no ML.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505786000-kit-2-vias-bravox-6-pol-130w-cs60b-falante-tweeter-crossover-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512608162-modulo-amplificador-soundigital-400w-sd-4004d-frete-gratis-_JM


      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504884525-subwoofer-bravox-10-polegadas-160w-alto-falante-premium-plus-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513042764-caixa-em-mdf-dutada-para-subwoofer-10-ou-12-pol-30-litros-_JM



      Abraço!

      Excluir
    4. Dá pra usar bobina dupla sim, se for de 2 ohms. O set vai ficar igual ao que tenho no carro! Bacana!

      Excluir
  39. poh tales, tenho um gol g5 quero colocar um som interno maneiro que possa fazer barulho sem perder qualidade tava pensando em um kit bravox 250 rms um sub 500rms e um módulo 1000rms taramps mais um tweeter e uma corneta

    ResponderExcluir
  40. oi Thales, tudo bem?!

    tenho o carro a alguns meses ja, e ainda nao coloquei nada de som, pois tenho um aparelho em casa da PIONNER,

    queria algo bacana, que nao fosse muito alem de 500,00 R$
    um, kit 02 vias da bravox b, seria interessante, e um kit coaxial da bravox e um modulo tbm?
    quais voce me indica?!

    estou no aguardo, futuramente devo colocar mais algo...

    abraços.

    ResponderExcluir
  41. Aos dois que postaram aí em cima, se querem qualidade é PLAYER, SUB, MÓDULO E KIT DUAS VIAS. Só. Nada de driver, tweeter ou coaxial. Isso estraga o palco, não tem qualidade e vai criar um sistema com excesso de médios ou agudos ou falta de grave. O melhor sistema pra quem quer qualidade é esse. Abraços

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Como não entendo nada de som seu post me ajudou bastante Thales, e a partir dele fui fazendo mais algumas pesquisas e montei meu próprio set. Já vi em um comentário que você não conhece a marca NAR, mas se possível gostaria que você me informasse se está dentro dos parâmetros:

    - Kit 2 vias: Nar 600 cs 1 - 50w - 4 Ohms
    - Subwoofer: Nar 10" - 250w - 4 Ohms - bobina simples
    - Amplificador: Soundigital Sd 400.4d Nano - 400w

    Outras dúvidas:
    1) Curto mais hip hop, nesse caso seria melhor a caixa dutada?
    2) No mercado livre o módulo vem com cabo RCA de brinde, será que presta?
    3) 2 canais em bridge e os outros dois para cada via?

    Valeu demais cara! Respondendo ou não você já quebrou um galhão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, caixa dutada dá mais pico, melhor pra gravão. Esse set que vc montou ficará excelente. O cabo que vem quebra um galho e sim, 2 canas em bridge pro sub e os outros dois um pra cada via.
      Abraços

      Excluir
  44. Bom dia Thales, td bom ?
    Por favor, vc poderia dar um suporte para som ( SQ ) nos itens abaixo ?
    Tenho um kit 2 via da bravox CS60D, um Sub Questo Audio 10" ( 350 rms ), e um pioneer Deh 7880, e para tocar esse set pesquisei um modulo da Hurricane H1 480.4 1400W ( 4 canais ).
    O que vc acha ?
    A caixa pode ser dutada ou selada ? Caixa de fibra ou MDF ?
    Se vc tiver uma outra sugestão, só informar..
    Há o veiculo é um Palio G3...
    Valeu pela atenção...
    Grato.
    Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SD, taramps e stetsom muito melhor que hurricane. Hurricane mente a potencia, esse 480 deve dar uns 300 rms. Caixa dutada ñe melhor e mdf é melhor que fibra.
      Abraços e o sistema vai ficar bom!

      Excluir
    2. Thales, boa noite !
      Opa valeu pela dica, vou pesquisar sobre os módulos que vc indicou... Só mais uma dúvida, diz uma coisa em um sistema como esse que mencionei, o melhor é usar 02 módulos St e Mono, ou apenas 01 módulo ? Já ouvi dizer que dividindo o sistema em 02 módulos tem um aproveitamento melhor.. Ou isso é lenda ?
      Valeu mais uma vez..
      Abs.
      Fabio.

