quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ficar rico investindo 700 reais por mês?



Fala galera, tudo bem? Grande parte dos investidores que vemos pela blogosfera e em geral, são classe média, e não tem capacidade de grandes aportes. Eu mesmo comecei a investir com meu salário de monitoria da faculdade (300 reais), passei bastante tempo investindo baixíssimo e mesmo assim hoje estou acumulando um bom patrimônio. Cada real que coloquei faz diferença. Mas será que a baixa renda pode ser um impedimento à riqueza? Primeiro vamos definir riqueza novamente: Riqueza é a capacidade de um indivíduo se sustentar por determinado tempo sem precisar trabalhar. Ou seja, poder viver de renda sem precisar vender seu tempo. Outro ponto a se destacar é que se hoje seu salário não é alto e você consegue juntar muito provavelmente suas despesas também são bastante baixas.

Bom, então fixem esses dois pontos, riqueza é viver sem trabalhar, e se você tem despesas baixas você também precisa de pouco. Hoje em dia meu aporte não é muito mais que 700 reais, porque eu ainda ganho pouco, sou estudante e estagiário, mas minhas despesas também são bem baixas, então vamos considerar esses valores, que é um investimento menor que o salário mínimo. Conseguiria manter o padrão de vida dos meu sonhos solteiro com 4k mensais. Hoje minhas despesas totais giram em torno dos 1500, logo, com 4k teria mais que o dobro do que tenho hoje.

Assim, fiz uma pequena simulação pra tentarmos compreender. Não sei se fui conservador ou otimista, mas usei uma taxa de crescimento dos aportes de 6% ao ano (aproximadamente a inflação atual), e uma taxa de crescimento histórica do investimento de 13% ao ano, num horizonte de 20 anos. A título de informação a rentabilidade bruta do Ibovespa de 94 até hoje foi de 13,1% (bruta, sem descontar a inflação). Acredito que seguindo o buy and hold clássico e investindo em boas empresas, com boa governança, lucros sólidos e dívida baixa não seja difícil atingir ou até ultrapassar esses 13%, principalmente por causa do reinvestimento de proventos, e imaginando que continue o ritmo. Além disso quanto mais tempo pegamos maior a rentabilidade, evidenciando a importância da perseverança e dedicação ao investimento. Bom, então joguei esses dados na calculadora e temos:

Horizonte - 20 anos
Aporte - 700 reais mensais
Reajuste dos Aportes - 6% anual
Rentabilidade - 13% anual
Valor futuro: 1130000,00 reais.

Em 20 anos teríamos aproximadamente Um milhão e cento e trinta mil de reais acumulados. Parece um valor alto, mas não deve-se nunca desprezar o a inflação. Nesse período ela já terá comido grande parte desse investimento, mas vamos comparar: O salário mínimo atual é de 724 reais, no mesmo horizonte tivemos uma inflação média de pouco menos de 4% ao ano (3,88), projetando essa mesma inflação, daqui a 20 anos o salário mínimo será de 1586 reais. Considerando um retorno de dividendos de 7%, o que não é difícil de se obter, tem-se uma renda de 6600 reais mensais, ou seja, 4,1 salários. 

Se fosse hoje você receberia 3000 reais. Para mim mais que suficiente para cobrir minhas despesas e ainda sobra um bom troco. Imagina se hoje, você tivesse uma renda de 3k só pelo fato de existir, sem ter que fazer nada, absolutamente serviço nenhum.

Acredito que isso prova que mesmo que você invista pouco, vale muito a pena. O tempo passará de qualquer modo, se você economizar terá uma grande renda passiva, se não, não terá nada. Pense nas viagens e tempo livre que terá, é um estímulo grande! Isso prova também que quanto mais você conseguir investir e poupar maior será o seu retorno. E se você conseguir poupar muito ele será MUITO maior. O aporte é extremamente importante. Como diz Kyiosaki, 'não se trata de quanto você gasta e sim de quanto você acumula.'

Logicamente, com a chegada de família, filhos e tudo mais suas despesas crescerão bastante, mas esperamos que nesse mesmo período você se profissionalize e consiga aumentar mais seus aportes. Repito que os aportes são a parte mais importante, quanto mais alto aportar mais rápido chegará a riqueza. Mas mesmo que hoje você não consiga poupar muito não se preocupe, mesmo valores mais baixos fazem muita diferença no futuro.

Essa foi uma simulação extremamente simplista, usando valores passados que não representam em nada o futuro, mas que dá pra se ter uma ideia que poupar, mesmo que seja menos que um salário pode dar uma grande diferença lá na frente. E lembro que os valores usados não consideram reinvestimento dos proventos (dividendos e juros sobre capital próprio), que com certeza multiplicariam esse bolo bem, mas BEM mais. 

