sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Avaliação: Faça Fortuna Com Ações Antes que Seja Tarde.


Olá amigos da blogosfera, firmeza? Bom, terminei um livro fantástico: Décio Bazin - Faça Fortuna Com ações Antes que Seja Tarde. Com certeza foi o melhor livro que li. Minha forma de investir é baseada em dividendos, renda passiva mesmo. Não pretendo ter alta renda, só o suficiente para me sustentar e sobrar um troco, eu abri mão de alto retorno pra poder ter minha IF mais rápido. E também porque acredito que quanto menos se necessita, mais livre se é. Assim, o livro do Décio caiu como uma luva. Ele investiu por 30 anos com foco em dividendos, e ensina de maneira extremamente simples como escolher boas empresas, que poderão te deixar livre financeiramente no futuro. Acho que esse é um livro que deveria ser traduzido em vários idiomas, tamanha é a riqueza de seu conteúdo. Depois do Pai Rico Pai Pobre (o livro que abriu minha cabeça e mudou minha maneira de viver) esse foi o segundo maior marco nos meus investimentos.
O livro é recheado de histórias reais e de colunas que ele publicava em jornais, ilustrando muito bem tudo que ensina. Outra coisa notável também, é o ódio do Décio pelo trade técnico. Ele critica fortemente a análise técnica em grande parte do livro (chegando até a ser chato algumas vezes) e conta histórias de traders com problemas psicológicos e emocionais adquiridos pela forte e diária imersão no mercado.
Mas em suma é um livro excelente, com foco em investimento por dividendos e que você não lê um capítulo sem que ele te acrescente algo. Nada nele é perdido, parece que tudo é valioso. Recomendo a todos a leitura.
Demorei demais para ler porque estama mesclando sua leitura com outros dois livros (de questão religiosa), pra dar uma aliviada nas idéias. Mas meu próximo livro será a Bíblia fundamentalista, O Investidor Inteligente, de Graham e quero ler cada palavra, pra aumentar meu conhecimento ou poder menos ostentá-lo na minha estante e dizer que conheço os princípios dessa maravilhosa forma de investir. E o livro do Décio pretendo escanear para ter para sempre!
Bom, no mais, grande abraço a todos e que venham os resultados!


9 comentários:

  1. Sir Thales, sua tarefa será escanear este pergaminho e envia-lo a meu email...rs

    abraço.

    victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk Acho que ês que vem dá pra escanear, pq vai sobrar grana! Mas quando eu escanear eu mando sim!
      Abração

      Excluir
    2. kkkkk.. Thales pode me colocar como copia neste e-mail! rs

      Abraço,

      IM.
      investidormochileiro.blogspot.com

      Excluir
  2. sempre se especializando é isso mesmo estou lento valuation de PÓVOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que tá achando do livro? O Décio tem uma maneira interessante de fazer valuation, que ele chama de regra dos 6% rsrs

      Excluir
  3. Fala Thales, o segredo é este e vc faz o melhor. Investe em você mesmo Parabéns

    Mudei o domínio do meu blog se puder adicionar no seu blogrow eu agradeço

    http://www.manualdofrugal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado! Vocè já tinha pedido mas eu esqueci... Grande abraço!

      Excluir
    2. Add o meu tbm por favor!

      Abraço,

      IM.
      investidormochileiro.blogspot.com

      Excluir
  4. Mais um livrinho para a lista de leitura : )

    Já li o Investidor Inteligente... é uma leitura densa. Tem que ler com tempo para reler várias vezes a mesma página. Há comentários feitos por um investidor brasileiro e ajuda bastante na interpretação das informações.

    um abraço Thales!

    ResponderExcluir