      Excluir
  45. Bom dia thales, comprei um hb20 som original de fábrica, ouvi dizer q o sommdele nao possui qualidade e gostaria de um som legal de se ouvir, nao tao forte, porem limpo. Nao sei por onde começar, tenho uns 600 reais pra investir.
    Agradeço se puder me ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir
  46. E ae Thales tudo bem, e quem tem pick-up(camionetinha) o som muda em algum ponto ou equipamento o subwoofer muda em algum aspecto? queria colocar meu subwoofer atras do banco o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem mano? Não muda não, qualquer lugar que colocar o sub não faz diferença, o ouvido humano não consegue localizar a origem das frequências muito grves, então o posicionamento do sub não interfere na qualidade. Coloca um de 8" bom que ocupa mínimo espaço e toca bem! Grande abraço

      Excluir
  47. Intaum cara eu tenhu um uno Queria tar montando um som Bom i meio que alto Oque vc me recomendaria. Gosto de ouvir funk e eletronica ? obs: Nao Quero gastar muito Tipo ums 1.500 1.800 R$

    ResponderExcluir
  48. Fala Thales! tranquilo ??? Em primeiro lugar cara quero parabenizar e agradecer por esse seus post pois foi a minha luz no fim do túnel pq os " profissionais " do som automotivo na internet nunca dão dicas claras como as suas , valew !!!
    Agora vamos ao meu problema rsrsrs ... Quero montar um set de sq só pra ouvir dentro do carro com qualidade , ouço de tudo um pouco pagode, funk , sertanejo , eletrônica e sou apaixonado pelos graves assim quero senti-los dentro do meu carro que é um gol g4 , o set é esse ..
    dvd pioneer dvh-7580av ( já tenho )
    Alto Falante Subwoofer Pioneer Ts-w304r 12 1300 W 4 Ohms (tb já tenho foi um presente )
    Kit Alto Falante Duas Vias 6polegadas Bravox Cs60u 60w Rms

    ai vem a dúvida cruel qual melhor módulo pra tocar esse set ???
    preciso de um crossover ???

    por favor me ajude to louco pra montar ...rsrsrs
    Obrigado pela atenção .. aguardo sua resposta . abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taramps 400 rms 4 canais, Sd400.4 ou stetsom 400 rms 4 canais. Tocará forte e com qualidade. Não precisa de crossover porque em qualquer um desses módulos ele já vem embutido. Abraços.

      Excluir
    2. Valeu parceiro , vou correr atrás do módulo pra montar logo e depois deixo o vídeo pra vcs conferirem abraço.

      Excluir
  49. Muito bom seu post Thales. Gostaria de saber a diferença entre esses dois kit 2 vias!

    1º Opção = http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509606733-kit-2-vias-6-polegadas-bravox-cs60-d-diamond-140w-rms-4-ohms-_JM

    2º Opção = http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502188889-kit-2-vias-6-bravox-cs60-b-130w-rms-4-ohms-com-crossover-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:1]

    Compensa?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom velho? O CS60D além de ser mais potente desce mais e dá agudos mais cristalinos. Em geral a diferença entre kits mais simples e mais baratos é essa: os mais caros tocam os médio-graves mais fortes e os agudos mais cristalinos, ou menos metálicos. Abraços.

      Excluir
    2. Muito Obrigado Thales! Vou acompanhando aqui!

      Excluir
  50. Quanto ao subwoofer,qual escolher: bobina simples ou dupla???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz, isso não muda o som, a questão de bobinas é pra ligar no módulo só. Se for usar um só sub na bridge do módulo pegue bobina simples 4ohms.

      Excluir
  51. Muito legal o seu post. Thales eu vou mudar o som original do meu carro e entendo nada. Vou fazer aquela configuração que você sugeriu: Subwoofer bravox premium 10 polegadas bobinas simples + kit duas vias Bravox Cs60U + módulo SD400.4. Só que eu não achei o módulo que vocÊ indicou. Estou pensando em comprar o módulo Amplificador Digital Taramps TS400x4 Canais - 400 Watts RMS. O que você acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Taramps também é uma excelente marca. No Brasil as melhores são SounDigital (SD), Taramps, Stetsom e Banda. Com qualquer um desses estará bem servido. Abraços.

      Excluir
    2. Thales desculpa te incomodar, é que eu sou leigo mesmo! O kit duas vias que vocÊ indicou foi exatamente para essa configuração, ou eu posso pegar um kit mais potente? Porque na loja onde eu vou comprar tem alguns kit mais potentes. Me indicaram o Kit 2 Vias Bomber Bicho Papão Hi Power Black 6 Polegadas - 320 watts RMS, custando apenas 50 reais a mais. O que você acha desse kit da bomber, daria mais qualidade ao som ?

      Excluir
    3. Sinceramente bomber é bem pior que bravox. Pode ser mais potente mas em qualidade perde. Os kits no melhores CxB por aqui são Selenium, Bravox e NAR.
      Abraço

      Excluir
    4. Sério !? Pra quem é leigo ou não entende quase nada acha que é ao contrário. Thales só finalizar, essa vai a configuração do som que eu vou colocar: DVD Player Automotivo Pioneer AVH-X1580DVD + Módulo Amplificador Digital SounDigital SD400.4 Canais - 500 Watts RMS + Subwoofer Bravox 10 Polegadas 160w Alto Falante Premium Plus + Kit 2 Vias Bravox CS 60 B 6 Polegadas - 130 watts. Ficou legal, ou você mudaria alguma coisa !? Thales se ficar com a mesma qualidade do som orignal do I30 eu já estou satisfeito. Um amigo meu comprou um I30 e fiquei bobo com a qualidade do som original dele.

