sábado, 8 de novembro de 2014

Melhor cera para o carro: Meguiars ou Grand Prix?


Tudo bem galera? Final de semana pra mim tem ritual: Lavar o carro. E sempre dou uma boa encerada, pra deixa-lo protegido e brilhando durante a semana. Mas, qual cera utilizar nessa empreitada? Antes de indicar a cera gostaria de ressaltar que cera não estraga ou desgasta a pintura, isso é mito. Cera cerve para proteger e brilhar, polidores desgastam a pintura, e são coisas completamente diferentes. Então, pode emcerar sem medo, estarão fazendo um bem imenso para o carro.

Testei recentemente a Cleaner Wax da Meguiars e a 3M Paste Wax, tidas como as tops mundiais e com um preço bem salgado, mas na realidade, compensa? As ceras realmente são muito boas, mas por serem ceras mais protetoras não limpam tanto quanto as ceras "nacionais", e em questão de brilho também não fizeram nada de especial. A única vantagem foi que senti que a pintura está bem protegid e por um bom tempo. Porém as duas são muito caras, e sinceramente não duram na pintura nem metade do que dizem (alegam 4 meses, em 1 mês já tava agarrando água na lata). Assim se você é um usuário hobby como eu acho que não compensa o alto investimento.

Se você encera o carro quinzenalmente ou no máximo mensalmente as ceras de supermercado suportam facilmente esse período. Nos meus comparativos elas além de dar mais brilho protegeram bem e taparam mais os risquinhos superficiais. Além disso, se somente encerar com a Meguiars a pintura vai ficando suja, porque ela somente protege e não retira a sujeira da lataria.

Se elas custassem algo em torno dos 30 reais com certeza valeriam, agora pra 100 reais é um custo X benefício muito baixo. Se querem resultados a um bom custo eu indico a Grandprix Tradicional (lata amarela) e a Impermeabilizadora (lata preta), a 3M cera brilho (excelente) e a Pérola, porque custam muito menos e têm resultados muito satisfatórios tanto em brilho quanto proteção. Acho que pra usuários hobby que querem deixar a pintura protegida e brilhando com certeza são as melhores CxB.

Como encerar?  Antes eu gastava um quilo de cera porque não sabia como fazer, e quase morria esfregando, mas agora que aprendi é muito fácil e rápido:

-Você sempre irá separar o carro em partes de 2, por exemplo Teto e traseira. Espalhe a cera no teto com uma flanela ou pano de microfibra (muito melhor) utilizando o mínimo de cera que conseguir, e assim que terminar de espalhar no teto passe cera na traseira. Quando terminar de espalhar cera na traseira do carro volte com outro pano limpo e seco lustrando o teto e depois lustre a traseira. O segredo está em nunca deixar a cera secar demais porque ela resseca e vira uma crosta que além de não proteger nada mais é terrível de tirar. Você deve dar o tempo somente da cera secar e não ressecar. Esse tempo é exatamente o tempo de você espalhar cera em uma segunda parte. 

Assim que acabar de lustrar o teto, lustre a traseira e recomece em duas outras partes. Sempre assim, duas partes: cera parte 1 - cera parte 2 - lustra parte 1- lustra parte 2, nunca deixando a cera secar demais e nunca passando cera demais.


Grande abraço.

2 comentários:

  1. recomendo DOHL4, thales

    ainda tah barata

    dê uma olhada, abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito massa esse OFF topic Thales..

    Cara eu curto muito detalhamento, existem vários sites especializados em detalhamento automotivo..dê uma olhada em um deles... existe muita variedade hoje em dia.

    Eu uso Meguiars e 3M também, mas uma excelente é a de banana da Malco, Produtos da turtle não deixam nada a desejar...

    No mercado nacional, recomendo apenas a Lincoln, não curto a Grand Prix..

    Na verdade, com todo respeito, acho a grand prix uma merda, tanto na aplicação, na quantidade de carnaúba, na remoção, na proteção e no brilho...mas vai de cada um mesmo..

    Uso apenas microfibra, e não curto usar flanela ..

    Produtos gringos são melhores, mas pelo preço só justifica comprar quando a gente vai para o EUA... Lá o preço é de troco de pinga. Sempre que eu vou lá a minha mala volta cheia desses produtos...

    Uma rotina que melhorou muito na rapidez dá aplicação é fazer a descontaminação com Clay Bar...

    Muito massa ter alguém na blogosfera que também curte isso...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir