segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dicas para economizar dinheiro.


Olá galera, firmeza? Uma coisa que todos nós frugais temos que aprender é economizar, afinal, cada centavo economizado é um centavo ganho. E esse centavo economizado pode retornar uma bolada lá na frente, se bem investido. Conforme vamos vivendo, vamos aprendendo técnicas pessoais para economizar cada vez mais, que se adaptam às nossas necessidades. Então, vou compartilhar com vocês alguns truques que uso no meu dia a dia, e mesmo que toscos, podem ajudar vocês a economizarem uns trocos.
Coma em casa: Hoje em dia é muito caro comer na rua. A não ser que você conheça aquela boca de porco com um PF de 5 conto, qualquer refeição sai por mais de 10 reais. Fazendo comida em casa, além de economizar, você come mais saudável, e nós frugais, temos que viver muito pra esbanjar a independência financeira daqui uns anos! O truque que uso é sempre cozinhar em maiores porções, assim, além de economizar gás e energia, guardo comida pra comer mais vezes. Por exemplo: faço arroz pra durar uns dois dias, faço salada pra duas refeições e guardo num potinho... Assim eu cozinho uma vez e como umas três. Comendo fora, em umas quatro ou cinco saídas eu gasto tudo que gastaria comendo em casa o mês inteiro.
Aproveite o trajeto ou saia à noite: Andar de carro gasta combustível, óleo, pneus e várias outras coisas. Então, quanto mais você puder deixar o carro em casa melhor. Aproveite seu caminho pro trabalho pra passar no banco ou em outros locais rápidos (é só sair um pouco mais cedo de casa), ou use o internet banking. Outra opção é sair à noite, em que o trânsito é menor e você perde menos tempo. Eu por exemplo só faço compras à noite, o movimento é bem menor em geral.
Compre na internet: Em geral a internet tem os melhores preços. Muitos produtos você consegue comprar direto do fornecedor e paga metade do preço que pagaria na sua cidade. Quem usa o Mercado Livre sabe disso, e melhor ainda pra quem compra no eBay. Ferramentas de comparação de preços também são muito úteis (como o buscapé) e te ajudam a encontrar o menor preço.
Beba antes de sair de casa: Quando eu ia à festas antigamente eu gastava muito dinheiro. Sou relativamente difícil de ficar ‘alegre’, então gastava uma grana com bebida. Até que um dia me veio a genial ideia de já ir chapado pra festa (kkkkkkk). Sempre tenho bebida em casa, gosto muito. E antes de ir pra festas preparo umas duas caipirinhas ou caipiroskas (caipivodka em alguns lugares) e meto pra dentro. Chego na festa já de boa e lá só mantenho. Bebo só uma ou duas latinhas e não gasto quase nada. E se beber tenha responsabilidade, você pode matar outras pessoas!
Cancele sua TV a cabo: Mesmo tendo cabo em casa eu usava 90% do tempo o pc. Existem sites (megafilmes e aovivoagora) que possuem um acervo gigante de filmes séries e canais. Com uma internet boa você assiste tudo sem travar e de boa. Dá pra economizar uma boa grana e ainda ter mais opções de canais do que na tv paga.
Saia da academia: Quem já treinou sério sabe que é 70% dieta e 30% academia (e tem o sono também). Quando eu malhava pesado e gastava uma grana com suplemento eu cheguei a ficar fortinho, mas gastava uma bolada nessas porcarias. Por causa de trabalho fiquei sem tempo de ir à academia e tive que me virar em casa. Comecei a prestar mais atenção na dieta, mais ovos e peito de frango e beeem menos porcarias (quase zero), comprei uma corda, um elástico (um BOM de três tiras, tem uns vagabundos que parecem uma liguinha) e comecei a malhar em casa. Quando tenho mais tempo vou a um parque e corro. Pulo corda, faço flexões e barra fixa todos os dias (variando os tipos), bíceps e tríceps com o elástico. Lógico que perdi medidas, mas o que me deixou feliz é foi coisa bem pouca. Consegui manter o corpo razoavelmente, o peso e é bem mais divertido fazer exercício ao ar livre, só tem que ter disciplina. E economizo 70 mensal com a academia, fora a suplementação.
Desligue os aparelhos da tomada: Um dos grandes gastos que tenho em casa é com energia, e tento ao máximo reduzi-lo. Antes deixava a maioria dos aparelhos daqui de casa em stand-by, mas descobri que mesmo nesse modo existem aparelhos que consomem 40% de energia! Agora quando vou dormir ou sair desligo tudo que posso, e a economia de energia foi de uns 20 a 30%.  