      Excluir
    5. Ola thales quero monta o meu com a mesma configuracao do nelson mas em vezde player de dvd vou por o de cd player ele fica bom em um palio elx

      Excluir
    6. Nelson ficou excelente. Eu nunca ouvi o som interno do I30, mas dizem que dos carros premium é um dos piores, com certeza o seu som será superior ao dele e muito. Sugiro que estude um pouco sobre regulagens (é bem fácil) só pra aprender a regular certinho, ou leve em uma loja de confiança pra regularem pra você. Mas te garanto que em qualidade o seu vai bater o dele fácil, e ainda com o DVD será um show à parte. Abraços e por favor, quando ficar pronto vem aqui me dar um feedback!

      Excluir
    7. Sério!? Eu já estava animado pra mudar o som, agora então nem se fala! Pode deixar Thales que com certeza eu virei aqui pra dizer como ficou o som. Cara nem sei como agradecer as suas dicas. Eu estava mais perdido que cego em tiroteio. Brigadão mesmo !

      Excluir
    8. Thales só me tira mais uma dúvida. Está faltando somente a compra do módulo, no caso é o SD400.4 Canais - 500 Watts. Qual a impedância que eu encomendo, 2 ou 4 Ohms. Pesquisando fiquei com mais dúvida ainda. Lembrando que eu comprei um Subwoofer Bravox 10 Polegadas 160w + Kit 2 Vias Bravox CS 60 B 6 Polegadas 130 watts.

      Excluir
  52. Primeiramente, parabens pelo blog, melhor qe muita pagina de assistencia tecnica,
    so uma duvida pra fechar o pedido, esta potencia SD400.4 digital, e verdade que perde muito sinal de FM?, e a caixa se for de no maximo 25L, vai bater legal ainda ?....obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde nada de FM não mano, as saídas são completamente diferentes, nunca vi isso. Se for de 25L faça selada que vai bater bem. Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado, comprei tudo conforme sua receita...rsrs so o subwoofer peguei o Bravox Bravo 12 pol 350 rms, espero nao ter errado nisso....sabado ta instalado, posto o resultado....tudo de bom...valeu!!!!!

      Excluir
    3. Bravox bravo é mais forte nas altas frequencias e mais fraco nas baixas, mas é um bom sub. abraços e por favor, poste o resultado aqui! Abraços.

      Excluir
  53. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo.
    Eu quero colocar um som interno no meu celta, com qualidade e custo-beneficio, estou seguindo algumas dicas que você passou, mas como não entendo nada, vou te passar algumas opções para que você possa me ajudar, se possível.
    Pioneer Media Receiver Mvh-158UI ou Kenwood KDC-MP2055U
    Subwoofer Bomber 10 Polegadas UpGrade 350W RMS ou
    Subwoofer Bravox 10 Polegadas 160w Premium Plus
    Kit 2 Vias 6" Bravox CS 60 U - 120 Watts RMS/Kit 2 Vias 6'' Audiophonic Sensation KS 6.1- 120 Watts RMS ou Kit 2 Vias 6" Bomber Destroyer - 240 Watts RMS
    Módulo Amplificador Taramps Ts400x4 400w Rms 2 Ohms 4 Canais ou Módulo Amplificador SounDigital SD400.4D 400W RMS 4 Canais 2 Ohms
    Dúvidas:
    Qual cabos utilizar, qual manta de isolamento, qual tipo de caixa e litragem é mais indicada para todos tipo de músicas, e última, será necessário ter outra bateria para tocar esse tipo de som.
    Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Player Kenwood, subwoofer Bravox, Kit Audiophonic módulo Soundigital. Cabos pegue algum de boa qualidade (Taramps, Technoise...) não sera necessário mais bateria, a sua já segura fácil, módulos digitais como SD e Taramps tem consumo muito baixo. Manta de isolamento infelizmente não sei indicar marca. :/
      Abraços.

      Excluir
  54. Thales, boa tarde, gostaria de montar um som que desse para abrir a mala e fizesse um som bom, mas não entendo nada sobre som, meu carro é um fiesta sedam 2006 e tenho uma butija de gás de 16mm³ na mala. Aguardo orientações

    ResponderExcluir
  55. Por favor, peço aos que entraram agora que dêem uma lida no tópico e nos comentários acima. 99% das informações que precisam estão lá.
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia caro,
    Primeiramento Muito obrigado pelas informações valiosas!

    A minha idéia é a seguinte, vou instalar o sq sugerido no seu post e estou pensando em ao invés de colocar um cd player, utilizar o meu smartphone como gerenciador de músicas.
    É possível ou isso é loucura? Se possível, perco muita qualidade no som?

