terça-feira, 19 de março de 2013

Opinião: Meu medo de imóveis.


Criando uma nova seção no blog! Opiniões! Primeiramente gostaria de ressaltar que esse post não passa disso, uma opinião, criada pelas experiências que tenho da vida, logo ela é parcial. Não deve ser levada em consideração para nenhum tipo de investimento, mas está livre para ser usada pra reflexão. Vamos lá:
Olá pessoas regurgitadas! Talvez esse post mexa com as lombrigas de alguns mas como disse é só uma opinião. Quero lembrar que visão de investimento cada um tem diferente, e aqui só vou colocar o que vejo. Eu estou terminando um curso de engenharia, e estagio em uma das maiores empresas do Brasil. Dois dos meus melhores amigos também fazem civil em outras cidades, um já trabalha com construções e o outro faz pesquisas em um laboratório de análise de solos e rochas, o que me faz de certo modo, ter boas informações disponíveis. Como disse Robert Kiyosaki em Pai Rico Pai Pobre, pechinchas de imóveis existem em todas as épocas, tanto de crise quanto de alta. Além disso, pra quem é do ramo da engenharia sabe que existem outras infinitas formas de ganhar dinheiro com imóveis sem ser comprar - esperar valorizar - vender. Então eu sei, na prática, que há e sempre haverão formas de fazer dinheiro com isso. O Brasil tem um déficit habitacional imenso, e isso ainda vai demorar a acabar. 
Meu problema com imóveis é só essa velha maneira do esperar valorizar pra vender. Na cabeça do brasileiro não existe investimento melhor que comprar imóvel pra vender ou alugar, e nesse post quero sugerir que procurem outras formas de investir em terras, porque essas antigas, a meu ver, já não são tão atraentes. Dizem que imóvel não desvaloriza  crise imobiliária então não existe e algumas outras lendas, mas já adianto que basta pesquisar pra descobrir outras coisas que se podem fazer com imóveis bem mais rentáveis, esqueçam o velho alugar ou esperar valorizar. 
Puxando o gancho da polêmica 'bolha imobiliária' vamos a alguns dados da Exame:
-Imóvel com marina em Miami vale o mesmo que usado no RJ e SP 
-Recuo de 27,11% na venda de apartamentos no ano passado frente 2011 
-Média do valor do aluguel é de 0,5% do valor do imóvel
-São Paulo teve queda (de venda de imóveis) de 8,83%; interior, de 19,85%; litoral, de 16,93% e ABCD, Guarulhos e Osasco, de 64,24%.

Primeiro quero deixar bem claro que não acredito em bolha imobiliária ainda, mas acredito sim que os preços estão altos. No bairro onde moro o que tem de casa sendo vendida para aproveitar o mercado aquecido não é brincadeira. Acredito que o mercado apenas vai se acalmar, essa euforia vai baixar e os preços tenderão a se estabilizar. De acordo com a exame os imóveis no Brasil tiveram aumento médio em torno de 300 a 600% em dez anos, e de 2011 pra cá as vendas estão caindo. O mercado está se ajustando a uma defasagem no preço de alguns ano atrás, porém há um limite para os preços que é determinado pela renda do brasileiro, e esse teto é que freará a expansão. Inclusive para nós da engenharia já estão diminuindo as vagas. Quem acredita no Jornal Hoje que faltam engenheiros no Brasil por favor, converse com alguém do ramo antes de tirar conclusões. Adianto que faltam SIM engenheiros, mas engenheiros com anos de estrada, com grande conhecimento prático, e não você recém formado, você ninguém quer. Você terá que ralar e MUITO pra conseguir se inserir no mercado. Você não vai sair empregado se cor um bostento que não sabe de nada. Pra vocês terem ideia na minha turma há alunos que correm o risco de não se formar por não terem conseguido estágio, e não são maus alunos, são bons alunos de uma Universidade Federal. Será que se tivesse essa falta toda louca não pegariam esses alunos e no mínimo os treinariam para garantir um profissional? Em 1 ou 2 anos um bom moleque toca uma obra tranquilo!
Acredito que comprar imóvel agora seria equivalente a comprar na alta, então pra mim comprar imóveis agora como investimento é mal negócio. Repito: não acredito que irão desvalorizar, mas sim desaquecer o mercado, o que diminuiria seu lucro e viabilizaria outras formas de investimento. Quanto a aluguel, imobilizar uma fortuna de capital em um imóvel para receber 0,5% é na minha visão muito pouco. Há como ganhar mais com aluguel: fazendo kitnets, pequenos prédios, e conjuntinhos de casinhas em um mesmo lote, ou seja: alocando o máximo de residências na mesma área se tem retorno bem maior. Mas em média os 0,5 conseguidos com as casas é muito pouco frente à IPTU, possibilidade de vacância do imóvel e outros riscos associados. Todos sabemos que com o mínimo de conhecimento se consegue mais que isso, até em renda fixa, e com muito maior liquidez.
Quanto aos FII acredito que eles vão sim continuar rentáveis (principalmente até 2016), mas acho que seu momento de pico está passando. Como disse, acho que o mercado tende a se acalmar e agora caminha com passos mais lentos, ciclo comum em qualquer mercado, nada estoura pra sempre.
 E se você estiver pensando em comprar, pesquise bastante pra ver se não vale a pena esperar mais um pouquinho. Estamos com a demanda em queda, o que no mínimo, aumenta seu poder de barganha.
Só pra finalizar: não sou guru, não vejo o futuro, não tenho poderes nem sou um x-men, então por favor, tudo que escrevi aqui é só uma opinião pessoal que a galera pediu sobre imóveis, não quer dizer que vai acontecer, nem chega perto de acontecer! É só minha visão talvez parcial e deturpada da realidade.  
Sorte para nós e abraço na retina!


4 comentários:

  1. thales, voce é muito doido...

    ResponderExcluir
  2. Há uma bolha que está começando a desinflar... Lentamente. Não vai estourar, apenas parar de subir. E como a inflação ta aí mesmo, os preços "mantidos" vão aos poucos se aproximando da realidade. Imovel so depois de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação anônimo. Concordo que dps de 2016 será bem melhor pra comprar. PPreços mais 'reais'.

      Excluir