segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O medo que o brasileiro tem da bolsa e o retorno das ações no longo prazo.



Há alguns dias atrás, em um dos fóruns que frequento, um cara surgiu pedindo ajuda pra encontrar um investimento de longo prazo, mais especificamente dez anos. Ele queria fazer uma poupancinha que ajudasse no futuro dele e da esposa. Surgiram diversas opiniões, reinando, disparadamente, imóveis. Sugeriram casas, kitnets, salas comerciais e etc. Até onde li o tópico fui o único a sugerir bolsa de valores.


Assim que fiz a sugestão da bolsa várias críticas surgiram. Que não é seguro, que só dá prejuízo, que não serve pra aposentadoria, que o risco é grande demais mais um monte de coisas. É estranho o medo que o brasileiro tem da bolsa. Depois que li Pai Rico, resolvi estudar bem os tipos de investimento e decidir no que investir, e o que especialmente me seduziu na bolsa foram dois pontos: Possibilidade de altos ganhos e entrada com baixo capital. Porém queria um investimento que servisse para um futuro muito longo, inclusive para deixar para os filhos, e fui estudar se as ações poderiam me oferecer essa segurança. Nesse estudo me deparei com um livro interessante: Stocks For the Long Run (Jeremy Siegel), que trata exatamente do mercado de ações no longo e beem longo prazo.


Infelizmente no Brasil a Bolsa é recente, e não encontrei dados nacionais semelhantes aos do livro, mas sendo os EUA o símbolo do capitalismo e do mercado de capitais, estudar sua bolsa é icônico para compreensão desse assunto. Vejamos alguns gráficos e dados expostos no livro:



Um dólar aplicado em cada tipo de investimento, de 1801 a 2006 (ignorando a inflação)



O mesmo dólar aplicado, levando em conta a inflação.


Agora, um dos que acho mais interessantes:



Retorno Anual dos investimentos mais comuns em vários países, de 1900 até 2006.



Outros dados interessantes que o livro traz:

 -Em um horizonte maior que sete anos o mercado acionário NUNCA deu prejuízo (considerando o índice, e se você for um investidor competente consegue superar o índice).

-A média de retorno anual histórico das ações nos EUA é próxima de 7%

Olhando esses gráficos vemos a superioridade do mercado acionário frente a outros investimentos considerando o longo prazo (ponto para o Buy and Hold). Até a aterrorizadora crise de 29 se torna menos medonha olhando um horizonte de tempo maior. Claro, que há pessoas que tem facilidade com outras coisas e conseguem rendimentos muito acima da média, seja com imóveis, revendas, aluguéis... Então se você for um desses não despreze seu dom, mas se não for, não despreze o mercado acionário. O brasileiro teme a bolsa por puro desconhecimento ou ignorância. Décio Bazin diz que o mercado de ações deveria ser o futuro de toda empresa que atinge certo grau de crescimento, e que a população deveria aprender a investir para próprio benefício do país. A bolsa é a cereja do bolo do capitalismo.
Investir no mercado de capitais para o futuro é seguro. Para o longo prazo a bolsa funciona como uma balança, e sempre valoriza as boas empresas, resta a você apenas aprender a investir (ressalto que o post de livros indicados está alí ao lado), para deixar esse medo e ignorância de lado. 

4 comentários:

  1. Contra fatos não há argumentos não vejo a hora de juntar meu colchão de segurança e começar investir na bolsa..

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a seguinte ideia:

    Não sei nada de bolsa de valores, mas supondo que eu encontre um cara que entenda, eu faço exatamente o que ele fizer, invisto onde ele investir.

    Alguém já pensou nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, tudo bem? Muita gente faz isso que você disse, seguir ‘gurus’ de investimento ou até contratar pessoas para investirem pra eles, mas você não pode se esquecer que o gerente do seu banco ou corretora (que vai investir por você) antes de tudo é um vendedor, e isso o limita demais. Às vezes ele não pode fazer determinados movimentos por ser contra o mercado, ou contra a estratégia da instituição ou porque desagradaria os investidores. E quanto a seguir gurus, o que agrada uma pessoa pode não agradar a outra, o que te atende pode não atender o outro, e seus planos e horizontes podem ser diferentes do dele, o que faz com que os investimentos dele não sirvam pra você. Então, se você aprender a investir sozinho muito provavelmente conseguirá resultados bem satisfatórios, talvez muito mais do que seguindo qualquer pessoa.
      Eu particularmente não suporto a ideia de alguém investindo meu dinheiro. Eu escolho minhas empresas e sei o que me agrada. Recomendo muito que visite o post sobre os melhores livros sobre investimento, com certeza mudarão sua vida para sempre. Grande abraço

      Excluir
  3. Faaala IM tudo bem? Torço pra que vc consiga completar rapido seu colchao pra ja começar a investir. O mundo da bolsa é fascinante!
    Abraços.

    ResponderExcluir