Essas foram as que lembrei agora, conforme for lembrando de mais eu posto também. Minha próxima empreitada economizadora vai ser cortar meu próprio cabelo (kkkkkk)! Aguardem o relato da experiência.

Abraços!

20 comentários:

  1. Fala DI,

    Muito bom o post.

    A frugalidade eh uma grande aliada pra quem ta em busca da IF
    Cortar o proprio cabelo eh algo que jamais imaginei, depois nos relate como foi.

    Abracos
    TF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo é bem fácil de cortar, se eu conseguir vou economizar 20tão a cada 20 dias rsrsrsrrs
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Fal DI

    Cara você tocou em um ponto ali que estou pensando há um tempo e se tudo der certo eu até gostaria de fazer um post se fosse possivel.

    Sobre malhar em casa, o que você acha que seria necessário?

    Eu penso em duas barras daquelas pequeninas, uma de fazer rosca scott e algumas anilhas realizariam o serviço, o que você acha?

    Eu pensei em comprar isto aqui

    http://www.submarino.com.br/produto/7323398/o-banco-supino-sp-3300-pro-poli-sports

    Você acha que vale a pena?

    Acha que me pouparia uma boa grana. Ele tem todos os exercicios que eu faço em uma academia e em seis sete meses se pagaria.

    O que você acha?

    Eu só estou com medo de pedir para testar pq sao 900 reais e eu tenho medo de ser fraco e ele nao aguentar nilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara minha ideia inicial eram barras e anilhas mas é muito caro. Mas com certeza são eficientes. Com dois halteres e um banco você já faz praticamente de tudo. Esse que você postou parece ser muito top, mas eu acho muito caro, se eu fosse comprar compraria dois halteres, uns 60kg em anilhas e um banco reclinável. Daria pra fazer fly, supino reto e inclinado, costas, serrote, ombros bíceps e tríceps. Olhando um livro de exercícios vc vê que com dois alteres se faz quase tudo, e acho que sai mais barato que esse.
      Por enquanto eu tô me virando com um desses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516242887-kit-com-5-elastico-resistncia-para-yoga-pilates-e-fitness-_JM
      Vc pisa nele e faz rosca direta e martelo, amarra em algum lugar alto e faz tríceps. Passa em uma pilastra e faz fly e dorsal, lógico que é pior que anilhas, mas quebra um galhão.
      Abraços e se comprar passa aqui pra contar se é bom!

      Excluir
    2. e a perna ?

      hehe fica fortao de braço e perninha fininha ?

      rsrsrs

      Excluir
    3. opa, esqueci de falar, este que você postou acho que nao oferece muita resistencia né?

      tipo, chega no limite e ae fica dificil neh ?

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkk Perna já fico satisfeito só com a corda e a corrida! Como diz um amigo meu "perna fina é bom que destaca em cima!" kkkkkkkkkkkkkkk
      Zuera, tenho tendinite no joelho, então nem se quisesse conseguiria fazer resistido pesado. So a corda e a corrida já me dão resistência suficiente pra não sentir dor e um ótimo preparo, então tá beleza.
      E esse elástico oferece uma boa resistência, ele tem três tiras, não sei quanto seria em peso, mas pra mim quebra um galho.
      Abraços

      Excluir
    5. Olha cara, eu acho assim, que um braço 'gordo' bem nutrido já é suficiente. Eu falo isso no meu blog, braço bem nutrido evidencia que você é de classe media. Antes ter massa do que ter braco de magricelo e ir tentar fazer academia.

      Excluir
  3. Falou em economizar ae falou minha língua. Tem alguns anos que não piso em uma academia, minha academia é a rua, faço barra fixa, paralela e abdominais na paralela e só, uma dica para quem malha: não é a quantidade de exercício que importa e sim a intensidade e qualidade de execução. Quanto a suplementação só posso dizer que é totalmente desnecessária, se falar que a maioria das marcas de suplementos no Brasil vendem gato por lebre. Quer uma proteína de alto valor biológico, come ovo! bom bonito e barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sovina, bão? Já cheguei a gastar 200 conto mês com suplemento, realmente é uma economia e tanto. Ovo, sardinha, atum, peito de frango e batata doce e já era.

