sábado, 10 de agosto de 2013

Minha carteira está completa.


Minha carteira está completa. Fiquei extremamente feliz de conseguir entrar em duas empresas esse mês, não aportei mês passado, juntei a grana e entrei em TAEE11 e BBAS3. A carteira foi construída ao longo de 10 meses de muito estudo, comprando ações de empresas que atendiam ao meu critério. Lógico que cometi erros e ainda cometerei, mas espero melhorar conforme progredirem meus estudos. Meu sistema é baseado nos métodos de Graham, Bastter e Décio Bazin. Tentei simplificar ao máximo, porque acredito que nada que é extremamente elaborado realmente funciona. A simplicidade é a extrema virtude. O tempo mostrará se fiz as escolhas certas.
Meu método de seleção é o seguinte:

-Empresa com lucro sólido, que proporciona bom retorno sobre o capital e com bom reinvestimento de lucros. A empresa deve apresentar solidez por no mínimo 5 anos, mas busco o maior horizonte possível.

- Uma excelente administração. Pesquiso sobre a competência e histórico da administração. Ela deve ser extremamente competente e honesta. Deve também alocar o capital da empresa de modo a maximizar os lucros. Desrespeitei essa regra e me paguei o preço com OGX.

-Não compro empresas muito endividadas ou empresas que não conseguem financiar suas próprias necessidades.


-Preço atraente. - Os dividendos devem dar retorno de pelo menos 6% frente ao preço pago (Dividend Yeld maior que 6, porém aceito até 4% dependendo da taxa de crescimento da empresa). Uso também o PL pra avaliar. Se tiver PL maior que 15 não compro.

Eu invisto por dividendos, renda passiva. A empresa pagando bons dividendos não quero nem saber se o papel está na fossa, porque considero que subavaliar uma empresa que está dando bons resultados (entenda bons lucros) é apenas mais uma fase depressiva do senhor mercado. Porém, não seria um seguidor de Graham se mantivesse papéis extremamente sobreavaliados. Caso considere que o preço está muito alto para os resultados da empresa eu vendo o papel e procuro outra barganha. Meu método é simplesmente esse. Meu critério de venda também é dependente dos resultados da empresa. Se eu começar a ver que estou em um barco furado abandono independente de ser no lucro ou prejuízo. Minha carteira hoje está assim, com nenhum papel com mais de 20% e nenhum com menos de 14%.
DAYC4
CMIG4
TAEE11
BBAS3
BRML3
GRND3
CIEL3

A melhor coisa que já me aconteceu foi aprender sobre educação financeira. Sinceramente não entendo como as pessoas deixam passar uma coisa tão importante. Já consegui melhorar e muito as finanças da minha família, e sinto que estou no caminho certo. Você que ainda não estudou, procure estudar, vale e muito a pena. O que te impede de se tornar rico não é falta de dinheiro é falta de conhecimento.  Algumas frases que gosto muito, e que vou deixar pra vocês refletirem:

"Status e riqueza não combinam. Os ricos são justamente aqueles que não gastam horrores em carros, vinhos, casas gigantescas, barcos e relógios. Ser rico não quer dizer ostentação. Dinheiro deve ser acumulado para proporcionar a liberdade de viver sem preocupações, tendo as coisas que realmente gosta e passando tempo com as pessoas que ama. E não comprando coisas desnecessárias para impressionar a sociedade, ou que lhe foram impostas pela cultura de consumo." O Milionário Mora ao Lado

"Middle class that buy things that they can't afford, my rich dad used to call them: "looking good and going nowhere.""
Robert Kiyosaki

"A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra."
Provébios

-"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." Provérbios 4:7

- "Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas." (Provérbios 13:7)

Grande Abraço!

23 comentários:

  1. Olá cara,
    Alguns comentários:

    DAYC4 (Você está com BBAS e CIEL do setor financeiro, vale mesmo a pena ter dois bancos na carteira? acho que está muito concentrado neste setor, outra coisa, dos banco pequenos, ABCB4 é o melhor ao meu ver, compare os fundamentos dele com DAYC4)

    CMIG4 (Ótima empresa, mas agora você tem duas do setor elétrico, não está muito concentrado? Quem sabe colocar um pouco no setor de saneamento, SAPR4 está bem convidativa)

    TAEE11 (Ótima empresa, também comprei 25K dela neste mês, não se esqueça de colocar os papéis para alugar, eu consegui uma taxa de 8% ao ano)

    BBAS3 (Ótimo, dim-dim de 3 em 3 meses)
    BRML3 (Está na minha carteira de crescimento, devo aportar mais uns 3 lotes no próximo recuo)
    GRND3 (Ótima empresa, todo mundo fala bem, mas eu gostaria que ele corrigisse mais para entrar)
    CIEL3 (Idem acima)

    Ainda este mês vou postar o ranking de dividendos e crescimento no meu blog, você pode tecer alguns comentários lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uorrem, tudo bem? Vou passar no seu blog sim! Então, DAYC4 já está na geladeira da minha carteira. Não tô gostando das atitudes da governança, não compro mais e se der uma subida eu vendo. Esse ponto de concentrar demais no setor financeiro também pesa... Quanto a duas elétricas eu não me preocupo, gosto muito do setor pela estabilidade, "previsibilidade" e bons dividendos. Ainda mais agora depois do pau que a dilma deu nelas acredito que teremos um tempo de calmaria. Se realmente sair de DAYC4 me aloco em outro setor, pela olhada rápida que dei SAPR4 realmente está tentadora, vou estudar mais a fundo e decido. Grnade abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
    2. De nada, só quis dar uma dica em relação à DAYC4 porque para o longo prazo não vejo com bons olhos. Quanto Às outras estou de acordo.

