quinta-feira, 14 de março de 2013

Reunião do Copom e taxa básica dos Juros.

Olá pessoas Papais! Apenas uma divulgação deve ocorrer no Brasil nesta quinta-feira (14), porém, irá chamar bastante atenção dos investidores. Às 8h30, será apresentada a Ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que após manter a taxa Selic em 7,25% ao ano, deve mostrar maiores indicações sobre os planos para os próximos meses em relação aos juros.
Foto: Reunião do Copom

E no que a variação desses juros refletem na nossas life?O principal ponto do aumento da taxa é o controle da inflação. Quando a taxa está baixa o “dinheiro fica mais barato” porque caem, entre outras coisas, ou juros de empréstimos, financiamentos, cheques especiais e etc, o que aquece a economia, assim povo do meu braziu corre como se não houvesse amanhã para comprar um fogão na Houses Bahia no crediário em 79 vezes. Isso gera um aumento de demanda que consequentemente gera inflação (inflação de demanda).
Clientente das cazas baiano brigando por uma geladeira em 107 vezes.

 Pelo que pesquisei na net há associações falando que a taxa vai subir (para controle de inflação), e que vai cair para ajudar a aquecer a economia (temos projeções desde 7% a 8% até o fim desse ano). Mas parece que o consenso maior é que vai subir mesmo. A questão é que os dois lados da moeda ocorrem, tanto inflação alta quanto baixo crescimento, então isso deixa margem realmente pras duas decisões. Mas vamos lá! Tirando essa parte, o que isso altera na nossa Bolsa Louis Vuitton? Primeiro porque o impacto maior da redução (ou aumento) da Selic se dá no campo do investimento. Nos planos de investimento, os prazos são elásticos – em média 20 anos, especialmente em obras de infraestrutura. Na hora de calcular a taxa de retorno, os investidores tomam como parâmetro a Selic. Se a taxa cai, significa que o investidor aceitará uma taxa de retorno menor. Aceitando, haverá um aumento no valor inicial do investimento. Uma redução de 0,5% ponto na Selic, em um investimento de 20 anos de prazo, significará um aumento de 3,8% no valor do investimento – mantidas as demais variáveis. Se se analisar a queda total da Selic – de 12% para 7,25% – significou um aumento de 40% nos investimentos previstos em um plano de negócios. 
Além disso, o aumento na taxa melhora o rendimento de alguns investimentos de renda fixa indexados a ela, o que faz alguns investidores tirarem dinheiro da bolsa e correrem para a renda fixa. Isso GERALMENTE (não sempre) derruba os papéis. Você tem que analisar também se as empresas que você investe não serão penalizadas com a alta ou baixa dos juros. Normalmente empresas que necessitam de grandes empréstimos ou financiamentos do governo são as que mais variam com isso. Outro ponto é que se ela abaixar as empresas de varejo serão mais beneficiadas pelo aquecimento da economia. Mas de qualquer modo temos que torcer principalmente pra inflação cair pra aumentarmos o lucro líquido dos nossos investimentos, porque nós [pobretões frugais futuros milionários] abençoados em geral não utilizamos cheque especial ou crédito se não for estritamente necessário, então nossa preocupação se resume apenas a reduzir custos. Quanto mais alta a inflação mais precisamos lucrar pra ter algum lucro líquido, então se ela abaixar um pouquinho vamos ver como fica:
(diMarcinho que fez uma dessa no meu último post!)
Investindo 10000 reais a uma taxa de 1% com inflação a 0,4% mensais teremos líquido em 10 anos:
20500,18.
Investindo 10000 reais a uma taxa de 1% com inflação a 0,2% mensais teremos líquido em 10 anos:
26017,39
Boa diferença, não?

No mais, abraços na cutícula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário