terça-feira, 9 de abril de 2013

Tem gente que se fode por escolha própria.



Eu sempre tento ajudar as pessoas quando o assunto são finanças. Já incentivei muita gente a investir e a controlar melhor seu dinheiro, e ajudo com todo o gosto do mundo sempre que solicitado até quando não solicitado às vezes. Ajudo a diminuir gastos, economizar, dou dicas de como começar a investir, dos meus livros preferidos e todo o resto, mas é incrível a quantidade de pessoas que insiste em inventar desculpas pra sua incompetência. As pessoas não conseguem fazer o que se propõem e colocam a culpa em todo o universo. Uma coisa que não suporto são desculpas pra mascarar erros visíveis, ou excesso de auto-piedade. Óbvio que se fizermos o nosso melhor a culpa da falha não é nossa, mas tem gente que sequer tenta! Ficam inventando desculpas pra não se moverem e depois acham ruim quando se fodem. O que me incentivou a fazer esse post foi o fato de que esses dias eu estava conversando com um amigo sobre bolsa, quando um terceiro colega escutou e veio me pedir dicas de alguns livros iniciantes. Disse que queria saber mais e tals, então indiquei Pai Rico Pai Pobre e Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem, disse que eram iniciantes mas os considerava indispensáveis, e que posteriormente poderia indicar outros mais específicos. Falei sobre Buffett, Lynch, Soros e alguns outros que admiro, e imaginei que o cara estava em encaminhado.
Alguns dias depois reencontrei com o indivíduo e perguntei se ele já havia buscado algum dos livros e tal, e a resposta que ouvi foi essa:
-"Ah, eu fui procurar, mas esse tal de Buffett era o cara mais rico do mundo, hoje nem é mais... Esse negócio de investimento não funciona não..."
Desgraçado!! Os caras são podres de ricos e você acha que tem mais conhecimento que eles? Sinceramente acha que eles não podem te ensinar nada?? Acha que ele ficou bilionário de brincadeira? Tentei argumentar mas cara arrumava desculpa pra tudo! A resposta dele foi tão esdrúxula e sem conhecimento nenhum de economia que eu fiquei até sem palavras. Minha raiva ia só aumentando até que eu deixei e fiquei quieto. Seu animal de chifre, eu tô te ajudando, entregando na sua mão o caminho pra ganhar dinheiro e poder sair desse seu emprego de merda ou da sua vida de pobre e você esnoba?!?!?! O que custa ler um livro seu arrombado?!?! Olha o nível das outras desculpas que já escutei:
- Uma vez o gerente do meu banco falou que ia investir meu dinheiro em ações e eu nunca mais vi o dinheiro.
- Já ví um estudo que mostrou que um gato conseguiu resultado melhor que pessoas na bolsa, pra que você estuda isso então?
- Bolsa cai todo dia rapaz! Pega esse dinheiro compra um AP e uma moto e trabalha só pra viver! Larga de ser burro!
-Tal ano CDB rendeu mais que a bolsa, isso não compensa!
-Você vai deixar de viver pra juntar dinheiro?
-A Suíça não tem investidores, é só um paraíso fiscal. - Você sabe o que é um paraíso fiscal? - Não.

Cara, só de lembrar de cada uma me dá raiva. A pessoa prefere viver na ignorância do que ler um livro. Inventa desculpas, vê razões aonde não existe pra embasar a incompetência, medo, preguiça ou o que quer que seja do infeliz.  A oportunidade passa na cara dela e ela não agarra, já pensou que você pode ter que trabalhar uns 20 anos a mais, ou se aposentar com uma merreca só por não agarrar a chance de se educar financeiramente? Se você tem alguma área deficitária na sua vida, deixe essa porra dessa preguiça, desse medo, dessa soberba ou o caralho que seja e vá procurar melhorar! Assuma a fraqueza, estude e trabalhe que a situação VAI melhorar.
Já perdi noites de sono tentando entender porque todo mundo quer dinheiro, quer uma boa vida e quer ser uma pessoa melhor, mas não estudam nem dinheiro nem nenhuma maneira de crescer pessoalmente. Como vocês querem crescer então seus ruminantes? Acham que fazendo a mesma merda e com o mesmo conhecimento um dia vocês vão acordar sendo deuses? Pessoa, se você não tem conhecimento nenhum sobre finanças, economia ou mercados por favor, estude, sua vida vai mudar completamente... Não venha querer discutir sobre um assunto que você não conhece, assuma sua ignorância pelo menos pra você mesmo e corra atrás, o ganho é inimaginável. Deixo meu apelo pra estudarmos (me incluo) e crescermos tanto no âmbito financeiro quanto no pessoal. Harv Eker diz que se não conseguimos fazer alguma coisa é porque há alguma coisa que não sabemos.
Tem gente que parece que quer se ferrar mesmo....


15 comentários:

  1. Rapaz, esse é até um dos motivos de muita gente ter criado blog, pra poder discutir sobre isso.

    Infelizmente o homem do dia-a-dia aki no Brasil não se interessa por investimentos. Só sabe reclamar.

    E vão ficar na corrida dos ratos.

    Deixa esse cara pra lá.

    A última q eu ouvi foi assim "Quem não tem dívida, não tem nada"

    Impressionante, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dimarcinho, tudo bom? Cara isso é muito ruim, tem um cara que trabalha comigo, deve tirar em torno de uns 3k líquidos, e mês passado tava se gabando porque seu cartão de crédito veio 2500! A mentalidade das pessoas assusta às vezes...
      Abraços!

