terça-feira, 19 de agosto de 2014

A reestruturação da OGX.




Quem acompanhou essa semana viu que a antiga OGX, agora OGpar liberou seus resultados. Pelo segundo trimestre seguido a empresa teve lucro. Eu li o relatório completo e os informativos de mercado, e a empresa realmente está cortando custos drasticamente.  Alguns novos poços estão produzindo, outros estabilizaram e anunciaram ainda alguns outros a produzir.

A empresa hoje custa 0,18 centavos por ação, e lucrou próximo a 300 milhões. Em um fórum eu vi uma comparação dizendo que uma empresa estruturada com lucros semelhantes custa próximo de 20 reais. Isso me deixou uma pulga atrás da orelha. Eu tenho 300 reais em OGXP3 a 5,00 reais, será que não compensaria colocar mais 300 reais a 18 cents? Será que estamos diante de um turnaround? Se acontecesse algo assim no IBOV seria EXTREMAMENTE interessante. Seria uma oportunidade de fazer uma boa grana.

A questão é: Isso não é investimento, é aposta. Será que vale a pena? Garantia não temos nenhuma, a empresa tem um histórico bastante ruim, porém está realmente sinalizando mudanças. Uma atitude dessas iria contra todas as filosofias de investimento que sigo, e já perdi um pouco de dinheiro por fazer essas “apostas”, mas lendo os relatos da petroleira estou sinceramente tentado.

Resolvi postar aqui pra saber a opinião da galera, porque vou separar um dinheirinho e decido se arrisco a reviravolta da OGpar ou se aumento posição em alguma empresa realmente bem fundamentada. Vou pegar o “Investindo em Small Caps” que é uma bíblia de turnaround e dar uma estudada nos balanços da empresa. (Inclusive quem não conhece a obra fica a dica, antigos blogueiros fizeram muita grana com os ensinamentos dela). Esmiuçarei produção, EBITDA, dívidas, empréstimos e decidirei.

Mas e você, acredita? Apostaria?

21 comentários:

  1. O dinheiro que você irá investir.... Você aguenta o tapa na cara caso seja perdido? Se sim... Vai fundo! Se não, não inventa :)

    Acho que podemos sempre colocar um dinheiro em uma aposta, é algo que "vai que". Sou a favor de você analisar bem e apostar aquilo que você pode perder.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita estag! Vou analisar bem, com certeza! Abração!

      Excluir
  2. Você está analisando o preço pelo valor absoluto da ação (0,18 cents) ou pelo valor de mercado da empresa (580 milhões)?
    Se for pelo valor absoluto (ir de 0,18 a 20,00) não faz o menor sentido.
    Mas olhando pelo valor de mercado, se a empresa chegar aos 20 reais ela terá um valor de mercado de 60 Bilhões, o equivalente a um Santander.
    Pelo que sei esta empresa vai passar por uma mega diluição. Se isso for verdade, mesmo que você vislumbre a possibilidade dela chegar a valer a mesma coisa que o Santander, não chegará nem perto dos 20 reais.
    Além disso, esta empresa está com patrimônio líquido negativo de 9 Bi e está em uma situação extremamente delicada, com uma dívida monstruosa. Pelo pouco que sei, esta diluição é um acordo para trocar dívida por muitas ações. Se isso for verdade, com certeza os atuais sócios serão os últimos da fila para colher eventuais frutos que a empresa possa oferecer.
    O mercado todo sabe que empresa teve este lucro. Todo mundo sabe disso. Então por que as ações não se mexeram? Será que só o colega do fórum enxergou algo que todo o mercado não enxergou? É um caso a se pensar.
    Eu sou pitecofóbico. Tenho medo de micos. Tem muita empresa boa para analisar. Não coloco nem um centavo em micos, pois sei que cada um vai fazer falta para alcançar meu objetivo. Eu abro mão de muitos confortos, por isso nem penso em colocar dinheiro em barco furado.
    Se você está impressionado com o lucro da empresa, há dezenas de outras que apresentam lucros e que estão financeiramente estáveis.
    Sobre este fórum, a possibilidade de você ter encontrado uma dica que te ajudará é remota. Tire suas próprias conclusões.
    Esta é apenas minha opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP primeiro quero agradecer sua visita aqui no blog e segundo, valeu pelo coment sensato. Realmente eu não pensei no caso do valor de mercado completo, quanto à diluição estava analisando.
      Obrigado pelo "choque de realidade", analisarei com muito mais cuidado agora.
      Abraços e abraçs pro Sonny tbm!

