terça-feira, 14 de outubro de 2014

Juntar dinheiro Todos os Dias e realizar seus desejos.



Fala pessoas, tudo bem? Estou revivendo hoje um hábito que tinha quando criança, e que ao refletir sobre vi que poderia ser extremamente benéfico e útil pra minha vida: Poupar Diariamente. Quem acompanha o blog sabe que eu busco investir (em ações) o máximo que posso do meu salário, muitas vezes chegando perto do valor integral. Além disso eu possuo uma conta "colchão de segurança" que serve para cobrir emergências sem ter mexer nos investimentos. Minha conta colchão também é usada para oportunidades, quando encontro algo que estou precisando e esteja extremamente barato, por exemplo. Mas toda vez que faço isso dói meu coração, mesmo sabendo que estou fazendo um bom negócio.

Quando era adolescente sonhava em ter minha guitarra. Mas a situação dos meu pais era meio apertada, e eu sabia que não conseguiria só pedindo. Então, montei um cofre e depositava lá uma moedinha todos os dias, seja algo que ganhava ou que sobrava do lanche da escola. O cofre era decorado com fotos e frases, pra me incentivar. Hoje, sabendo do poder e da importância dos pequenos ganhos ( tem até um post sobre isso AQUI) resolvi retomar essa tática pra objetivos maiores. O valor dedicado a investimentos não será alterado (nunca na vida, só vai crescer!), mas minha meta é juntar qualquer coisa, todos os dias. Seja pra fazer uma viagem, trocar o carro, comprar uma coisa supérflua, mas todos os dias terei que colocar alguma coisa no cofrinho.

Eu já tinha o hábito de juntar moedinhas, e comprei coisas relativamente grandes com elas, mas agora quero intensificar. Separei um pote de sorvete e hoje já coloquei 5 reais. Colocarei lá aqueles trocos que gastamos em porcarias, dinheiro que encontrar no bolso, moedas e tudo do tipo, mas a meta será juntar pelo menos 1 real todos os dias, sem falha. Muitas vezes não percebemos o alto valor que é gasto com porcarias. Um sanduíche que você paga $ 15,00 na rua, com essa grana muito provavelmente faria 5 deles em casa. Uma bebida que compra sem necessidade, ou qualquer gasto desnecessário. Não, não estou falando pra cortar tudo, mas tentarei me regrar e economizar mais ainda, para como disse, poupar uma merreca todos os dias, religiosamente. Estou estudando dicas novas, algumas já estão aí abaixo, e vou colocar em prática. 

A ideia é progredir sem tocar nos investimentos. Viajar ou trocar de carro sem peso na consciência. E sim, é efetivo e possível. Numa rápida busca na internet se encontra vários pacotes de viagem por menos de 1000 reais, por exemplo. Se você trocar de carro de 3 a 5 anos com certeza essa graninha também te dará um belo empurrão na troca, ou até mesmo para equipar  (com um SQ e um joguinho de rodas, rsrs) seu carro. 

Então, está de pé a nova meta, juntar um troco todos os dias. Vou postando a evolução do cofrinho e o que farei com o dinheiro.

Dicas Para Economizar os Trocados:

- Compre Usado.
-Pegue Emprestado.
-Faça Você Mesmo.
-Use Internet Bank.
-Troque seu carro por um mais simples, se possível. (Isso economiza absurdo!)
-Reduza refeições na rua.
-Troque produtos por marcas substitutas, quando possível.
-Compre coisas pela internet, ou pelo menos pesquise preços antes de comprar.
-Estabeleça um teto para suas despesas. (Também me ajuda demais.)
-Se você gosta de sair, faça esquenta. Beber em casa custa 10% do valor de beber na rua. 
-Compre nos mercados próximos de casa, quando possível.
-Simplifique tudo que for possível.

Abraços!

PS: Se você quer aprender a investir de verdade e conquistar sua independência financeira, ganhar mais sem depender de patrão ou se aposentar mais cedo, veja as leituras recomendadas do blog. Esses livros e o que aprendi neles mudou minha vida.

6 comentários:

  1. Bom, eu sempre aproveito as moedas e dou valor nas mesmas, vou juntando as mesmas e gasto em uma compra na semana, tipo inserir crédito no celular. más vai juntar essa grana por um bom tempo pelo jeito, não acha que será corroído pela inflação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem beto? Bom, a ideia é colocar na poupança quando atingir um determinado valor, mas a ideia de gastos rápidos também é uma excelente opção!
      Abraços.

      Excluir
  2. Ainda acho que a melhor forma é definir X% ao mês de poupança/investimento e procurar mais fontes de renda.
    Poupar ao extremo tem um limite.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das minha prioridades é aumentar a renda no curto prazo, até porque vou formar, mas acho que esse troco a mais na poupança não fará diferença no cotidiano!
      Abração.

      Excluir
  3. Me lembro de um post do saudoso viver de renda, em que ele diz que uma coisa da qual ele se arrependia era ter feito economia demais nos primeiros momentos, o cara era tão frugal que fez um cálculo caloria/R$! Depois admitiu que isso não teve efeito sobre a IF (até porque também teve os mega aportes, mas isso é outra história)

    Eu, anônimo, acho louvável poupar, mas cuidado com a economia excessiva... Pessoas assim são normalmente vistas como chatas, que não apreciam o fato de que, quando você come fora, paga também pelo ambiente e pelo momento que o local proporciona, fazer um cálculo seco de quanto custaria a mesma comida no supermercado é muito simplista.

    ResponderExcluir
  4. Sigo boa parte das dicas listadas ae. Primeiro pq sou pobre. Mas acho que essasdicas tem a ver com uso ponderado do dinheiro, sem ostentacoes.

    ResponderExcluir