sábado, 22 de agosto de 2015

Felicidade x Trabalho


Fala galera, tudo bem?

Esses últimos meses tenho trabalhado bastante, inclusive aos sábados, o dia todo. Tenho pensado bastante na vida, e como trabalho fora de casa, sentido muita falta das pessoas que gosto. Na minha empresa sempre dizem "você pode ir embora às seis, você não precisa trabalhar no sábado", mas quem não o faz morre no mesmo cargo. Dependendo da função é cortado na primeira oportunidade. Não batemos ponto e ficamos até a hora que "precisar".

Penso bastante no blog também, o quanto gosto disso aqui, e o quanto me fez feliz a quantidade de visitas que recebi, e de emails que até hoje recebo por ajudar as pessoas. Gosto muito de cada um que já passou aqui, e saibam que visito sempre o blog de vocês, só não posto pelo fato de que quando não trabalho só quero dormir.

Passei aqui pra perguntar, na verdade, aos mais experientes: é normal essa fase da vida? Trabalhar de 13 a 14 horas por dia, é realmente necessário? Poderia trabalhar bem menos e ganhar uns 30% a menos, vale a pena?

Sei que parece uma questão tosca, mas apesar de não conseguir expressar bem aqui, o conflito está bem grande. Me sinto fraco de pensar em trocar, me sinto triste de ver meus pais envelhecerem de longe, me sinto grato de ter oportunidade em tempos difíceis. Me matar agora por um tempo e algo a mais, ou viver uma vida mais simples para ter mais tempo?

Passa na minha cabeça, também, empreender. Altamente complexo? Trabalho com administração, e pelo menos os maiores autores já li todos. Meto a cara em algo?

Bom, agradeço demais toda a ajuda com minha crise existencial, e quero ressaltar que continuo ficando rico na bolsa hu3.

Abração!


13 comentários:

  1. Não conhecia seu blog, vim parar aqui por causo do Uó.
    Pois bem, saia dessa vida.
    Da minha experiência, 90% dos que se matam de trabalhar se arrependem. Os outros 10% são os próprios donos do negócio. Esses têm que dar o sangue mesmo.
    Nunca me iludi com isso. Sempre trabalhei o mínimo. E, paradoxalmente, sempre fui valorizado por dizer "NÃO".
    Não satisfeito, quis trabalhar (um pouco) menos, sem preocupações. Por quase 2 anos abri mão de muita coisa, estudei (trabalhando junto) e passei no cargo de auditor fiscal, que ocupo atualmente.
    Olho pra trás, vejo meus ex-colegas de iniciativa privada e tenho pena deles, sinceramente.
    Boa sorte

    ass: auditor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este cargo é bão! mas só os melhores conseguem, tem que ralar um pouco pra conseguir tb, rs.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta Anon, e bem vindo ao blog!
      Acredito que logo farei parte desses 90%....
      Abraços

      Excluir
  2. Jovem,

    Eu concordo com o Anônimo 12:31. Fazer extras uma vez ou outra até que não faz mal. mas o problema é quando isso sai da exceção e vira regra. Eu trabalho em multinacional e é muito comum ver os puxas fazendo extras para afagar o ego do chefe ou até mesmo por medo de terem uma avaliação ruim.
    Sou jovem, mas já fiz besteiras como trabalhar 1 mês sem folgas ou 16,18 horas por dia para resolver problemas que no fundo não eram tão graves assim e digo NÃO VALE A PENA. Não vale a pena sacrificar sua família, sua sanidade e sua saúde por 30% a mais de salário. Digo isso, porque estive na mesma posição que você e com os mesmos questionamentos. Até mesmo estou com um projeto de empreender para tentar largar a situação atual. Como o colega anterior afirmou, trabalhar até cair só para quem é dono do negócio, pois esse é o seu legado. Para os outros, é cumprir o que está no seu contrato e com suas atribuições documentadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema Felipe, já virou mais que regra, é cultura na empresa.
      Não sei se já leu sonho grande, mas a empresa que trabalho é uma cópia da Ambev. A cultura é totalmente massacrante!
      E muito obrigado pelo relato, me dá convicção no que estou começando a ver....
      Abraços.

      Excluir
  3. ja passei por esta fase, ja teve periodo que trabalhei 48 horas seguidas. agora estou dedicando toto tempo ao meu filho.
    sao fases, ninguem consegue trabalhar muito a vida toda, mas tem momentos que é necessario.
    obs: vc acvha que bil gates construiu a microsoft trabalhando de segunda a sexta de 8 as 17? hj garanto que ele não trabalha nem 4 horas por dias, mas ja trabalhou mt.
    steve jobs tb deve ter trabalhando mt, mas hj esta enterrado, é bom balancear as coisas, ninguem sabe o dia de amanhã.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postarei sobre as minhas reflexões depois, mas vou traçar um plano bem estruturado e vou aguentar o tempo que precisar.
      Abraços Uó e muito obrigado!

      Excluir
  4. Sou servidor público federal e nunca aceitei cargo em comissão.
    O motivo: quero ter horário de chegar e sair do serviço. Com cargo em comissão, necessariamente vc tem que ficar a disposição.
    Vc só pode ir embora quando o chefão vai. Isso é um saco.
    Mas, meu subsídio é muito bom. O que me dá a oportunidade de dispensar cargos em comissão. Talvez, se o subsídio fosse baixo, eu teria que pegar uma comissão.
    Só no caso concreto mesmo para saber.
    Sei que com o subsídio que tenho, não quero cargo em comissão de jeito nenhum.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo relato Anon. Mais gente concordando com o "não vale"!

      Excluir
  5. Como disse o grande o Uó, eu também fiz muito isso até o nascimento do meu filho, depois fui tirando o pé do acelerador. Mas foi importante ganhar os 30% a mais, para montar a estrutura do patrimônio da minha família. Eu sou a favor de dar um gás na hora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Focarei nisso Surfista. Como disse, traçarei meu plano e acredito que terei que aguentar mais um tempo, e tentarei juntar o máximo que puder. Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns pelo Blog, continue postando.

    Sobre sua crise existencial, acho que todos, num momento da vida tem essa dúvida e nós sabemos da resposta. Sua atual carga de trabalho precisa ser revista e voce tem que dar valor para sua saúde, família e bem estar. No momento que voce se abater e mostrar que nao está contente, a empresa te corta sem pensar duas vezes e adivinha quem vai estar do seu lado? Sua família, seus amigos e muitas vezes até pessoas que nem imaginavamos... Reflita e trabalhe somente o necessário, dinheiro não é tudo, sua saúde fisica e mental precisa ser preservada, pois, mais tarde todo dinheiro que poupou será gasto com remédios, médicos, fisioterapias, psicólogos... Conheço muitos CEO's que ganhavam/ganham 40k a 50k, mas suas vidas sociais nao existem, estão obesos ao extremo, com mulher querendo divórcio e uma sobrecarga muito grande na vida... Acho que nao vale a pena acabar com sua vida social por uns trocados a mais. Pense Nisso.

    ResponderExcluir