domingo, 16 de novembro de 2014

Como cuidar e guardar seus livros.


Fala pessoas, tudo bem?
Em geral, eu sou bastante ciumento e cuidadoso com minhas coisas, e essa semana resolvi dar uma geral nos livros que tenho aqui. Tenho muito cuidado com eles, não empresto, guardo direitinho e queria que durassem pra sempre. Alguns (como Pai Rico Pai Pobre) eu tenho mais de um exemplar, só pra durar mais rsrsrsrs.

Bom, mas quais são os cuidados que devemos ter com os livros? Organizei uma listinha aqui com algumas dicas minhas e outras encontradas na net. Vamos lá então aprender a manter os livros sempre novos:

  •  Nunca use fitas adesivas e colas, pois a composição química delas pode manchar as folhas dos livros.

  • Evite retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada. Isso faz com que ela se enfraqueça e que, possivelmente, se rompa. O ideal é guardar livros de tamanhos diferentes lado a lado, para que se possa puxar pegando pelas laterais da lombada, e não por cima.

  • Jamais dobre o papel ou faça qualquer tipo de marcação: seja a lápis, caneta, grifa-texto, ou outros.
  • Não apoie os cotovelos sobre livros muito grandes, isso pode acabar descolando o caderno da lombada.

  • Nunca faça anotações em papéis colocados sobre a capa de um livro, isso deixa marcas.

  • Guarde-os sempre na posição vertical e em local longe do sol. Isso preserva a estrutura, as páginas e evita o acúmulo de poeira.

  • Livre-se da poeira acumulada com a ajuda de uma escova macia, passando sobre as capas, lombadas e bordas das páginas. Um espanador, se possível, é melhor ainda.

  • Se sua casa não for úmida você pode sim guardá-los em sacos plásticos ou filme PVC, mas o ideal é abrir e folhear de vez em quando para evitar o aparecimento de mofo. Mas se morar em algum lugar úmido nem pense nisso.

  • Quando for transportar o livro enrole-o em algum pano, tolha ou peça de roupa, para não danificá-lo.


Bom, espero que essas dicas sejam úteis, porque sabemos quão valiosos são nossos livros. Os meus ainda arrumarei sacolinhas pra colocar alguns mas já estão organizadinhos na estante.

Abraços!


4 comentários:

  1. Thales,

    Ótimas dicas! Cuidar dos nossos livros significa cuidar do nosso conhecimento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas de como guardar, limpar e tal, mas... Esse cuidado todo ao manusear só se justifica se o livro for público, pra durar mais tempo, pois vai passar por várias mãos. Ou, se o exemplar for uma raridade, melhor deixá-lo num museu mesmo.
    Meus livros físicos são cheio de marcações e anotações à caneta. Passo durex quando precisa e também encho de post-its. E com os que tenho menos apreço, chego a arrancar capítulos (com estilete) só pra não carregar peso quando preciso levar comigo.
    Acho que os livros são mais felizes assim. Do contrário, ficam tristes quando esquecidos numa caixa, ou numa estante — apenas compondo a paisagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Enoch, tudo bem? Sim, se o livro for público o cuidado deve ser maior ainda! Porém quanto aos pessoais acho que isso varia rsrsrs Eu tenho um pouco de mania de organização, e gosto das minhas coisas como novas. Anotações sempre faço em um caderno à parte, inclusive copiando a referência do livro original, para ficar fácil identificar. Gosto do cheiro do livro novo, do toque e do visual. Quando preciso de apenas uma parte arrumo um exemplar digital e levo em PDF no notebook ou no celular, assim mantenho os físicos sempre novos e não perco a "diversão" do rabisco.
      Grande abraço e obrigado pela visita!

      Excluir