segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como ficar rico: Aprenda a organizar suas finanças e investir.



 Você já pensou em aumentar a sua renda todo mês, sem ter que trabalhar mais ou fazer horas extras? Já pensou que um dia possa ter um montante tão grande que possa viver só dos rendimentos sem trabalhar mais, se não quiser? Você está preparado para a velhice, ou deseja se aposentar jovem e curtir o mundo? Então, saiba que isso é perfeitamente possível através do caminho da educação financeira e dos investimentos. Você pode adiantar sua aposentadoria em muitos anos ou então trabalhar só no que quiser apenas estudando um pouquinho. Por falar em aposentadoria, você está preparado para a sua, ou vai depender de sustento do governo?

 Esse post é especialmente dedicado aos que caem aqui vindos do Google, e que não tem nenhuma instrução financeira. O objetivo desse blog é justamente difundir esse conhecimento que transformou minha vida e sei que pode melhorar a de muita gente também. Eu não gosto muito da profissão que atuo (engenharia), sou apaixonado de verdade por ciência (física em especial) e por economia. Fui monitor de física I e III três anos seguidos na faculdade, ganhando inclusive dos alunos da própria física nas provas de seleção, e já ministro aulas a algum tempo. Fiz engenharia apenas pela questão do mercado de trabalho.

Assim, pelo fato de achar que não seria bom na profissão de engenheiro (justamente pelo fato de não gostar e consequentemente não me dedicar), achei que ganharia pouco e comecei a buscar meios alternativos de fazer dinheiro. Um belo dia um professor me indicou a obra que abriu minha mente: Pai Rico Pai Pobre.
Daí em diante não parei, descobri que poderia fazer dinheiro independente da profissão que escolhesse. Descobri que os ricos são ricos porque pensam diferente da classe média consumista, e que são atitudes e conhecimentos extremamente simples que os separam de nós. Infelizmente minha família também não tinha nenhuma instrução financeira e  por isso eu também fazia parte da prisão dos financiamentos, do consumismo e das limitações do salário

Após essa leitura comecei a juntar qualquer centavo que pudesse e comecei a estudar sobre bolsa de valores. Descobri que é bem mais simples do que imaginava. Com um pouco de estudo você já consegue começar a investir e fazer seu dinheiro crescer, ponha isso na sua cabeça: ser rico é simples, basta que você aprenda alguns princípios ensinados nesses livros: Poupar e investir, religiosamente. Então, se você quer dar um grande salto na sua vida vou recomendar as obras que li, na ordem que li e as que mais gostei. Recomendo muito a leitura, porque com certeza mudarão drasticamente a sua vida. Você verá que é perfeitamente possível com esforço e determinação.

Comece Com:
Pai Rico Pai Pobre (Muito Importante)
O Homem Mais Rico da Babilônia (o mais clássico)
Dinheiro: Os Segredos de quem Tem (Gustavo Cerbasi)

Sobre Bolsa de Valores:
O Investidor Inteligente (Principal, a bíblia da bolsa) 
Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde (Décio Bazin)

Mova-se. Você não tem ideia de como a leitura de apenas dois livrinhos pode mudar drasticamente a sua vida. O que estou oferecendo parece brincadeira, mas é a fórmula da riqueza escrita e comprovada por homens milionários. Pai Rico Pai Pobre e O Investidor Inteligente são as obras que me tiraram da pobreza e me destacaram da multidão. A cada dia me destaco mais e tenho mais dinheiro graças ao que aprendi nesses livros, e sou tão grato a eles que compartilho-os com todos que encontro. Mova-se e mude sua vida, só depende de você.

Grande parte deles se acha facilmente na internet, então tome essa atitude e coloque-se no caminho da riqueza. Os vídeos no youtube do Bastter e da Arata Academy também são excelentes, hoje em dia sigo a filosofia dele de acumular patrimônio, e a cada mês que passa invisto mais um pouquinho em boas empresas, visando rendimentos no longo prazo. Sou muito grato por alguém ter me ensinado isso e tento passar a todo mundo, hoje, graças a essas leituras descobri que se pode investir mesmo ganhando uma merreca, e que essa merreca investida faz muita diferença na sua vida. Hoje sou um investidor, e sei que deixarei patrimônio para meus filhos e netos. Acho estranho e até já perdi noites de sono tentando entender porque as pessoas não investem, porque não buscam progredir e porque não leem. É um caminho tão simples que é trilhável por qualquer pessoa, mas a maioria delas não se preocupa em semear nem o mínimo, e assim não há colheita. Leia, poupe invista. Então, sinta-se estimulado a sair da vida enganada de classe média e corra atrás o mais rápido possível!

Se quer saber todos os livros que li, inclusive sobre desenvolvimento pessoal e saúde visite ESTE LINK. Os livros estão disponíveis para download.