    Obrigado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possivel sim, eu já usei muito tempo meu som ligado diretamente no celular. A única coisa que vai precisar é um adaptardor RCA-P2, comprado em qualquer eletrônica por coisa de dois reais. Aí é só pegar o cabo RCA que sai do módulo e ligar o adaptador nele, depois liga direto na entrada de fone (P2) do smart.
      Não se perde qualidade não, mas é bom ter um bom app pra player como o Winamp ou PowerAmp pra ter regulagens.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Bacana, valeu!
      Só mais alguns esclarecimentos por favor:
      Estou fechando a compra e gostaria de saber se os equipamentos sao compatives:

      MóduloSD400.4 -> 2 Ohms
      Kit 2 Vias Bravox CS 60 B 6 130 watts RMS -> 4 Ohms
      Sub Bravox 10 160w Premium Plus -> 4Ohms Bobina Dupla

      Sobre a Manta Acustica. No link do video abaixo é discutido o seu uso e por volta de 01:30 min, é dito que a manta chega a melhorar 30% do som. Gostaria de saber a sua opinião sobre, se você já utilizou, se vale a pena colocar.

      https://www.youtube.com/watch?v=R1BEA5ulN88

      Abraços.


      Excluir
    3. Manta melhora sim, ela isola o som de fora do carro e funciona com uma caixa pro mid, fazendo com que ele reproduza melhor os graves. Eu nunca usei por não ter paciência pra por e achar os custos elevados, mas se vc animar, vai fundo. Quanto aos equipamentos são esses sim, só da uma olhada no módulo porque não se escolhe impedância (ohms) pra módulo. Tem que ser o SD400.4 com 4 canais e só. Aí vc liga o kit nos dois primeiros e o sub nos últimos em bridge.
      Abraços

      Excluir
  57. Boa noite Thales,

    Voce poderia me passar um link da caixa pro sub de 10'' as que estou achando na net esta na media de R$350,00, e essa configuração fica boa no Siena fire??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bom sim. Se possível apenas tire os falantes originais do tampão (se tiver) que melhora a passagem de som. E 350 pau numa caixa tá paulada ein?! Em torno de 40 reais no ML:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514673504-caixa-selada-ou-dutada-automotiva-para-subwoofer-10-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513042764-caixa-em-mdf-dutada-para-subwoofer-10-ou-12-pol-30-litros-_JM

      Dê preferência pela dutada. Abraços.

      Excluir
  58. Por favor, peço aos que entraram agora que dêem uma lida no tópico e nos comentários acima. 99% das informações que precisam estão lá.
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o sucesso Thales as pessoas so se contetao com suas informações pessoais Parabens

      Excluir
  59. Ola, tudo bacana? Parabéns pela atenção dedicada a todos, continue assim e terá muita prosperidade. Amigo, possuo uma Mohave, carro grande, gostaria de montar um som de muita qualidade, possuo uma central mutimidia original, geralmente ouço dvd ou clips baixados, gostaria de algo semelhante a um bom home, poderia ajudar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesmas coisa que sugeri pra todos. Kit mais sub é a mesma coisa de um home 2.1.
      Abraços

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia e muito obrigado pela simplicidade e praticidade nas respostas, será muito útil para todos. Pretendo melhorar o som original do Fox, mas gostaria de manter esse player, pois ele possui controle no volante e integração com o computador de bordo do carro. Eu já comprei dois alto falantes coaxias da NAR e estou comprando neste momento, conforme sua orientação, um par de Bravox - CS60b. Com relação a instalação desse alto falante, eu posso aproveitar os tweeters originais do FOX, que já ficam instalados no local correto. Também gostaria de montar um sub o mais compacto possível, pois vou ter um neném e não posso perder muito espaço no minúsco porta-malas do Fox, ou seja, o mais recomendado é um SUB de 8 mesmo? Tenho dúvidas com relação a utilização de caixa lateral ou aceito sugestões para ter a litragem correta e no menor espaço possível. A última dúvida é em relação ao amplificador, ele deve ser um desses? Stetsom VS400.4 ou o SD 400.4. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Coaxial é dispensável nesse sistema, seria melhor ter investido o valor dele em um kit melhor. Os coaxiais atrás deslocam o palco pra traseira, e você perde o efeito de ter o cantor cantando na sua frente. Um bom kit duas vias sonoriza o carro todo (até carro grande) a ponto de não se conseguir conversar dentro, não precisa de coaxial. E nem pense em manter os tweeters originais, são horríveis perto de um kit bom, coloque os tweeters do kit no local original e já era.
      Quanto ao sub o da keybass de 8" é um bom custo benefício, mas bravox, DD, NAR, qualquer uma dessas marcas é boa, pega um de 8" faz uma caixa selada que toca muito e não ocupa quase nada. Os subs de 8 atualmente tocam forte igual a sub grande.
      Módulo: Stetsom, Banda, Taramps ou SD são as melhores no brasil. Qualquer um, sd400.4 ou vs400.4 você ficará bem servido.
      Abraços.

