domingo, 8 de junho de 2014

Avaliação do livro: A Estratégia do Oceano Azul.


Fala galera, tudo bem? Bom, não sei porque demorei tanto tempo pra falar desse livro, já que o li há um  tempo. Primeiramente é um livro sobre empreendedorismo, que trata de concorrência, mercado e ensina o que você deve fazer para tornar a concorrência irrelevante. Eu não sou empreendedor, mas minha família está cheia deles, e posso ver de perto e comprovar os ensinamentos do livro.

Sinceramente eu gostaria de ter culhões para empreender, mas ainda não tenho coragem. Acredito que colocar minha poupança na bolsa é mais seguro que arriscar a sorte abrindo uma empresa por mim mesmo. Resolvi estudar o livro porque tenho algumas boas ideias, de empresas de baixo custo que talvez no futuro até coloque em prática, escritório virtual e tal. Assim, quis aprender a empreender.

O livro divide os negócios e os mercados em duas partes: Oceanos azuis e vermelhos. Os oceanos vermelhos são os classificados como concorrência forte,onde as empresas operam sem vantagem competitiva e degladiam pelo cliente. Oceanos azuis são onde operam empresas com vantagem competitiva, sem concorrência, e que os clientes buscam. A obra expõe pontos muito interessantes e dá exemplos reais, explicando como funcionam os planos de negócios dessas empresas, por exemplo o Cirque du Soleil. Quer um exemplo atual? Apple. Porque um IPhone custa quase 3000 reais sendo que ele perde racionalmente em quase tudo para o maior rival, que custa metade do preço? Porque a Apple criou um nicho de mercado. Quando se compra um produto da maçã você não compra um mp3, um smartphone ou um computador, você compra um  Ipod, IPhone e Macbook. As pessoas olham com desejo, é sinal de status, e isso não é a toa. Essa tendência foi planejada e muito bem executada.

O livro aborda maneiras de fazer isso com a sua empresa, colocar-se em um oceano azul. Mesmo que você não chegue a ser uma Apple da vida com certeza terá uma visão muito mais ampla de mercado ao ler essa obra. Com certeza um clássico do empreendedorismo.

Segue abaixo a sinopse do livro:

"O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia."
Grande abraço a todos, obra extremamente recomendada!

PS: No post sobre os melhores livros que recomendo (acessível pelo link à direita do blog) coloquei o link para download de vários livros. Acessem lá! Grande Abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário