quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os critérios de Graham para selecionar ações.


Olá galera, tudo bem? Bom, comentei que iria fazer alguns posts sobre a obra de Graham, O Investidor Inteligente. Obra completíssima, que pra mim foi como se lesse um compilado de tudo que já havia lido. Como se todo o resto fosse cópia. Se você pretende entender a fundo o método do investidor defensivo, esse livro é indispensável.

Uma das partes mais importantes do livro pra mim é a parte em que Graham ensina a escolher as ações (pág 140). Meu método é um misto desse com o do Bazin, em Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde, apesar de serem parecidos. Escolhendo suas ações de acordo com esses critérios, você estará no bom caminho do investidor defensivo.

Graham discorre muito mais sobre as características das ações, mas em resumo, esses são seus critérios:
"
1. Deve haver uma diversificação adequada, porém não excessiva. Isso significa um mínimo de dez ações diferentes e um máximo de aproximadamente trinta.
2. Cada companhia escolhida deve ser grande, conceituada e conservadoramente financiada. Indefinidos como esses adjetivos possam ser, seu sentido geral é claro.
Observações a respeito desse ponto serão acrescentadas no final do capítulo.
3. Cada companhia deve ter um histórico longo e ininterrupto de pagamentos de dividendos. (Todas as ações do índice Industrial Dow Jones atendiam a essa exigência de dividendos em 1971.)
Para sermos específicos sobre esse ponto, sugerimos a exigência de pagamentos ininterruptos de dividendos começando, pelo menos, em 1950.
4. O investidor deve impor algum limite no preço que pagará por uma ação em relação a seus lucros médios nos, digamos, últimos sete anos. Sugerimos que esse limite seja estabelecido em 25 vezes tais lucros médios e não mais que vinte vezes os dos últimos 12 meses. 
"

Sobre os últimos pontos de precificação e de dividendos ele dedica uma boa parte especial, que postarei daqui uns dias. Fiquem de olho! Esses critérios podem parecer excessivamente simples mas se prestar atenção são amplos em sua essência, garantem que você pegue uma empresa com grande histórico de lucros, bem conceituada, dívida controlada e a um bom preço, basicamente tudo que um investidor deve ficar atento. Até daqui uns dias e grande abraço!

Um comentário:

  1. Para mim o Investidor Inteligente é a bíblia dos investimentos, concordo com o Buffet quando ele diz que é o melhor livro sobre investimentos já escrito. Outro que eu gosto muito e ajudou a melhorar meu investimento foram os livros do Peter Lynch.

    ResponderExcluir