      Excluir
    2. Tudo ótimo! Valeu mesmo pela disponibilidade em tirar minhas dúvidas. Abraços.

      Excluir
  62. Thales parabens e obgd pelo post! Eu queria tua opniai, uso dois 6x9 selenium na tampa, dois auto falantes tbm selenium nas portas e um modulo a200 ligando os dois 6x9 e o moulo, na tua opniao, o q eu poderia fazer para aumentar ainda mais a relaçao potenciaxqualidade do meu som?uso um player pionner3380 (ou e 3280- n lembro) e ai o q vc me indica?? abraço

    ResponderExcluir
  63. 'THALES POR FAVOR ,ESTOU PENSANDO COMPRAR ESSE KIT ,O QUE VC ACHA .SD 400.4, Kit 2 Vias Bravox CS 60 B 6 130 watts RMS -> 4 Ohms, Subwoofer Bravox 12 Polegadas 220w Premium Plus,

    ResponderExcluir
  64. Pelo amor de Deus, você que está chegando agora leia as respostas que dei acima 99% das suas dúvidas serão sanadas. Não pergunte coisas repetidas!
    Abraços e obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Thales, tudo certo?
    Primeiramente queria lhe parabenizar pelo esforço e simplicidade a responder todos, pois suas dicas são muito mais do que precisas.
    Li quase todas as respostas e perguntas acima (não irei mentir) porém não achei algo parecido para meu caso.
    Tenho um Audi A3 2001/2001, manjo de mecânica porém quando o assunto é som estou aprendendo os primeiros passos ainda.
    Então vamos lá, gosto de curtir um bom Rock tanto suave, quanto uns mais pesados com bastante solo de guitarra, porém curto aquele som suave que vem do Bass, também gosto de curtir um bom som com alguns graves bacanas (nada de musica de competição de grave longe disso).
    Ai vem a dúvida, tenho um Player Phazer AR 1001 (Que não gosto nada dele, mais antes ele do que um silencio ensurdecedor), 4 Falantes 6x9 (Que eu venderia Fácil), e é ai que lhe pessoa ajuda, com um Kit Top.
    Player:
    Kit 2 Vias:
    Subwoofer:
    Tipo de Caixa para o SUB:
    Limite a gastar: R$ 2.000,00 ~

    Cara pode ser o que for, porém quero o de melhor qualidade, pois gosto de curtir o meu som e não sair por ai "Obrigando os outros ouvirem meu som" e apenas fazendo barulho.
    Gostei muito do Blog e já faz parte dos favoritos.

    Grato!
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara a receita é sempre a mesma, dentro de carro se quer qualidade com stereo, palco sonoro, boa definição e equilíbrio de frequências é sempre KIT, MÓDULO E SUB, mais nada. Se puder vender os 6x9 e investir no kit melhor ainda. As melhores marcas que temos no Brasil com um preço mais salgado são NAR HELIX E HERTZ. Qualquer kit deles que pegar é topíssimo (encontra em torno do 400 no mercado livre). Se quer Custo x Benefício vai de bravox ou selenium. Sub vai de NAR ou Questo, se não der vai de DD ou Bravox. Módulo um SD400.4 ou Taramps T400 ou um Banda 400 rms 4 canais que é o top nacional. Ainda sobra grana pra vc comprar um player melhor (pioneer, kenwood, JVC...)
      E não se preocupe que com bons equips você vai ter som de qualidade top pra dentro e com muito volume. Meus equips são piores que os que você pretende comprar e todo mundo encabula com a qualidade no interior e dá até pra abrir a porta que o kit aguenta animar um churrasco de boa.
      Abraços.

      Excluir
    2. Boa tarde Thales blz? (espero que sim).
      Cara estou quase fechando o negócio segue abaixo os itens que pré - selecionei:

      Kit: Kit 2 Vias 6 Hertz Esk 165.5 100rms
      Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520499897-kit-2-vias-6-hertz-esk-1655-100rms-_JM

      Subwoofer: Questo Audio 12 350w
      Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512048155-sub-woofer-questo-audio-12-350w-bd-de-2ou-4-ohms-_JM

      Módulo: Modulo TARAMPS TS400X4
      OBS: Módulo encontrei com um colega meu zerado por um preço de amigo.

      Troco ou repenso sobre algum item ou esta perfeito (Se é que é possível alcançar a perfeição) ?

      Abraços.

      Excluir
    3. Olá tudo bem? Pro nivel de equipamentos que temos disponíveis aqui no brasil o seu é um set muito top. Pode ir na fé que vai ser um SQ de responsa. Abraços.

      Excluir
    4. Por favor, quando seu set ficar pronto passe aqui pra dar um feedback! Esse kit que vc escolheu é animal, quero saber como se comporta!
      Abraços.