Bom, então se você quer aprender a investir clique AQUI, e conheça os melhores livros do assunto. Se você já investe continue a caminhada, vale muito a pena.

Fontes: Rentabilidade Ibov.
            Inflação.

Grande abraço!

11 comentários:

  1. gostei, brah

    eh noix q aporta pouco

    dah pra viajar mto com esse poder de compra ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for solteiro dá sim! Sempre dá um jeito né! Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá Despejando!

    Desculpe, mas creio que meu comentário vai te desanimar um pouco, mas vamos lá.


    "A título de informação a rentabilidade bruta do Ibovespa de 94 até hoje foi de aproximadamente 20% (bruta, sem descontar a inflação) e sem considerar os proventos."
    De onde vc tirou esta informação?


    No site da bovespa os dados são:

    1994 a 2013 a média é 13,9% bruta.
    1994 a 2014 até hoje (20/06/2014) está em 13,1%.

    Fonte:
    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoTaxaMediaCrescimento.aspx?Indice=Ibovespa&idioma=pt-br

    O índice bovespa já considera os proventos e tudo mais.



    Sobre o reajuste dos aportes:

    "Reajuste dos Aportes - 6% anual"

    Também achei vc extremamente otimista. Isto considerando vc apenas como um trabalhador de carteira assinada.
    Atualmente vejo que é muito difícil uma empresa dar um aumento anual, de 6% além da inflação.
    E outra. A fase de casado, depois filhos, aí que fica mais complicado aumentar os aportes.


    Tenho um post que fala sobre estimativa.
    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/01/estimativa-de-tempo-de-acumulacao-de.html


    Infelizmente acho que devemos estimar mais baixo a rentabilidade futura e focar em melhorar os aportes.


    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Jose Silva? Eu tinha tirado essa rentabilidade do Blog Investindo em Valor, mas vou recalcular e editar. Muito obrigado pela tabela.
      Quanto ao reajuste muitas vezes sim, teremos que tirar do próprio bolso pra compensar o aumento da inflação, ma considerando isso um aporte "baixo" creio que não pesará demasiado na renda. Foi apenas para efeito de cálculo.
      Na empresa que trabalho, por exemplo, sempre reajustam de acordo com a inflação oficial. Mas sei que não é pra todos, então foi apenas para cálculo.

      Com certeza devemos focar nos aportes e darei uma olhada no seu post. Muito obrigado novamente pela ajuda.

      Excluir
    2. Refiz os cálculos José, utilizando a rentabilidade correta e um valor de reajuste do mínimo pouco mais alto que a inflação. Mas mesmo assim os valores finais de retorno deram bem parecidos (ainda bem!).
      Novamente agradeço muito por corrigir as informações.

      Excluir
    3. Olá Thales,

      Tenho que te alertar mais um detalhe.
      Vc escreveu esta frase:

      "Acredito que seguindo o buy and hold clássico e investindo em boas empresas, com boa governança, lucros sólidos e dívida baixa não seja difícil atingir ou até ultrapassar esses 13%, principalmente por causa do reinvestimento de proventos, e imaginando que continue o ritmo."

      Lembre-se que o Ibovespa já contabiliza o reinvestimento de proventos, portanto, não é tão fácil assim vencer o ibovespa.

      Eu prefiro simular a acumulação de capital com o rendimento líquido. E projeto o rendimento com ações de no máximo uns 8%.


      Outro assunto.
      Neste link, vc consegue simular qualquer período da inflação:
      https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=1

      Outros links, dê uma olhada na minha página:
      http://investidordefensivo.blogspot.com.br/p/links.html


      abs!

      Investidor Defensivo.

      Excluir
    4. Mais uma vez valeu ID. Sua ajuda foi de grande valia, sinceramente não sabia que i IBOV já contabilizava reinvestimento de proventos.
      Com certeza darei uma olhada na sua pág! Grande abraço!

      Excluir
    5. Pois é Thales,
      Muita gente não sabe disto mesmo!

      Abs!

      Excluir
  3. Excelente post. Queria ter lido sobre isso quando tinha 20 anos.


    Vc está no caminho certo.

    Dá para ganhar grana passiva, é preciso ter paciência, mas dá para chegar lá.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Anon, valeu mesmo e fui abençoado com esses livros jovem, ainda bem, e por isso tento difundir ao máximo. Grande abraço.

      Excluir
  4. Por isso é importante não casar e não ter filhos jamais. Ser rico é o objetivo supremo. Nada pode atrapalhar isso.

    ResponderExcluir