segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Como fazer: Melhor Pretinho de Pneu.


Fala galera, tudo bem? Bom, meu carro finalmente ficou pronto depois do acidente. Muita canseira com a Mapfre seguradora (inclusive não recomendo de maneira nenhuma) , e depois alguns problemas com a oficina, mas agora ele tá lá lindão na garagem. Passei o fim de semana dando um trato nele. Repintei as rodas, lavei os estofamentos, silicone gel em todos os plásticos e borrachas e cera boa na lata. Isso me lembrou de fazer mais posts sobre carro, futuramente vou falar detalhado sobre ceras e produtos para painel, mas vamos começar do básico: pretinho no pneu.

Com certeza o pneu bem cuidado dá uma aparência bem melhor ao carro, como vemos na foto que abre o post. Porém esses pretinhos de supermercado não tem boa qualidade e em geral são muito caros. Eu já testei vários, e com certeza o melhor custo benefício é fazer o seu próprio. Para isso, basta escolher como você prefere o pneu, apenas preto ou com brilho.

Com Brilho: A maioria destes pretinhos de supermercado é álcool e glicerina. Basta olhar a composição e você vai ver que paga uma fortuna por um composto extremamente simples. E a maioria deles brilha bastante. Portanto, o primeiro modo de fazer seu pretinho caseiro é comprar álcool (de cozinha mesmo) e glicerina em qualquer farmácia. Misture de 200 a 500 ml de glicerina em 1L de álcool e pronto, terá mais de 1 litro de pretinho por menos de 10 reais. Quanto mais glicerina mais vai brilhar. A desvantagem dessa fórmula é que sai facilmente na água, pelo fato dos compostos serem hidrofílicos. Outra maneira mais resistente é misturar álcool e xarope de groselha, também encontrados em qualquer supermercado. Brilha bastante e é resistente, esse é o meu preferido. O resultado deles é mostrado na foto abaixo:
Pretinho de Glicerina + Álcool

Sem Brilho: Há pessoas que gostam do pneu sem brilho, bem preto, apenas com aparência de novo. Para obter este efeito o melhor custo benefício é Cera Incolor + Xadrez Preto. Os dois são encontrados em qualquer supermercado, basta misturar, agitar e aplicar nos pneus. Apenas fique atento porque se cair na roda e secar pode manchar, então retire rapidamente o que escorrer. O resultado é bem parecido com o da foto que abre o tópico. A dica é aplicar com um pincel, é bem mais fácil.

Eu já testei também produtos de primeira linha, como Meguiars Endurance, realmente fica preto e resiste bem à água, mas não me agradou por não achar um bom custo benefício (é exageradamente caro) e por não dar brilho. Os melhores resultados e com os melhores preços obtive com as receitas acima. Então, nada de comprar pretinho mais, agora, com menos de 10 reais você faz litros de tinta para pneu de qualidade superior às do supermercado. 

Grande abraço. 

5 comentários:

  1. Fala thales! Obrigado pela dica. Lavar o carro e não passar pretinho, não fica parecendo que tá lavado.
    Mas viu, qual a porção de cera incolor + xadrez preto para a mistura?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FGala Anon, beleza?
      Uma bisnaga de xadrez pra uma garrafa de cera (em geral 1L)
      Abração!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dois meses em total estagnação e um pequeno mundo desmoronado, esse foi o resultado de uma terrível tragédia familiar. Refletindo em como viver os próximos anos da minha vida, recebo um tal de "insight" e tudo acontece repentinamente...hoje, tenho 25 anos, não tenho filhos e estou solteiro. Foi uma decisão fatigante mas acabo de abandonar o curso de ciências farmacêuticas em uma universidade pública, fiz um acordo no trabalho e estou livre para pensar fora da caixa, dessa situação aprendo que a segurança é um sentimento pérfido.

    O Campo de Batalha surge como o diário de um jovem homem brasileiro resiliente, um sonhador de origem humilde com uma enorme apetência de vitória, que como milhões de outros continua lutando pela tão sonhada independência financeira. Há um ano estudando de forma autônoma posso afirmar, conheço de perto todas as dificuldades que rodeiam os iniciantes do universo empreendedor e no mercado financeiro!

    Deixo antecipadamente um pedido de perdão aos especialistas, analistas de mercado e imortais da Academia Brasileira de Letras, o objetivo aqui é dividir o conhecimento acumulado (e aprender) da forma mais simples possível, prometo que com o tempo e a prática irei melhorar.

    Assim começa uma nova história, repleta de objetivos e sem saber quais obstáculos terei que enfrentar nas sinuosidades da caminhada, se você tiver coragem e disposição para enfrentá-los traga uma mochila bem grande, vamos mergulhar juntos em um mar repleto de novas luzes, é uma região selvagem e somente com muita disciplina vamos vencer os desafios... quem sabe assim deixaremos uma trilha menos perigosa para novos exploradores.

    Conto com o seu apoio, envie críticas, elogios, sugestões de conteúdo e revisão textual, o blog é seu!

    LINK: www.campodebatalha1.blogspot.com.br
    LINK: www.campodebatalha1.blogspot.com.br
    LINK: www.campodebatalha1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Qual a quantidade de glicerina e álcool gel eu faço 10 lt de pretinho

    ResponderExcluir