      Excluir
  2. Então se um sujeito não gosta de bolsa de valores, então ele é burro? É isso que vc quer dizer com esse beicinho todo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Troll, quero dizer que burro é quem reclama das coisas e fica inventando desculpa pra não buscar melhorar. Reclama que vive na dívida, mas não busca aprender sobre dinheiro, reclama que não tem amigos, mas não busca ser uma pessoa melhor, reclama que tem um cargo ruim mas não procura se profissionalizar e por aí vai. É mais fácil ver defeitos e inventar desculpas do que se mover, mas ver defeitos não dá resultados. Isso é burrice....

      Excluir
  3. Não adianta querer ensinar se a pessoa não está disposta a aprender. A maioria das pessoas tem a visão de que financiamentos são normais, que é normal pegar empréstimo, que salário é feito pra se gastar todo. É quase uma questão cultural.

    O negócio é relaxar, e deixar pra lá. Cada um que viva a sua vida como achar melhor. Senão ainda ficamos com fama de malas pão duros que não sabem aproveitar a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Patricinha. Levando na cara eu acabei descobrindo que a vontade tem que vir de dentro. Como você disse, se a pessoa não está disposta não adianta querer ensinar nada. Abraços!

      Excluir
  4. Olá turma do Despejando Informações,

    Meu nome é Humberto Alves, sou gerente de afiliados do www.apostasonline.com e gostaria de lhes fazer uma proposta.

    Como não consegui encontrar nenhuma área para contato, poderiam me enviar um email para afiliados [arroba] apostasonline.com para darmos continuidade a negociação?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Humberto, tudo bem? Pode mandar para
      jamesbondebook6@gmail.com
      Como esse é um blog de investimentos temos que nos resguardar, então assim que estabelecermos contato envio o e-mail pessoal. Agradeço muito.
      Abraços

      Excluir
  5. Concordo parcialmente com o texto. discordo no seguinte.

    A Bolsa é impressionantemente confusa e complicada, e há pessoas que são conservadoras e não esses desvairados sardinhas que saem alavancando 1K.

    ESTUDAR. Palavra emblemática, forte, soberana hein? mas o que seria ESTUDAR?
    Sinceramente, considero que ESTUDAR é simples, o difícil é saber o que ESTUDAR, eu por exemplo tenho uma dificuldade imensa em estudar, não sei por onde começar e nem sei o que começar. Isso vale para todas as áreas. Eu penso que a pessoa vai conseguir estudar de livre e espontânea vontade que é a maneira que vai dar retorno, aquilo pelo que ela se interessar, e não aquilo que enfiam goela abaixo. sorte de uns que gostam de estudar coisas que dão dinheiro, azar de outros que estudam coisas nobres porém péssimamente remuneradas, um dos exemplos são os professores. Orrevoá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Henrique! Quanto a estudar me refiro a buscar conhecimento, independente da fonte. Quando comecei a estudar sobre bolsa eu não sabia nada de nada, ninguém na minha família nunca operou e eu fui duramente criticado. Comecei lendo análise técnica porque achava que era a única que existia, até ler um livro de Buffett, e assim optei pela fundamentalista. Acho que o importante é começar, correr atrás do máximo de conhecimento possível que as coisas vão acontecendo. Um dia você vai se deparar com aquela informação que vai disparar o gatilho na sua cabeça, e as coisas vão fazer sentido e começar a andar.
      Infelizmente somos muito jovens quando escolhemos o que 'estudar formalmente'. Acredito que se fosse hoje grande parte da população escolheria diferente. E realmente estudar o que te obrigam é foda, mas a pessoa tem que ter o mínimo de discernimento pra entender que aquilo será bom pra ela. Mesmo que ela não goste, se a coisa for extremamente positiva, porque não buscar pelo menos o básico de conhecimento? Não dói e pode trazer mudanças imensas...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O pior é recomendar qualquer tipo de investimento para esse tipo de pessoa.
    As pessoas definitivamente não entendem o conceito de longo prazo - apesar de você explicar detalhadamente-, e um dia que virem que sua recomendação caiu, irão te atazanar, criticar e até perder a amizade.

    http://valueinvesting.blog.br
    Value Investing

    ResponderExcluir
  8. Realmente Carlos, tem que segurar pra manter a amizada, mas a gente sempre tenta lear as pessoas próximas pra frente, foda é quando não querem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá Thales! Concordo com tuas afirmações. Na verdade há apenas três maneiras de se investir em bolsa de valores, 1) invista nas empresas que você se sentiria bem em ser o dono pelos próximos 10 anos - para isto é necessário muito estudo e pulso firme, o tão aclamado Buy and Hold 2)Trade - ganha no sobe e desce da bolsa, bastte ensina sobre isto e para mim, não é a minha praça e 3)Maneira povão que segue o que o Willian Bonner diz no JN, compra no topo e vende na baixa, é 90% das pessoas físicas da bolsa, são as que perdem dinheiro.

    Acredito que o conhecimento financeiro é essencial inclusive para manter o casamento, mas que se deve perder saliva para quem quer aprender.

    um grande abraço e te desejo tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana seu texto Onesíforo, também sou adepto do Buy and Hold e tenho vergonha quando vejo os "economistas" dando entrevista no JN. Obrigado pela visita e também te desejo tudo de bom!

      Excluir