domingo, 24 de março de 2013

Porque ovo de páscoa é tão caro?


Estamos chegando na páscoa! Época de amor, fraternidade, e de e agradecer a Jesus. Mas a maioria dos infelizes gastadores de dinheiro só que se entupir de chocolate. E não é um chocolate qualquer, é ovo de páscoa do Ben 10! Cacau Xou, Alpines e mais marcas caríssimas que fodem o bolso dos frugais do brazil. Mas você sabe porque essas porcarias são tão caras? 
De acordo com levantamento do Grupo Azo, consultoria especializada em varejo, o chocolate representa apenas 27% do valor de um ovo de Páscoa. Na receita para o cálculo dos preços – que deixam os ovos sempre em desvantagem – estão ainda custos com embalagem, que pesa 16%, além de brinquedos, armazenamento e transporte, que chegam a 39% do preço dos produtos. Na decomposição dos valores, ainda entram os gastos com mão de obra: 18% do custo do ovo. Diferente das barras de chocolate, os ovos são montados manualmente. 
Então comprando uma merda de um ovo você está pagando na verdade embalagem que vai pro lixo, brinquedo inútil e o trabalho manual de um chinês ganhando 0,10/hora.
Além disso: "Transporte e armazenagem são feitos em carros especiais, com refrigeração, logo, mais caros. Além disso, os ovos são transportados em volume muito menor que um mesmo carro com diversos produtos. Por isso o frete é bem mais caro" Marco Quintarelli, consultor do Grupo Azo.
Resumidamente, você só paga por coisa inútil. Deixe de ser manipulável e compre barras de chocolate. O chocolate é o mesmo e custa 10% do preço. Invente desculpas para as pessoas falando que não tinha o ovo que elas queriam e você trouxe a barra, e para crianças dê a barra e um brinquedo separado que ele vai gostar muito mais. 
E você, prefere um ovo de páscoa ou uma CIEL3 e uma barrinha de Laka?
Beijos subcutâneos.

7 comentários:

  1. Porque ovo de páscoa é tão caro?

    Demanda inelástica!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, dimarcinho. Na hora que o povo parar de ser otário e deixar de comprar, o preço do ovo será o mesmo do chocolate em barra.

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação para o seu filho de 3 anos!

    :-)

    ResponderExcluir
  4. porque é uma tradição de satanás! pode conferir, são decorrentes dos cultos pagãos aos deuses da fertilidade, representados por coelhos e os ovos, ou alguem ai ja viu coelho botar ovo?

    Ai a ICAR fez a pascoa representar a ressurreição de Jesus Cristo e tá feita a bagunça.

    E os comerciantes agradecem!

    ResponderExcluir
  5. A impressão que eu tenho é que com as campanhas o consumo de ovos esse ano já diminuiu. Não sei vai ser uma diminuição significativa, mas fui numa grande loja e ela estava lotada de ovos. Coisa que não acontecia até o ano passado.

    Até minha mãe que é uma louca consumista já decidiu que esse ano não vai dar ovo pra ninguém. É uma barra e uma caixinha de bis e lambam os beiço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse ano está absurdamente caro... Esses ovos pebas de mercado 50 conto, tá louco!

      Excluir
  6. Entenda mais sobre os preços dos ovos de páscoa: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/03/26/post-especial-de-pascoa-por-que-os-ovos-sao-tao-caros/

    ResponderExcluir