      Excluir
    5. Boa Madrugada Grande Thales!
      Estou com os itens porém por um imprevisto ocorrido ainda não tive tempo de instalar o mesmo no carro. (Muita Correria ultimamente).
      mais pode deixar que passo por aqui sim.

      Abraços

      Excluir
  66. muito obrigado pela resposta .....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O set que você perguntou foi exatamente o que recomendei, vai ficar bom. O bravox premim é esse mesmo, premium plus. Abraços.

      Excluir
  67. Boa noite Thales
    Comprei um player JVC KD-X200 e Kit 2 vias 525-CS-3 Nar.
    Não comprei sub ainda, estou em dúvida entre Questo QS350A-10DVC 350 RMS ou NAR 1022-SW-3 400 RMS. Na tua opinião qual seria o melhor, e qual módulo usar para tocar o sub + o kit duas vias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questo. Módulo usa o Audiophonic 800 rms ou se não se importar de pegar digital tem o SD800.4.

      Excluir
  68. Pelo amor de Deus, vocês que estão chegando agora leiam as respostas que dei acima 99% das suas dúvidas serão sanadas. Não perguntem coisas repetidas!
    Abraços e obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  69. Thales eu já comprei tudo, restando apenas o módulo. Eu vi em uma das suas respostas que não se escolhe impedância para módulo. Mas na loja que eu estou querendo comprar devido ao preço, você tem a opção de escolher a impedância do módulo entre 2 ou 4 ohms. Eu perguntei pro suporte da loja qual impedância eu escolhia dizendo os componentes que eu comprei e eles falaram pra comprar o módulo de 4 Ohms. Numa outra loja, esse mesmo módulo da SounDigital SD400.4 Canais de 500 Watts RMS só tem em 2 ohms. O que eu faço Thales?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Cara, se o módulo é 4 canais ele funciona em 2, 4 8 16... ohms, você só teria que escolher impedância se estiverem tentando te vender o MONO DE 1 CANAL. Mas não é esse que deve pegar e sim o 4 canais. Esse aqui ó:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512608162-modulo-amplificador-soundigital-400w-sd-4004d-frete-gratis-_JM

      Qualquer coisa pegue as especificaões dele e leve na loja pra ver se tem ou compre pela net mesmo, muito provavelmente conseguirá preço melhor.
      Araços e qualquer coisa posta ae.

      Excluir
    2. Ih Thales será que eu fiz besteira !? Eu comprei o Módulo Amplificador Digital Taramps TS400 4 Canais de 400 Watts RMS 2 OHms por R$ 255. Thales qualquer coisa eu ligo pra loja e peço esse Sound Digital.

      Excluir
    3. Acredito que não, se é 4 canais deve funcionar. Só que eu nunca vi discriminar módulo 4 canais por impedância porque eles funcionam tanto a 2, 4, 8, 16 ohms.
      Mas deve estar certo. Abraços.

      Excluir
    4. Ah, se é assim não vou trocar. Agora é só aguardar o módulo chegar para instalar o som. Depois que você disse que do segmento premium o I30 é que tem o som "piorzinho" e eu já adorei o som dele.Não vejo a hora de ver tudo instalado e ouvir aquele som de qualidade. Depois do som instalado virei aqui para postar a minha opinião Thales. Abraço

      Excluir
  70. Suas informações e dicas foram muito uteis. Agora que comprei os equipamentos vou pelo menos tentAr instalar sozinho. Tenho duvidas em como fazer o modulo dividir as frequencias. Se nao der certo vou procurar alguem que instale. Obrigado

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, Thales. Tenho uma dúvida, poderia me responder por favor?
    Comprei um Bravox UXP 12" usado em uma caixa dutada bem grande (ainda ñ medi ela).. e não sei se ele é 2+2 ou 4+4
    Sei que não é o sub mais adequado pra um SQ de entrada (não ouço som muito alto no carro), mas foi uma boa compra.
    Comprei também um CS60b. Vou ter que montá-los em pezinhos, pq não quero furar o forro de porta do meu carro (Monza).
    Minha duvida é a respeito do módulo, que ainda não tenho.
    Vi você recomendando o SD250.2. No meu caso, ele ficaria sobrecarregado se ligasse o kit 2 vias e o sub nele, certo?
    Um SD400.4 aguentaria tranquilo, ligando o sub bridge, e os outros 2 canais pro kit duas vias?

