quinta-feira, 8 de maio de 2014

Grandes Investidores: Luís Barsi.

Esse velhotinho fez milhões na bolsa brasileira


Fala galera, tudo bem? Começarei no blog agora uma pequena série dos grandes investidores do Brasil e do mundo. Fatos interessantes, técnicas de investimento e dicas serão os pontos principais. Começarei falando sobre o Barsi, primeiro por ser brasileiro, e depois pela queda que tenho por investidores que valorizam dividendos e que fizeram suas fortunas começando com valores baixos. Talvez seja porque eles se assemelham a mim e a muitos que visitam o blog.

A história de Barsi já começa interessante. O investidor já havia trabalhado como engraxate antes de começar em uma corretora, nos anos 60. Quando começou a comprar ações, sua primeira meta era ter 100 mil ações da Cesp. Para ele a bolsa não tem segredos, "basta fazer o óbvio". E o óbvio para ele se resume em procurar boas empresas, com fundamentos atraentes e não embarcar em ilusões desnecessárias. Diz também que o segredo está na entrada, se entrar certo ganha, se entrar mal, perde. “Quando uma ação está barata, eu compro, quando está cara, eu não realizo lucro, simplesmente deixo de comprar. "

Ainda segundo ele, não ter medo de ir contra a corrente também ajuda. “As boas empresas não se tornam ruins porque o mercado está em crise. Atualmente, as minhas preferidas são o Banco do Brasil, Eletrobrás e Eletropaulo”, revela o investidor.

Barsi ainda pensa nos dividendos e dá aqui uma valiosa lição: “Isso me favorece. Compro a ação pensando em obter uma renda anual, e, se a cotação cai, adquirir essa renda custa menos dinheiro. Toda empresa vale a pena, desde que ela pague um dividendo inteligente”.

Barsi faz apenas o dever de casa ensinado por Graham. Primeiramente começou poupando e investindo, como todos devemos fazer, e seleciona empresas de modo simples, pelos mais básicos fundamentos. Lucro crescente, dívida equilibrada, boa pagadora de dividendos e se importa com cotação só na hora de comprar, para não pagar demais em retorno baixo. Já se em sua mão a cotação cai, mas os fundamentos não se alteram ele não se preocupa, como comprovou mantendo as ações das elétricas em 2012, mesmo com queda de 50%.

O que Barsi tem atualmente? "Tenho bastante Ultrapar, sou o maior acionista pessoa física do Banco do Brasil, tenho Klabin, 13,5% da Eternit. Tenho ainda 10,5% das ordinárias e 10% preferenciais da Unipar Carbocloro, que são papéis que já custaram 4 reais e, hoje em dia, valem centavos, mas acredito que vão retomar. Tenho Suzano e Eletropaulo também.Barsi - Unipar Carbocloro está de graça. Sabesp, Suzano, Eletrobras (preferencial), Cemig e Aes Tietê. Tudo isso está barato." Ele ainda completa: "Eu não me importo com o patrimônio que tenho em ações, mas sim com os meus dividendos. Tenho dois critérios importantes para investir: disciplina e paciência." Diz ainda que começou a perceber que poderia ter grande renda se comprasse ações mensalmente quando conheceu ações de uma companhia chamada Anderson Clayton a 50 cents, que pagavam 12 cents de dividendos.

Barsi faz o básico, que qualquer um pode fazer. Você, novo no blog, mais uma vez o convite a aprender a ficar rico está feito, bastar ler os livros no link à direita. Deixe de preguiça e mude sua vida esse ano. Algumas poucas obras literárias e atitudes simples te destacarão de maneira irreversível da grande massa. Você pode ser rico, basta conhecimento e ele está aí para todos, mova-se.

Grande abraço!

Fontes: Exame, Infomoney, Folha de São Paulo, Forbes Brasil.

4 comentários:

  1. Você entrevistou o Barsi?

    Faltou pôr a fonte das informações: entrevista do Barsi para a revista Infomoney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, pois é, este post dele precisa ser colocado a fonte, pois eu já tinha lido isto em um portal de investimentos.

      BETO FISCAL

      Excluir
    2. Realmente eu me esqueci, mas na verdade isso são trechos retirados de diversos sites.
      Erro corrigido.

      Excluir
  2. Thales, eu ouvi que o Barsi teve como primeira meta adquirir 100 mil ações da CESP em um programa de 10 anos de investimentos, minha dúvida é se ele comprou ações somente da CESP durante os 10 anos ou diversificou? Essa dúvida não me deixa dormir já que naquela época Barsi investia poucos recursos, tem alguma informação sobre isto?

    ResponderExcluir