sábado, 12 de julho de 2014

As Vantagens de Fazer Você Mesmo.




Essa semana alguém deu uma ralada no carro da minha namorada. Nada demais, apenas uns arranhõezinhos, para consertar em boas oficinas cobraram 300 reais para pintar a peça toda (parachoque) ou 150 pela micro pintura. Tem um post ali nos mais acessados em que eu ensino a consertar riscos usando uma técnica que se chama palitagem, que basicamente consiste em preencher o risco com tinta com um palitinho bem fininho (palito de dente serve), e depois de 6 horas, se necessário, polir o local para aplainar o retoque (Explico direitinho nesse LINK). Extremamente simples.

Disse para ela que faria o serviço e que depois, lavaria o carro. Tinha tinta preta em spray em casa, borrifei um pouco em um potinho e preenchi o risco com um palitinho, nem precisei polir porque ficou bem plano. Lavei o carro, aspirei, encerei, deixei zerinho, e enquanto isso fiquei pensando no custo para fazer esses serviços. Em uma manhã (que não tinha nada pra fazer), economizei 150 da pintura e 50 da lavagem com cera (preços que cobram aqui). E ficou bacana, os arranhões ficaram imperceptíveis.

Partindo direto já para um lado filosófico da coisa, hoje me dia o ensino está muito mais acessível no Brasil, há diversas universidades relativamente fáceis de entrar, com cursos que necessitam de pouca infraestrutura e que cobram mensalidades baixas. Isso gerou uma massa de pessoas com curso superior, que não aceitam mais se sujeitar a determinados serviços. Além disso, pelo crescimento do país a demanda por estes serviços também aumentou. Guardadas as devidas proporções, é o mesmo que ocorre em países desenvolvidos, a escassez de mão de obra em serviços básicos. Por isso hoje não é incomum pedreiros com salários altos, instaladores de ar condicionado cobrando 300 reais por instalação, diaristas a 100 reais a diária (e não passam as roupas rsrs). Acho isso bom porque, em geral, essas pessoas ganham mais dignamente, mas por outro a vida encarece para nós.

Sendo assim, uma importante habilidade a se desenvolver é fazer as coisas por você mesmo, o famoso Do It Yourself (DIY). Qualquer coisa que você aprender a fazer vai te economizar uma boa grana, sendo que em 90% das vezes quando nós mesmos fazemos fica bem mais bem feito. Só o dono realmente tem cuidado com as suas coisas. Lavar um carro, retocar pintura, pintar uma parede, refazer uma fiação elétrica podem te economizar uma boa grana e uma boa dor de cabeça com serviços terceirizados.

Aqui em casa eu faço isso tudo e pra todo mundo sempre que sobra tempo. Conserto PC’s (enquanto tem amigos meus que até hoje pagam 50 conto só pra instalarem o pacote office pra eles), faço coisas em madeira (ganhei uma tico-tico de presente) e tudo que posso. Sinceramente adoro fazer as coisas eu mesmo e olhar pra um serviço que fui eu que fiz. Saber que as coisas na minha casa foram feitas por mim dá orgulho, e é um ótimo passatempo. Já economizamos muita grana aqui em casa pintando os muros nós mesmos.

Fazendo uma rápida relação, todo mês eu economizo Lavar Carros – 100 reais (meu e da namorada e ela ainda me paga, porque fica melhor que no lava-jato), Diarista – 140 (supondo apenas uma vez a cada 15 dias, a mais barata que encontrei) Fora os reparos gerais esporádicos. Claro que gasto com produtos, mas fazendo uma média não dá 20 reais por mês.

Então quando tiver alguma atividade a ser feita, meta a cara e tente fazer você mesmo. Talvez da primeira vez não saia tão bom, mas com certeza as próximas sairão, até que você consiga fazer melhor que o serviço pago. E você ainda adquire experiência, desenvolve novas habilidades e de quebra economiza uma graninha que pode virar boas CMIG3’s ou CIEL3’s e te render mais e mais.

Grande Abraço!

10 comentários:

  1. http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/02/jovem-morre-eletrocutado-ao-instalar-ar-condicionado-em-ribeirao-preto.html

    Certas coisas parecem simples, mas requerem bastante conhecimento técnico e por isso cobram caro. É claro que quanto mais coisas você aprender é melhor, mas instalação elétrica eu não mexo de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Troll! Eu tenho alguma familiaridade com certas instalações porque meu avô já trabalhou com isso e eu tenho um pouco de noção.
      Mas com certeza vale o alerta! Temos mta grana pra juntar, posso morrer não! kkkkkkkkkkkkkkkk
      Abraços!

      Excluir
    2. Troll Cagão!!! huahauhauhuahuhauhauha

      Excluir
    3. O cara da notícia que postei devia ser bem corajoso!

      Excluir
  2. Tem coisa que eu mesmo faço, tipo instalação elétrica, mas a maioria prefiro pagar, tipo serviços de pedreiro, meu tempo é precioso, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pintura eu prefiro fazer, até pelo fato de tomar mais cuidado que pedreiro, mas o resto não me atrevo por não saber. Mas sempre que posso gosto de tentar!
      Abraços!

      Excluir
  3. Estou emocionado jovem discípulo, posso descansar e m paz agora. Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk Homens ao velho estilo, que fazem coisas com as próprias mãos! kkkkkk
      Abração Victor e valeu pela visita!

      Excluir
  4. se a parada demandar mto tempo, prefiro pagar

    ResponderExcluir
  5. Sou das antigas e faco a maioria dos consertos de casa. Pra mim e uma forma de economizar.

    ResponderExcluir