    Estudando um pouco sobre som, vi que a melhor opção seria um amplificador só pro sub e outro pro kit, mas acho que sairia do meu orçamento.. E não pretendo usar bateria auxiliar.
    Enfim.. o que você me indicaria brother?
    Agradeço desde já! No aguardo da resposta. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caa o UXP é um bom sub, realmente não é adequado pra sq, mas também não é ruim, toca com SPL muito forte. O bom de colocar o kit nos pezinhos é que vão render melhor. Já quanto ao módulo infelizmente como você pegou um sub forte vai ter que comprar um módulo forte se quiser que ele toque bem. Um sd400.4 ou taramps T400 ou stetsom 400.4 tocariam bem seu sistema, mas seu sub passaria fome. Não iria ficar ruim, mas daria pra tirar mais do sistema. Se quiser que renda 100% só com um módulo forte, de uns 1000rms. Se fosse eu colocaria o 400 mesmo e deixaria o sub tocando um pouco aquem do que pode porque mesmo assim ele ja vai tocar muito forte. Tenho um 310 pioneer (pior que o UXP) e alimentando ele com 200 rms já faz um rebento, acredito que o bravox não decepciona.
      Grnade abraço.

      Excluir
  72. Olá Thales,
    Primeiramente parabéns por sua iniciativa, dedicação e paciência a este tópico que tanto tem esclarecido e ajudado aos apaixonados por som automotivo!
    Gostaria da sua opinião, acabei de comprar um sub Protech Custom 12" 180w rms e bobina simples de 4ohms, pensando em colocar na bridge do meu SD400.4, após comprá-lo procurei muito na net e não encontrei comentários, vídeos, nem informações sobre esta sub. Enviei muitos, muitos emails para a Protech pedindo as especificações desta sub e nenhuma satisfação(resposta) da fábrica! Tenho interesse em fazer uma caixa dutada que desça bem o grave, quero curtir um bom som interno(gravão) na medida do possível, com esta potência! Penso em fazer uma caixa entre 42 e 50 lts, mas não tenho ideia se coloco duto de 3" ou 4", e tbm do comprimento do duto!!! Vc tem alguma sugestão para a caixa dutada e se já viu este sub Protech Custom tocando, se é bom? Desde já agradeço sua atenção.
    Adalberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho experiência nenhuma com protech, e o que ouço dizer ultimamente é que a fábrica tá deixando cada vez mais os clientes na mão.
      Procura no AutoForum, lá tem muita coisa boa sobre som automotivo. Abraços.

      Excluir
  73. Boa noite Thales! Poderia me indicar algumas opções de módulo categoria AB, para tocar o kit e o sub q você indicou.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Cara infelizmente de AB eu não tenho experiência em módulo bom, mas recomendam muito os BBuster como custo benefício pra SQ de entrada. Mas hoje em dia temos muitos classe D bons, os Banda estão num bom preço e são bem bacanas. Grande abraço!

      Excluir
  74. E ai Thales, tudo bacana? Poderia passar para mim uma receita, se é este o termo, de um SQ top ? Digamos assim, o que você gostaria de montar para você? Abraços meu Amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      O que eu tenho no meu carro é bem simples: Kit bravox cs60b, sub pioneer, módulo SD e DVD booster. Mas se fosse realmente gastar colocaria um kit Hertz ou Helix, sub Questo, módulo audiophonic ou banda e DVD pioneer ou kenwood.
      Abraços

      Excluir
  75. Bom dia Thales tudo certo?
    Estou convicto em seguir o seu projeto e montar esse SQ que será o meu primeiro.
    1ª dúvida - Não preciso comprar mais nada além do que tu passou? ( exceto o player)

    2ª dúvida - A bateria do meu carro é de 45 apenas, suporta legal esse som ou terei de troca -la?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suporta sim, esse som vai na bateria original sem forçar nada, e sim, não precisa comprar mais nada.
      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu cara!
      Um kit com Caixa Subwoofer 12 Amplificada JBL Selenium Flex 12SW14A + Módulo Soundigital SD400.1D com o módulo "acoplado" seria uma boa opção?

      Excluir
    3. Seria sim, bom subwoofer e bom módulo. Se tiver com preço bacana compensa.

      Excluir
  76. Por favor, se você tiver entrado agora leia os comentários, 99% das suas dúvidas já foram perguntadas e respondidas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  77. Cara montei o som que sugeriu, módulo stetson 400, sub bravox 12'', e kit duas vias bravos, o som do carango ficou top, melhor que eu poderia imaginar.
    Agora tenho a seguinte dúvida, a caixa selada que adquiri possui espaço para duas cornetas e um twiter, eu gostaria de acrescentá-los à caixa, o que sugere? Qual marca/modelo devo comprar. Por hora agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei recomendar corneta, infelizmente, mas se fosse você não colocava, vai acabar com a qualidade do som. Seu som vai ficar igual ao do pamonheiro da sua rua. Ainda mais com um grave só, o driver e o tweeter vão tocar muuuito mais alto que ele, nem vai dar pra escutar.
      Infelizmente nao sei recomendar driver e tweeter mas deve achar facil na net.

