domingo, 10 de agosto de 2014

Melhoria contínua: A importância dos pequenos progressos.

Olá pessoal, tudo bem? Quem trabalha em empresa ou estuda estruturas organizacionais já deve ter ouvido falar de melhoria contínua e ferramentas como Kaizen. A ideia é simples: "Amanhã melhor que hoje, hoje melhor que ontem". A cada dia você deve buscar implementar e melhorar algo na empresa ou organização que está inserido, em qualquer âmbito, seja nas relações pessoais, estrutura, processos, etc.

Quando ouvi isso pela primeira vez na faculdade, já tinha ouvido uma frase de Confúcio, se não me engano: "Carrega um punhado de terra todos os dias e terás uma montanha". Achei a filosofia extremamente interessante e pensei "porque não usar isso na minha vida pessoal? Meu pai costuma dizer que todos os dias você tem que aprender e ler alguma coisa, qualquer coisa que seja, e eu já tinha isso internalizado, depois de conhecer a melhoria contínua então, definitivamente decidi adotar isso pra minha vida.

Nós investidores sabemos o poder de melhorar um pouquinho por dia, porque esse é o mesmo princípio dos juros compostos, e sabemos quão grande é o crescimento que isso pode gerar. Então a ideia é tentar SEMPRE dormir melhor do que se acordou. Tente aprender algo novo no seu dia, melhorar seu estado físico, guardar algum dinheiro, fazer uma nova amizade, doar algo, fazer qualquer ação útil que te faça dormir sendo uma pessoa melhor do que você acordou. Você como pessoa é um universo, e isso dá margem pra infinitos pontos a serem melhorados. Então tentem, dediquem-se! Dormir sempre melhor do que se acordou.

O que me incentivou a postar essa mensagem foi essa imagem:

Se você se fizer 1% melhor a cada dia, no fim de um ano será 37 vezes melhor do que no início. Fantástico, não? E se você piorar 1% ao final do ano restará 3% de você. Devastador também, não? Então dedique-se a melhorar, os pequenos ganhos movem montanhas, e somados à força do tempo te levam longe!
Melhorar 1% ao dia é uma meta complicada, bastante otimista até, eu diria, mas se você conseguir se melhorar 0,3¢ que seja ainda terá um crescimento absurdo.

Então está lançado seu novo desafio, melhore a cada dia, o máximo que puder!
Grande abraço e excelente semana!

6 comentários:

  1. De sempre o melhor de você em tudo o que você faz, no final, ao menos você estará melhor do que quando iniciou :)
    Uta!

    ResponderExcluir
  2. Sempre acompanho seu blog. Comecei a me interessar pela bolsa de valores pelos livros indicados por voce. Abraços

    Amon_Ra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Anon fico muito mais muito feliz mesmo com isso. A intenção desse blog é justamente levar para as pessoas as coisas que mudaram minha vida pra bem melhor, e me realiza saber que tá dando certo!
      Continue os estudos que com certeza farão a diferença!

      Excluir