domingo, 16 de fevereiro de 2014

Enriquecer ganhando pouco – o controle financeiro.




Esse post fiz pra uns amigos que pediram  pra explicar a questão de poupar com baixa renda. Uma questão assola qualquer um, principalmente nós de renda baixa é se é possível enriquecer ganhando pouco. Ou acham que é impossível ou ficam sempre naquela “ah, eu não junto porque ganho pouco, se ganhasse mais juntava...” Pare de inventar desculpa. Você não junta por incompetência. Se começar a ganhar mais vai torrar mais simplesmente porque não tem o hábito de juntar. E é simplesmente isso, controle e hábito.

 Robert Kyosaki diz que você sempre tem que pagar a você mesmo primeiro, depois você se vira com o resto. A profundidade desse ensinamento é imensa, primeiro porque te alto-valoriza. Você se coloca acima e mais importante que seus credores e governo, e depois dá um jeito de pagá-los, seja trabalhando mais ou seja cortando supérfluos. Com essa frase, kyosaki ensina que assim que receber seu salário você deve retirar a parte dos seus investimentos, ou como ele diz a parte do SEU negócio.

Se você não criar o hábito de separar parte do seu dinheiro no começo do mês para investir, quando começar a ganhar mais vai torrar mais. E especialmente para as pessoas que ganham pouco, isso pode ser uma vantagem, porque, se você considera que vive bem com esse seu salário você também precisa de pouco para ficar independente financeiramente e mesmo poupando baixo conseguirá. No livro “Dinheiro, os Segredos de quem Tem” do Cerbasi ele conta como criou o plano de riqueza da sua empregada e do marido dela poupando bem baixo, já que pra eles se cada um ganhasse 800 reais eles seriam independentes.
 
Particularmente eu sempre tento poupar o máximo possível, e como disse, assim que o salário cai na conta separo a parte dos investimentos. Já virou hábito tão forte que nem conto mais com esse dinheiro. Minha planilha de gastos é limitada em 1500 reais e não posso passar disso. Assim, todo o resto vira investimento. Claro, às vezes acontecem imprevistos e aumentam os gastos, mas a regra é parar nos 1500. Como considero meu estilo de vida aqui bem satisfatório, não pretendo aumentar, pelo menos por enquanto, se meu salário subir.

Já conheci um cara que sozinho, na casa dos pais, ganha 7k e não consegue juntar 1 real. Sinceramente, não sei qual a mágica. Sem contar as milhares de pessoas aos 40 que só tem uma casa e um carro financiados, ou seja, nada é realmente deles. Muitas e muitas pessoas não tem controle nenhum, e a dica que dou é a básica, faça uma planilha e anote TODOS os seus gastos. Seja duro consigo mesmo e corte TUDO que for supérfluo até conseguir pelo menos uns 20% de folga pra poupar. Não precisa cortar todo seu lazer, apenas restrinja. Sair, ir ao cinema é importante, mas comer fora todo dia não é. Realmente isso funciona, desde que você seja rigoroso consigo mesmo.

O prêmio a ganhar é o controle financeiro, nada de dormir preocupado com dívidas e se investir direitinho um dia conseguirá viver de renda, que é o que todos nós sonhamos. Outra dica que dou e que funcionou comigo é o que chamo de dívida inventada. Um vez fiz uma compra e parcelei em 3x300, percebi que conseguia cortar algumas coisas que não me faziam falta pra pagar esses 300 e mesmo depois que a dívida acabou não a tirei da minha planilha, e agindo como se ainda a tivesse consegui poupar esses 300 reais.
Mais outra dica: poupança de despesas futuras. Nisso eu junto em um pote de sorvete todas as moedas de 1 real e 50 cents, e de vez em quando coloco umas notas de 5 e de dez, e essa poupança serve justamente pra quando eu quiser fazer algo grande no futuro não preciso mexer em nada nos meus balanços. Dá pra fazer uma viagem no fim do ano, ou dá pra dar uma entrada na troca de carro em 2 anos ou trocar de TV.... Vocês ficariam surpresos com a quantidade de dinheiro poupada em um ano e que provavelmente seria desperdiçada em coxinha na rua.

Ter controle financeiro é tão importante ou mais que ganhar muito, então pare de inventar desculpa e comece a poupar.
Visite a seção de livros recomendados ali à direita e mude sua vida, os livros estão disponíveis para download!
Abração!

5 comentários:

  1. Muito bom seu Post.
    Me linka no teu Blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá DI,
    Atualize por favor a sua blogroll, fiz algumas alterações no nome do blog:
    http://www.oblogdoestagiario.blogspot.com
    :)
    Uta!

    ResponderExcluir
  3. o problema é quando vc guarda dinheiro e leva fumo nos investimentos.

    INVESTIDOR DA OGX

    ResponderExcluir