      Excluir
  2. Gostei da estratégia e da carteira de ações. É muito bom quando conseguimos estabelecer uma depois de tanto esforço e estudo. Agora o seu investimento fica quase como um piloto automático.

    Também me sinto muito bem com a educação financeira e os investimentos. É uma alegria ter um equilíbrio entre aportes e qualidade de vida, sem se preocupar com dívidas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais ter você aqui no blo, AdP. Você é referência! Bom, vou continuar estudando e de olho em pechinchas, mas acredito que o "grosso" já foi. Ainda tenho bem pouco dinheiro investido, tem ações que nem tenho lote completo, mas só de ter o conhecimento fico tranquilo. Grande abraço

      Excluir
  3. Legal cara! Eu tenho dinheiro só na renda fixa, até um quantidade razoável. Não entendo de bolsa e só vejo gente falando mal. O blog desse Além da Poupança é muito bom também. Ando lendo direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas que fala mal de bolsa nunca investiu nada, ou então investiram sem nenhum conhecimento e perderam dinheiro. Bolsa é simples, basta estudar. Temos várias indicações de livros ae, corra atrás que te poderá ter ganhos enormes. A bolsa é maravilhosa!

      Excluir
  4. Parabéns por ter após meses de estudo condensado e cristalizado uma estratégia para você.Eu trocaria este DAYC4 por ETER3, pois acredito que esta última atenda parcialmente seus critérios, que é boa governança, dividendos bons e papel em crescimento.

    Quanto a GRND3 e CIEL3, mesmo a crise, pouco cairam, então tome cuidado para não ficar esperando muito para entrar e o cenário ir melhorando e o papel não baixar mais.

    Por fim, me agrada a idéia de diversificar entre setores. Até entendo pessoas que aplicam em 2 papéis de um mesmo setor, mas acho prudente isto quando são do mesmo subsetor e apresentação correlação negativa entre elas.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ETER3 vou estudar, muitos recomendam e vou tentar aumentar posição (principalmente em ciel3) o máximo que puder. Grande abraço poney.

      Excluir
  5. Thales como osamigo disseram, suacarteirA está boa no meu ver. O daycare 4 não está maravilhoso mas está barato no mento e bem ou mal está lucrando eu o podariae colocaria éter3 ou Sabesp no lugar. Estão baratas e lucrativas como sempre. Dai por diante, só aumete posucao. Absurdo victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu plano, só aumentar posição. Dayc4 tô de olho, tá pagando bem, mas vamos ver o que vai virar... Grande abraço e muito obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Thales, com só 7 ações não tem como fazer uma boa diversificação. Por enquanto, vc pode ir aportando só nessas, mas quando o bolo crescer muito, vc terá que adicionar mais cias.

    Abraço de El Rei! Não delete!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico que não deleto Troll! Não esquenta! Realmente, acredito que quando eu tiver grana vai doer ver muita grana em poucas empresas. Mas vou ficar de olho, se surgirem empresas em que eu me interesse vou entrar sem problemas!
      Abraços

      Excluir
  7. Olá Thales! Gostei muito do seu método! Penso de forma similar e agradeço por ter compartilhado. Estou estudando bolsa de valores desde janeiro deste ano e quanto mais procuro me aprofundar mais vejo o quanto falta.

    BBAS3 está a preço de banana, praticamente o valor patrimonial do banco.

    um grande abraço! Me add...
    http://pastoronesiforo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado Pastor, por favor me add lá também! Grande abraço e sucesso!

      Excluir
  8. Como assim "carteira completa"? Nossa carteira está em constante evolução.
    Eu diversificaria mais, deixando as que estão e acrescentando umas 2 ou 3 de consumo, que apesar do alto PL vem demostrando alta performance. Não se analisa PL de forma isolada.
    Desejo sucesso na carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wagner! Sim, vou modificar a carteira conforme forem surgindo mais oportunidades, mas por enquanto só vou aumentar posição nessas daí! Grande abraço

      Excluir
  9. Fala despejando

    Acompanho seu blog e fiz um pra somar a blogosfera de financar

    me diz o que acha

    http://manualdofrugal.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa esqueci de falar

      se puder me adicionar ae

      valeu

      http://manualdofrugal.wordpress.com/

      Excluir
  10. Fala, Thales!

    Parabéns. Com o tempo passando, começamos a notar a estratégia funcionando.

    Mas quando o bolo crescer muito, talvez seja legal vc diversificar um pouco mais, como comentou o Troll.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho tudo bem? Sim, com certeza vou diversificar, até porque se aparecerem boas oportunidades entrarei. Por enquanto vou só aumentar posição nessas e ficar de olho no mercado! Grande abraço.

      Excluir
  11. Prezado

    Tirando a Dayc4 (no meu ponto de vista), vc está muito bem posicionado.

    Agora é só fazer o bolo crescer.

    Se eu fosse acrescentar algo nesta carteira, seria uma blue chip.

    abraço

    ResponderExcluir