      Excluir
  78. Thales e aí cara? tranquilo? Brother seu post me ajudou bastante a entender os sistemas de som automotivo. Tô querendo montar um som básico com os seguintes componentes (alguns você já citou):
    - kit duas vias Bravox Cs60U 130 w rms
    - subwoofer pioneer TS-W310S4 400w rms 12 polegadas
    - Módulo pioneer gm-6500f
    Vc acha que esse módulo aguenta? acha que devo substituir alguma coisa?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esse módulo não aguenta nem de longe. Como você pretende pegar um sub de 400 rms vai ter que pegar um módulo que dê 400 rms em bridge. Posso sugerir bbuster 3600, roadstar power one e SD 800.4, mas se eu fosse você simplesmente pegaria um sub de 200 rms e um módulo de 400 porque a diferença de um sub de 200 pra um de 400 é pouca, quando se dobra a potência se ganham apenas 3db de sonoridade, foa que os custos cairiam muito.
      Se quer um sub agressivo vai nesse:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513710556-subwoofer-mtx-12-rt12-04-_JM
      Toca mais que o pioneer e com menos potência aplicada.
      De módulo recomendo os mesmos, sd400, t400 ou stetsom 400.4.
      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu cara! obrigado mesmo, vou seguir sua dicas!

      Abraço

      Excluir
  79. Por favor, se você tiver entrado agora leia os comentários, 99% das suas dúvidas já foram perguntadas e respondidas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Opa Thales, beleza?Olha, estou com dois projetos que eu mesmo fiz para meu carro (grand siena), queria saber sua opinião para que eu possa optar por qual deles instalar. Optei por não trocar o Player para manter o painel original.
    Meu objetivo é um som de qualidade sem gastar muito.
    O projeto 1 já tenho todos os equipamentos e cabos necessários, enfim não vou gastar nada, pois eu mesmo vou instalar. Já para o projeto 2 teria que adquirir algumas coisas como: módulo Power One(R$ 450,00), 6x9 + Tweeter(R$ 300,00) além da mão de obra de instalação.

    Projeto 1
    CD Player – Próprio do veículo Kit Evolution2 Fiat Grand Siena
    1 Kit 2 vias JBL Selenium 62V4A(140rms) => Portas Dianteiras
    1 par Triaxial Selenium 6TR4A(120rms) => Portas Traseiras
    1 Sub Pioneer TSW303C 500w(160rms) => Caixa Lateral Porta Malas dutada
    01 Pyramid 800 Gold Séries

    Projeto 2
    CD Player – Próprio do veículo Kit Evolution2 Fiat
    1 Kit 2 vias JBL Selenium 62V4A => Portas Dianteiras
    1 par Triaxial Selenium 6TR4A => Portas Traseiras
    1 Sub Pioneer TSW309 1400w(400rms) => Caixa Lateral Porta Malas dutada
    02 pares Pioneer 6x9 600w(80rms) => Tampão fundo do porta Malas
    01 par ST Selenium => Tampão fundo do porta Malas
    01 Roadstar PowerOne

    Eai, entre esses projetos, qual o melhor pra um som bacana dentro e fora do carro? Sou novo nessa área de som automotivo e to meio perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra dentro é o primeiro, pra fora o segundo. Os 6x9 fazem bastante barulho, mas eles deslocam o palco pra trás, é como se você tivesse ouvindo o som de costas e aí perde o referencial do stereo e dos instrumentos, ou seja perde toda a qualidade mas faz muito barulho. Se quizer fazer zuada vai no segundo, se quiser qualidade (e mesmo assim tocar um pouco pra fora ) vai no primeiro. E se fosse eu tirava esses triaxiais aí, não tem necessidade deles. O kit sonoriza o carro todo tranquilo, é só fazer os cortes corretos. abraços

      Excluir
  81. Por favor, se você tiver entrado agora leia os comentários, 99% das suas dúvidas já foram perguntadas e respondidas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  82. pergunta:
    galera boa tarde,bom comprei um carrinho agora pouco meu primeiro,palio 96...Oo
    e gosto muito de som tenho minhas musicas num pendrive pois parei de ouvir rádio quando acabou a rádio cidade 102,9 rsrs
    gostaria de saber se tem como e se vale a pena por um som desses que vi acima,mas precisamente o Projetinho de SQ básico bem barato: Subwoofer bravox premium 10 polegadas, kit duas vias Bravox Cs60U, módulo SD400.4. Não dá nem 600 reais e é um som de passar inveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim, e muito. Sugiro que leia os comentários acima e os post inteiro. Abraços

      Excluir
    2. vlw meu brother!!
      li sim mas foi só para desencargo de consciência
      abração!!

      Excluir
    3. duvida ,o rádio em si vai interferir muito no som,pois tenho um radio normal
      multlaser com
      Potência (W)
      4 x 12,5 W

      Excluir
  83. Por favor, se você tiver entrado agora leia os comentários, 99% das suas dúvidas já foram perguntadas e respondidas.
    Obrigado

    ResponderExcluir