quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mudanças na minha estratégia de investimentos.

Eu na praia daqui uns anos.

Olá galera, tudo bem? Nessas duas últimas semanas eu andei refletindo e sonhando com meus investimentos. A máxima que sempre me regeu é "Pessoas ricas dedicam suas vidas à compram de ativos, e diminuição de passivos." do Kiyosaki, e até então eu pensava em aculular uma bolada e viver de "trades longos", apenas pensando na acumulação de ativos. Pensava em comprar e vender papéis, ficando com eles por um prazo mais longo, mas sempre realizar lucros quando não satisfizessem mais meus critérios (estar barato, por exemplo). Porém esse método me tirava um pouco o sono. Teria que ficar de olho pra saber quando uma empresa está super valorizada ou desvalorizada pra comprar e vender, e para ter renda passiva no futuro dependeria diretamente de preços e de giro de patrimônio entre ativos.
Comecei então a estudar visando dividendos, como se eu tivesse casas alugadas e fosse viver do aluguel. Esse pensamento me deixou muito mais tranquilo. Não precisaria mais me importar com cotação, supervalorização ou subvalorização, preciso apenas focar no valor da empresa. Apenas saber se a empresa continua lucrativa e com lucros sólidos. A ação tendo valor, não me interessa se a cotação está em 1 ou 100, quero é acumular ao máximo enquanto ela se mantiver sólida, e me aproveitar da distribuição dos lucros. Caiu? Compro! Subiu? Compro! Desde que tenha valor intrínseco eu acumulo o máximo que puder. Seria uma libertação total de preços e trades.
Não estou pensando em tratar dividendos como renda fixa, porque não o são. A empresa pode quebrar semana que vem, não pagar mais nada nunca e levar grande parte do meu capital junto, por isso é renda variável, mas pensando em acumular valor, patrimônio, e produção de renda passiva acho que esse é meu caminho. É o que me deixa mais tranquilo, facilita muito minha análise, diminui minha ansiedade, exposição ao mercado e giro de patrimônio. Me indicaram "Faça fortuna com o mercado de ações, antes que seja tarde" sobre esse assunto e já estou providenciando. Estou aprendendo e lendo sobre quais empresas tem possibilidade de pagar mais dividendos no longo prazo, e os vídeos do Bastter tem me ajudado muito. Quem tiver interesse o "A filosofia Bastter de acumular patrimônio" e "Quais empresas pagam mais dividendos no longo prazo?" São excelentes, ambos no youtube lá 'de grátis'.
Apesar de ainda ter bem pouco capital, o que recebi de dividendos esse ano já foi uma quantidade bem considerável. Acho que daria mais de 10% no ano, se fizesse as contas. Se alguem tiver alguma dica pra dar gostaria muito que contribuísse, porque esse caminho de dividendos é novo pra mim, apesar de que estou vendo que a análise das empresas pensando nesse sentido é basicamente a mesma. Mesmo que seja u caminho mais lento, acho que estou disposto a encarar.
Grande Abraço e que venham os proventos!

4 comentários:

  1. Dê uma procurada também sobre método INI. Infelizmente este instituto foi extinto, mas tinha muita coisa boa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Thales, tenho uma notícia ruim pra vc. Quando uma pessoa se propõe a investir na renda variável, isso se torna uma segunda profissão. Para o resto da vida, vc vai ter que, não apenas acompanhar os balanços de suas empresas, mas os de outras, a fim de identificar novas oportunidades. Quando (ou se) a bolsa disparar, invariavelmente vc vai ter que se desfazer de uma pequena parte de algum ativo para custear sua IF, já que viver exclusivamente de dividendos é o maior canto da sereia que existe, vide Pobretão sardinha.

    Enfim, sua ansiedade não é culpa da bolsa. Vc deve ser ansioso em outras áreas. Sugiro conversar com um psicólogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que realmente sou ansioso em tudo, Troll. Chego a passar mal. Mas muito bom ler sua opinião, conforme eu for estudando e entendendo melhor vamos conversando. É uma idéia que me surgiu e estou procurando saber mais sobre.
      Abraços

      Excluir