quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Trocar de carro ou esperar mais tempo? Qual a melhor opção?

Fala galera, tudo bem? Hoje vou deixar com vocês aqui um estudo publicado pela EXAME muito interessante. Me supreendi com o resultado e com a economia que se faz escolhendo a opção correta.


"Manter um carro por 10 anos em vez de trocá-lo depois de cinco anos, pode gerar uma economia de milhares de reais, o valor suficiente para comprar um carro 0km popular. A consultoria automotiva Jato Dynamics elaborou um estudo a pedido de EXAME.com comparando os custos para manter um carro por 10 anos, ou por 200.000 quilômetros, e qual seria o custo caso o mesmo veículo fosse trocado depois de 5 anos, ou aos 100.000 quilômetros. O resultado mostrou que ficar com o mesmo carro por mais tempo pode levar o motorista a economizar mais de 26.000 reais, sem considerar a economia em não comprar o segundo carro.

Nas tabelas abaixo podem ser observados os resultados do estudo elaborado pelo Gerente de Atendimento da Jato Dynamics, Milad Kalume Neto para quatro carros: Fiat Palio, Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. No estudo, 10 anos de uso correspondem a um total de 200.000 quilômetros rodados, o equivalente a 20.000 quilômetros por ano. E a troca depois de cinco anos equivale ao uso do carro até os 100.000 quilômetros, também rodando 20.000 quilômetros por ano.

"
No estudo foram considerados todos os impostos e os valores básicos para o carro, assim como toda manutenção, incluindo troca de pneus. Eu imaginava que economizaria evitando a troca, mas não sabia que era tanto. Hoje ter carro do ano é sinônimo de status, e por isso muitos de nós caímos nessa tentação, mas já defendi aqui o fato de que equipar o seu usado é muito mais econômico e vantajoso que comprar um mais novo.
Além disso, se o carro está na sua mão, é completinho, te oferece conforto e você sabe que ele é bem cuidado e confiável não há real necessidade de troca. Meu celtinha mesmo comprei completo e equipei justamente pra isso, vou casar com ele por um tempinho. Segure o seu mais um pouco antes de trocar por um mais novo, e se quiser dar uma variada, com uns 3 mil (bem menos que o gasto na troca) você deixa seu carro top, com um bonito jogo de rodas, som e conjunto ótico de primeira, que ganham em qualidade de carros topo de linha, e com a vantagem que grande parte pode ser transferido para seus carros seguintes. Equipar seu carro é muito prazeroso, aumenta bastante a beleza do carro e seu conforto e mantém o principal de ter um carro simples: custos baixos. É ter um carro com nível de carro superior a custo de carro simples.
  Afinal, quem disse que seu antigo não pode ser bonito? Confira essa coleção de virar o pescoço:


Bem antigos e lindos. E que venham os balanços!




18 comentários:

  1. ja fiz esta conta n vezes e sempre vejo que ganho mais ficando com o carro... a manutenção não aumenta porque esta mais velho. claro que um carro de 15 anos, por exemplo, vc vai ter trocado algumas coisas da suspensaõ, um radiador, varias baterias, velas, cabos e muuuuitos filtros, mas isso é coisa comum.

    a diferença entre um novo e um velho da pra te enriquecer, se investida.

    minha irmã acabou de pagar um carro 2009 (zero). pergunta quando ela quer trocar...

    abraço!

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferena realmente é bem maior que imaginei, e quando o carro tá revisadinho o gasto com manutenção é muito baixo. Tenho um grande amigo por exemplo que tem um fiesta 2003, nem IPVA o carro paga mais aqui em goiás e tá zero! Quando ele me falou a idade do carro eu não acreditei, novinho de motor e de lata. Bem cuidado dura muito. Grande abraço Victor!

      Excluir
    2. Quais são os carros que tem manutenção mais barata Thales?