      Excluir
  4. Fala boy,
    bem eu tenho algumas consideracoes, vamos lá:

    nao tenho certeza se comer em casa é mais saudavel. E depois guardar comida para outro dia so funciona dois dias, depois disso vira papa.
    Aqui a noite é que fica engarrafado, pelo menos em algumas avenidas principais.
    Quanto a tv eu concordo, qualquer coisa da pra baixar episodio na internet e ver no smartphone.

    Eu penso tambem em economizar uma parte do salario quando comecar a trabalhar.

    Abc

    ResponderExcluir
  5. fiz um comentário como anonimo e ele sumiu. achei vários anonimos no spam aqui. veja se o meu não está no spam do blog!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor, tudo bem? Recebi seu comentário no email mesmo e achei muito interessante, mas achei que você o tivesse apagado! vou colar aqui! Abraços

      Excluir
  6. eu sou um mão-de-vaca por natureza....

    faço tudo durar o dobro, remendando roupas, sapatos e chinelas e depois de velhos, guardo para usar em atividades externas (ex. sair pra pescar, arrumar o carro etc) as roupas e coisas velhas, pq assim economizo a roupa mais nova e melhor.

    uso eletronicos de 2.ª mão (geralmente do cunhado), remendo os que tenho até onde não der (vide meu notebook walking dead -- faz 6 meses que uso pendrive com Linux, sem HD...)

    meu carro novo ta sem som até hoje. acho que vou repetir a dose do som de 80 + 2 falantes nele.

    celular somente pre-pago. tenho as 4 operadoras, do tempo que mexia com vendas, então ligo baratissimo ou então uso o skype/viber pra ligar

    uso mais wifi gratis de algum lugar que o pacote de dados. não tenho face-de-cu-book então não preciso ficar pendurado na rede...

    use estiletes baratos de escritorio e aprenda afia-los, assim voce economiza seu canivete/faca de qualidade e não gasta com laminas novas. tenho 3 estiletes (1 comprado e 2 achados) há uns 10 anos com as mesmas laminas, que custam 0,50 :^))

    se seu carro é tração dianteira, não faça rodizio. espere os pneus dianteiros acabarem, e troque os dois. os traseiro ainda terão meia vida. se fizer o rodizio, algo talvez necessário para picapes e jipes (alem de algum esportivo/merça ou bmw), voce gasta os 4 pneus ao mesmo tempo e ai terá que comprar 4 pneus de uma vez só, tomando lindamente no cu...

    guarde os envelopes de cartas para reuso e anotações. todo vendeiro e dono de padaria sabe disso e marca a comanda no verso de pacotes de cigarro (to mentindo?)

    compre toicinho de porco, faça torresmos pra comer com cerveja ou feijão e use a banha da fritura para cozinhar ou para fazer sabão.

    guarde o oleo velho em garrafas pet e faça sabão em barra, adicionando soda caustica e agua.

    quando trocar o oleo do carro, peça pro frentista guardar em algum galão. ele serve lindamente para lubrificar portões, ferramentas (ex. machado, enxada etc) e outras coisas, para protege-los da ferrugem.

    coma carne cozida com batata ou mandioca. carne de 2.ª custa metade ou 1/3 da carne de primeira e é tão nutritiva quanto. em relação ao sabor, prefiro carne cozida com caldo, farinha e pimenta... procure paleta, musculo, pescoço, costela, chambari (ou osso buco em SP).

    guarde as moedas do troco diário em alguma vasilha e deposite no fim do mes... eu tenho juntado uma boa grana assim.

    compre coisas em promoção no mercado e estoque. no outro mês, não compre e compre outra coisa em promoção e assim por diante.

    é por ai, tem muito mais coisas, mas agora não lembro de cabeça...

    abraço,

    Victor

    ResponderExcluir
  7. Chegar chapado na festa é resenha demais... kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha dica para economizar é não comprar carro zero e não trocar com menos de 5 anos. Na verdade, o ideal é usar o máximo de tempo que puder. Outra coisa importante é não entrar na onda dos eletrônicos top de linha assim que são lançados.

      Excluir
    2. Vou fazer um post sobre essa parada do carro daqui uns dias, achei uma matéria interessante sobre isso. E eu passo a noite inteira na festa com a mesma latinha, ainda pagando de ameaça kkkkkkkkkkk
      Abraço Troll

      Excluir
  8. Oi Thales,
    pois é, você tem plus aí? Posso circular?

    ResponderExcluir
  9. Fala Thales,

    Boas dicas, felizmente eu ja pratico quase todas elas naturalmente, com exceção de beber antes de ir para as festas..kkkk

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir