domingo, 11 de setembro de 2016

Morar longe da família, vale a pena?



Morar longe pelo emprego, vale a pena?

Saí de casa com 17 anos, pra estudar. Passei em uma boa faculdade fora de casa e fui. Me lembro dos primeiros 15 dias, o inferno que foi. Ao fim da segunda semana arrumei uma carona completamente improvisada com uns caras que nunca tinha visto apenas para poder ir pra casa. Sempre me virei muito bem, a casa estava bem cuidada, sempre cozinhei, mas meu problema é o apego gigantesco. Acabava sempre criando novas "famílias" aonde parava.

Morar fora é uma experiência que testa nossos limites todos os dias. Você não tem a quem recorrer. Tem que vencer a vergonha, a preguiça, tem que lutar para não deixar te passarem para trás, tem que aprender a se virar de todo jeito. O mundo é pesado e duro, e você tem que aprender a lidar com todos os obstáculos por si só. Batendo a cabeça, brigando, correria, e assim vai. Mas isso cria em ti uma armadura e resistência que poucos possuem. Acho que para o ser humano, quando ele sai de casa, é semelhante à etapa inicial da vida no reino animal, onde a prole se esforça para ficar de pé, entender aquele mundo novo e tomar seu caminho. Você é aquele filhote de elefante com as pernas trêmulas totalmente confuso, tentando, em poucos minutos, se adaptar à realidade que se impõe.

Não se engane, a saudade bate forte. Há domingos imensos, às vezes sem trocar uma palavra. Há momentos difíceis na família que você não vai presenciar e há pessoas que você não poderá apoiar. Por outro lado ser sozinho em algum lugar te trás pessoas fantásticas. É engraçado como aparecem pessoas que você menos espera que te dão suporte inesperado, e aliviam a penosa experiência da solidão. Me lembro de uma vez que troquei um sorriso com a moça da limpeza do hotel onde estava, e 'nosso santo bateu'. Não trocamos uma palavra, mas daquele dia em diante meu quarto parecia reformado sempre que chegava. Até minhas roupas ela dobrava. Outra vez fiquei amigo de um moto táxi, e quando me faltava dinheiro ele me levava sem cobrar para resolver problemas com documentos. Apesar da aparência assustadora do mundo, ele está repleto de boas pessoas.

Acredito que morar fora é uma experiência imensamente válida, e diria até necessária, mas ao menos para mim, é temporária. Não gosto de ficar longe das pessoas que amo, a vida não faz sentido assim. Claro, salvo casos de viagem a passeio ou esporádicas, mas ser itinerante, sem raiz, pra mim não faz sentido. Sou da velha escola, quero criar raízes em uma terra. Comprar um cachorro, ter uns moleques e poder ter minh rotina e meu cantinho, sempre me esperando.

Mas, se a oportunidade bater à sua porta, vá. Não exite. Cresça, conheça mundos, pessoas e culturas novas. Ao menos, da dúvida de "como seria" você nunca irá sofrer. 

12 comentários:

  1. Caro jovem, vou voltar a morar só em breve, por opção. Concordo com tudo que você escreveu. Durante uma palestra, o físico Neil deGrasse Tyson disse algo como o mundo ser um cachorro e nós sermos suas pulgas. Acho que não pode existir analogia mais perfeita sobre nossa relação com a natureza; ela quer sempre nos expulsar do game.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. To 1 ano fora de casa,fui recebi uma oportunidade de emprego, mais acho que não compensa ficar longe da família.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou uns meses longe da família ,comecei a namorar uma pessoa que estava de ferías na pra visitar a família aí eu o conheci começamos a namorar e aí veioo convite de morar juntos mesmo eu não estando preparada eu aceitei porque eu amo muito ele e porque minha família me deixava louca e porque na outra cidade tinha mais oportunidade de emprego e na hora na despedida foi complicado eu tive que mais cedo embora por motivo muito forte e eu fui, mas com muita saudade de casa ,eu amo meu namorado mas eu quero voltar pra casa e como eu vou falar isso pra ele meu namorado è um ser incrível mas ador da saudade é grande estou completamente dividida entre dois amores ,família e o amor da minha vida se eu embora eu não posso pedir pra ele ir comigo ele tem avisa dele aqui e eu não consegui nada ainda

    ResponderExcluir
  4. Boa noite oi gente vou morar longe dos meus pais eu quero superar a saudades quero ficar em São Paulo meus pais moram em Fernandópolis quero superar como eu faço isso por favor gente me ajuda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber sou de São Paulo e moro no Paraná a 3 anos cidade é boa mais sinto falta dos meus familiares
      Mudei com marido e filho
      E me sinto só
      Termino meu curso fim deste ano e volto para minha cidade
      Não sei lida com distância saudade e solidão

      Excluir
  5. Sou de SC e estou morando no RS,vim embora por conta de um relacionamento q durou 4 anos.termniamos e eu decidir ficar pq aq tem muita oportunidade.. Só q é muito ruim lidar com a solidão, não vejo sentido na vida.. durante a semana não tenho tempo pra saudades por conta da correria do serviço, mas quando chega o final de semana n tem ninguém, a saudade dói muito no peito.. e eu me pergunto devo voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu caso foi o mesmo. Nos separamos e eu quis ficar. E agora a solidão e a saudade da família apertaram. Te deixa dividido. É coimplicado.

      Excluir
  6. Tô passando pelo mesma situação. Você dividido. É complicado.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente no dia dessa sua publicação 11/09/2016 eu fiz 17 anos, hj estou com 20. Moro em outro estado, longe da família, para mim é exatamente como vc citou "temporário" não existe sentido viver longe de quem realmente amamos, de quem nos criou com todo esforço pra nos fazer feliz, está sozinha no mundo tem suas vantagens mas vc não é sozinha, em algum lugar tem alguém te esperando e é isso que passa pela minha cabeça, minha família está viva e não morta pra mim viver longe assim. É temporário, a felicidade nunca será completa longe de quem amamos.

    ResponderExcluir
  8. Desisti de fazer um concurso pois sou do Espírito Santo e teria que ficar em outro estado, longe da minha família. Graças a Deus, sempre fui muito feliz aqui em casa, minha família é unida e alegre, meu pai é o homem mais maravilhoso que eu conheço. Fiquei muito dividida enquanto estudava para a prova, chorava.... Meu pai me deu total apoio para eu ir para outro estado, ele diz que filho se cria para o mundo. Eu quero conhecer o mundo, mas quero voltar pra casa... Não acho que valeria a pena ficar solitária, longe das pessoas q eu amo só para ter um bom salário, minha casa do jeito q eu gosto e minha sonhada independência. Eu teria parte da vida que eu quero, mas isso me custaria um preço muito alto, fora que a saúde mental seria abalada. Existe meios de comunicação para falar com a família, mas nada supera o calor humano. O que vale mesmo é ser feliz ao lado de quem amamos

    ResponderExcluir
  9. Estou longe de esposa filho e neto de 3 meses muito difícil não sei se vale a pena a saudade chega a doer

    ResponderExcluir