Abraços e muito obrigado pela sua visita!

12 comentários:

  1. Cara de todos esses ai eu recomendo começar pelo "O homem mais rico da babilônia". Livro simples.Tira a cabeça de qualquer sujeito da miséria. E torno-o um homem com "Uma posição sólida na sociedade".

    Todos os outros são excelentes.

    Só faltou um. Um livro genuinamente Brasileiro e que fala muito bem sobre bolsa. E o melhor: SOBRE A BOLSA BRASILEIRA- que é um pouco diferente, ao meu ver, das bolsas do mundo a fora.
    O nome desse livro é: Faça fortuna com ações antes que seja tarde, do jornalista e investidor Brasileiro Décio Bazin.


    abraço!

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, procurei esse livro na minha cidade a um tempo atrás e não achei, tinha esquecido. Vou pedi-lo pela net, fiquei bem curioso agora! Valeu pela indicação Anon e muito obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Desculpe, não vi o seu nome quando respondi. Obrigado pelo comentário Daniel!

      Excluir
  2. Cara, decida-se, não se pode indicar Buffett e Axiomas de Zurique em um mesmo post. Baita Antagonismo hehehehehe. E Por favor, os segredos da mente milionária é um Livro Horrível, aborbrinha pura, mais um daqueles " O Segredo "

    Mas admito que seu post é do mais altaneiro préstimo e te parabenizo com grande felicidade por não indicar Gustavo Cerbasi.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá anon, tudo bem? Então eu sou adepto do B&H, mas acredito que os axiomas possuem premissas muito importantes para um iniciante, não acho que seja antagonismo. Claro que não se pode adotar tudo dependendo do seu método de investimento, mas pegue por exemplo o axioma: "Quando o barco começar a afundar, não reze, abandone-o." Isso é valido em qualquer sistema de investimento. Não adianta alimentar falsas esperanças se o papel já não satisfaz mais seus critérios, seja de análise fundamentalista ou seja técnica. Abandone-o! Existem vários outros axiomas que se aplicam a qualquer sistema. E quanto ao Cerbasi eu gosto porque conheço pessoas que só começaram a investir depois de ler seus livros. Não entendo porque, mas cada pessoa é um mundo né, vai saber o que rola na mente deles.... O mesmo pro caso dos Segredos da Mente Milionária.
      Abraços e muito obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Fala Thales, tudo bem?

    O primeiro livro sobre o tema que comecei foi o "Investimentos" do Mauro Hafeld. É introdutório e bem legal também.

    Outro que recomendo, a título de lazer, é o "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" do Décio Bazin. Dá pra achar em sites como o submarino da vida e é muito interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cresce Bufunfa, tudo bem e vc? Então esse "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" vou comprar, todo mundo fala bem. Já o procurei algum tempo atrás mas não achei e acabei me esquecendo. Mas está anotado como próxima leitura!
      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Gostei do Post!

    Vou seguir seu conselho e ler esses 4 livros.

    Estou precisando mesmo eliminar meus problemas fianceiros.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Renato, te trarão grandes mudanças! Grande abraço!

      Excluir
    2. Achei muito interessante, estou procurando primeiramente formas de manter o dinheiro no bolso, eu e minha esposa temos uma renda de aproximadamente R$ 3.500,00 porem somos novos (23 e 25 anos) eu nunca tive instruções financeiras dos meus pais que vivem atolados de conta, até pouco tempo atras eu tinha o nome no Serasa e consegui limpar, mas minha questão é: Como posso organizar minhas contas de modo que consiga ter um dinheiro pra imprevistos e ainda conseguir investir um pouco? Vou ler os livros indicador por você e pelo pessoal nos comentários, mas necessita de tempo e eu quero pelo menos ir na direção certa enquanto leio. Nossas contas sempre ficam no negativo cerca de 200,00 todo mes. Entao seria um super progresso se conseguir mudar isso. Eu ficaria grato se você pudesse me ajudar nesse inicio! Obrigado e parabéns! Marcosvinicios@windowslive.com

      Excluir
    3. Tudo bem Marcos? Bom, eu sou da mesma idade de vocês, e tenho renda ainda menor. Minha família também não me passou instrução financeira, e estudando sozinho hoje eu consigo fazer sobrar boa parte, investir e ainda ter qualidade de vida. Leia primeiro Pai Rico Pai Pobre (acha fácil em PDF na net), ou Dinheiro: Os segredos de quem tem do Gustavo Cerbasi. São excelentes e foram eles que mudaram minha vida. Mas como medida mais imediata, crie uma planilha e anote TODOS os seus gastos. Vai descobrir que boa parte da sua renda vai pra coisa inútil, que pode ser cortada facilmente. Abraços.

      Excluir