      Excluir
  3. Já gastei muito tempo com esta empresa nos meus trades, infelizmente não posso gastar mais, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trade, tá aí uma coisa que eu preciso aprender!
      Abração Uó!

      Excluir
    2. Melhor nem aprender. rs esqueça isto.

      Excluir
    3. Uórrenzinho, pra desanimar o rapaz? Não é pq vc não conseguiu ficar no trades que outros não vão conseguir.

      Um abraço

      Excluir
  4. Faço minhas as palavras do AdP.

    Mas se vc quiser arriscar, separa um percentual bem baixo do seu patrimônio líquido, algo como no máximo 1% e coloque nela.

    Mas, por enqto, acho que não pra onde fugir. Apesar do lucro, a dívida é monstruosa. Ou não conseguirá pagar (decretando a falência) ou então haverá reestruturação, culminando em consequente diluição.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita também DiM. Com certeza se eu me arriscar será com um valor bem baixo, mas pelo que tô vendo e sentindo dos comentários é uma coisa que não compensa mesmo.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Dados do semestre:
    - receita: 513792
    - custo: -361664
    - despesas/rec operacionais: -370499
    - resultado antes do res financeiro e dos tributos: - 218371 (operacionalmente continua dando prejuízo).

    Só deu lucro por causa da variação cambial, apurada sobre o passivo líquido em moeda estrangeira. Ou seja, se o dólar subir, vai ocorrer o contrário.

    ResponderExcluir
  6. Thales,

    Fuja de qualquer empresa que tenha o dedo desse bandido do Eike Batista. No setor de petróleo a melhor (e única) opção chama-se Ultrapar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultrapar não é do setor de Petróleo, rs

      Vamos estudar melhor as empresas!

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Não? O combustível que ela vende vem da onde? Mágica?

      Abraços.

      Excluir
    3. Dimarcinho,

      Exatamente! É óbvio que eu sei que ela é uma holding. Mas ainda assim, é a melhor opção na Bolsa para se expor ao setor petrolífero com segurança.

      Abraços.

      Excluir
    4. A Ultrapar é basicamente uma empresa de logística; ela não produz nada (teria q dar uma olhada no que o grupo Oxiteno faz exatamente).

      Ou seja, ela está ligada ao setor de logística. A questão de armazenamento de granéis líquidos com consequente armazenamento de combustíveis não quer dizer que ela é do setor de petróleo.

      Ela não produz uma gota de combustível ou petróleo até onde eu saiba.

      []s!

      Excluir
    5. Vi aqui a Oxiteno e eles possuem várias indústrias, mas todas mais voltadas ao setor químico e petroquímico, tb fora da área de petróleo, rs

      Excluir
  7. Será que recupero minha grana aqui ? essa já dei como perca.......a empresa está sem credibilidade alguma, mesmo com lucros, a cotação não deslancha, culpa do fanfarrão do EIKE BATISTA.

    ResponderExcluir
  8. DI, provavelmente esta noticia que vc leu no fórum, é alguma esperto querendo recuperar os centavos perdidos em OGXP3.
    Penso que comprar essas ações seria o mesmo que jogar na Mega-sena, pode ganhar e pode perder tudo, portanto é uma aposta, e se for feita, tem que ser por sua própria decisão, não pq viu isso em fórum ou aquilo na TV.

    Quanto a trades, sempre opere ações de boas empresas, não é pq é especulação que vc vai tradar micos e lixos

    Um abraço.

    blogdozemoney.blogspot.com.br

    ResponderExcluir