      Excluir
    3. sumariamente ignorado

      Excluir
    4. Poxa desculpa, nao ignorek nao! é que so respondo os comentarios conforme chegam no meu email, mas ultimamente alguns nao chegam, e tem outris que chegam e nao existem. me desculpe! mad resp sua duvida dos populares sao uno e celta, o resto ja é um pouquinho mais salgado mas nada exorbitante tbm. grande abraço

      Excluir
    5. Poxa desculpa, nao ignorek nao! é que so respondo os comentarios conforme chegam no meu email, mas ultimamente alguns nao chegam, e tem outris que chegam e nao existem. me desculpe! mad resp sua duvida dos populares sao uno e celta, o resto ja é um pouquinho mais salgado mas nada exorbitante tbm. grande abraço

      Excluir
    6. Poxa desculpa, nao ignorek nao! é que so respondo os comentarios conforme chegam no meu email, mas ultimamente alguns nao chegam, e tem outris que chegam e nao existem. me desculpe! mad resp sua duvida dos populares sao uno e celta, o resto ja é um pouquinho mais salgado mas nada exorbitante tbm. grande abraço

      Excluir
  2. O ruim destes mais antigos 2000 até 2008 ou 9 é a manutenção, se você pega um semi-novo dois a três anos abaixo do zero, sao carros legais que não dao problema.

    Voce vai andar mais cinco anos com eles e vai só trocar o oleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente pegar um antigo de dono qualquer é tenso, mas se tiver na sua mão vc sabe a procedência. Bom de pegar esses semi-novos é que o grosso da desvalorização do zero fica na mão do ex-dono.
      Abraço Senhor Frugal!

      Excluir
  3. Só o jogo de rodas já faz toda a diferença!

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Pago um pau pra esse Civic, casou bem demais! Dá pra deixar um carro de baixo custo bem top!
      Abraços IM.

      Excluir
  4. Comprei meu Corolla zero em 2011.

    Peguei ele porque é um carro confortável e seguro, além disso já tinha em mente ficar com ele por no mínimo 8 anos.

    Olhando o post acho que vou manter o casamento com ele por mais tempo.

    Adiciona meu blog: malucobeleza79.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E compensa viu?! Corolla é carrão, e pensa que a cada ano que você fica com ele são uns 3 conto a mais no seu bolso.
      Já te add, me add aí no seu blogroll tbm por favor!
      Abraços!

      Excluir
  5. Tive uma saveiro 2001 e só troquei em 2009 por um honda fit porque tive uma filha.
    Caso contrário estaria com ela ainda.
    O fit só vou trocar em 2015.
    Só compro carro zero porque já tive problema com carro usado. Mesmo porque se você fizer uma pesquisa, os preços pedidos em carros usados não compensa. A maioria quer acima da tabela FIPE. ABSURDO
    No zero é mais fácil comprar e mais garantido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso depende da região, no nordeste por exemplo carro usado é bem barato, já no sul é caro. E meu celta eu tive problemas com ele zero, e a garantia não cobriu, fiquei bem chateado com isso, apesar de que com certeza o zero é mais confiável.
      Mas acho que o que mais compensa é pegar um usado que você saiba a procedência, da família ou de amigos que cuidam. Grande abraço!

      Excluir
  6. Cara, eu tenho um corsinha ano 2001 e estou muito satisfeito com ele. Adoro comparar o seguro e ipva dele com os dos meus colegas, sobra aí uns 5k por ano para aportes em boas empresas na bolsa. Eu estabeleci minha meta de vida em automóvel que é: o valor do veículo não pode ultrapassar 5% do meu patrimônio. Hoje isto dá uns 15k, então estou dentro da faixa. Quando tiver i milhão como um corola destes aí, rs.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parâmetro bem interessante, nunca tinha pensado em relacionar o valor do carro com patrimônio, apesar que sempre busco economizar ao máximo em tudo kkkk
      Abraços Uorrem.

      Excluir
    2. acho incoerente, por exemplo, um cara que tem 100.000 de patrimônio financeiro e um carro de 50.000. ou seja, 1/3 do patrimônio do cara está dando sopa na rua e depreciando dia a dia, acho muito estranho. status idiota.

      Excluir